O gerente de projetos é o profissional responsável por planejar, executar e encerrar projetos, garantindo que todas as metas sejam cumpridas dentro do prazo e do orçamento estabelecidos.
Esse profissional atua na coordenação de equipes, definição de tarefas, gerenciamento de recursos e resolução de problemas que possam surgir durante o processo.
Além disso, o gerente de projetos é responsável pela comunicação entre as partes envolvidas, garantindo que todos os stakeholders estejam informados sobre o progresso do projeto.
O gerente de projetos é responsável por definir o cronograma de ações e entregas dos projetos, além de definir os recursos a serem utilizados, com foco em uma gestão eficiente. No andamento do projeto, ele também acompanha de perto e facilita as tarefas da equipe envolvida, identificando, gerindo e resolvendo eventuais problemas, para evitar atrasos ou problemas maiores.
Outra função do gerente de projetos é definir as métricas que serão utilizadas para avaliar a produtividade e o sucesso das entregas feitas para a empresa ou para o cliente. Ele também acompanha essas entregas para garantir que estão atendendo às demandas solicitadas.
O salário médio de um gerente de projetos no país é de R$ 9.026,00, de acordo com dados do portal Vagas.com.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
O gerente de projetos pode atuar em uma variedade de setores, como tecnologia, construção, saúde, finanças, marketing e muitos outros.
Empresas de diferentes tamanhos e segmentos contratam esses profissionais para gerenciar desde projetos internos de melhorias até grandes implementações de novos produtos ou serviços.
Além disso, muitos gerentes de projetos trabalham como consultores, oferecendo seus serviços para diversas organizações ao mesmo tempo, especialmente em setores onde a gestão eficiente de projetos é crucial para o sucesso.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um gerente de projetos, é comum que o profissional tenha formação em áreas como administração, engenharia ou tecnologia da informação, dependendo do setor de atuação. No entanto, a experiência prática em gestão de equipes e execução de projetos pode ser tão importante quanto a formação acadêmica.
Cursos específicos de gestão de projetos e certificações como PMP (Project Management Professional) ou CAPM (Certified Associate in Project Management), oferecidas pelo PMI, são altamente valorizados e aumentam a empregabilidade do profissional na área.
Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Gestão de Projetos, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa. Por fim, não deixe de conferir nossas bolsas de estudo em Administração, área que pode ser o passo inicial para a sua trajetória na gestão de projetos.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.