Logo Quero Bolsa

Investigador da polícia civil: tudo sobre a profissão

Aquele que realiza investigações e contribui para a resolução de casos

Para atuar na área, o profissional deve ser aprovado em um concurso público.

Ver bolsas de até 83%

Por que ser um Investigador da polícia civil?

Fonte: MTE, Ministério do Trabalho e Educação.
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Sobre a profissão

O que faz um Investigador da polícia civil?

O investigador da Polícia Civil é o profissional responsável por apurar crimes, com o objetivo de identificar suspeitos e contribuir para a resolução de um delito.

Ele é contatado após uma ocorrência criminal e assume o papel de coletar provas, realizar interrogatórios e realizar perícias.

Todo o trabalho é conduzido sob coordenação do delegado e visa esclarecer fatos que serão encaminhados ao Ministério Público e ao Judiciário.

+ Veja bolsas de estudo para o curso de Segurança Pública

Como atua um Investigador da polícia civil?

O investigador da Polícia Civil atua de forma estratégica para investigar crimes, buscando informações que possam ser úteis à justiça.

Seu trabalho é minucioso e envolve análise de provas, coleta de informações e realização de diligências.

Ele também pode ser mobilizado para acompanhar operações externas, ocasião em que realiza vigilâncias, localiza testemunhas e coleta objetos que interessem à investigação.

Caso você tenha dúvidas se essa carreira é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

Onde atua um Investigador da polícia civil?

O investigador da Polícia Civil trabalha em delegacias de polícia, onde conduz investigações criminais relacionadas a diferentes tipos de delitos, como furtos, roubos, homicídios, crimes cibernéticos, violência doméstica e tráfico de drogas.

O investigador também pode ser designado para unidades de campo, como equipes que realizam operações táticas e cumprimento de mandados de prisão ou busca e apreensão.

Oportunidades para se tornar Investigador da polícia civil

Mostrando 0 em "São Paulo, SP"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Como se tornar um Investigador da polícia civil?

Para se tornar investigador da Polícia Civil, é preciso concluir um curso superior em qualquer área do conhecimento e ser aprovado em um concurso público estadual.

O processo seletivo inclui diferentes etapas, como provas teóricas com conteúdos relacionados ao direito, conhecimentos gerais e específicos sobre segurança pública, além de testes de aptidão física, avaliações psicológicas e exames médicos.

Alguns concursos também incluem uma etapa de investigação social para verificar a conduta e os antecedentes do candidato.

Após ser aprovado, o candidato passa por um curso de formação em uma academia de polícia, aprendendo técnicas investigativas, legislação, uso de armamentos e procedimentos operacionais.

O que precisa para ser investigador da Polícia Civil​?

Em resumo, para ingressar na carreira de investigador da Policia Civil o profissional deve cumprir com os seguintes requisitos:

  • Concluir o ensino superior;
  • Ser aprovado em concurso público;
  • Ser maior de 18 anos;
  • Possuir habilitação;
  • Estar em dia com as obrigações do serviço militar.
Action Médio

Vale a pena estudar para ter essa profissão?

Ser formado ou não... eis a questão?

Conteúdo relacionado

Ver mais artigos