Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Mestre de Obras: tudo sobre a profissão

Aquele que acompanha e fiscaliza a construção de projetos de construção civil. O profissional da área deve dispor de conhecimentos em edificações.
mestre de obras

Sobre a profissão

O mestre de obras é o profissional responsável por coordenar e supervisionar as atividades de uma obra de construção civil. Ele é o elo de ligação entre o engenheiro responsável pelo projeto e a equipe de trabalho que executa as tarefas no canteiro de obras. 


Sua tarefa é garantir a execução de projetos conforme estabelecido, dentro dos prazos e seguindo as normas de segurança. Além disso, o mestre de obras se comunica com engenheiros, arquitetos e outros profissionais envolvidos, para resolver problemas técnicos e ajustar detalhes operacionais.


Suas principais funções incluem: 


  • Fiscalizar o trabalho da equipe de construção;
  • Orientar o uso correto de materiais;
  • Acompanhar o cronograma da obra;
  • Controlar a qualidade da construção;
  • Garantir a segurança no canteiro de obras.


+ Veja bolsas para o curso de Edificações

O mestre de obras supervisiona as atividades de construção civil, garantindo que o trabalho seja executado dentro dos prazos e padrões de qualidade estabelecidos. Ele é responsável por acompanhar e fiscalizar o projeto, garantindo o uso devido de materiais e equipamentos, bem como o cumprimento das normas de segurança no canteiro de obras. 


Sua rotina também é caracteriza pela elaboração de relatórios de acompanhamento orçamentário e resolução de imprevistos que podem figurar durante a construção.

 

Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

O mestre de obras pode ser contratado por construtoras, incorporadoras, empresas de engenharia e arquitetura, além de atuar como autônomo, prestando serviços para diferentes tipos de obras.


Além disso, o profissional pode coordenar obras públicas, como projetos de urbanização, saneamento e edificações governamentais, supervisionando equipes e garantindo o cumprimento das especificações técnicas e prazos.

Como se tornar um Mestre de Obras?

Para se tornar mestre de obras, é necessário dispor de conhecimentos ligados à edificação de obras, que pode ser adquirido em cursos técnicos e profissionalizantes em Edificações ou Construção Civil


Por meio das formações listadas, os profissionais desenvolvem competências de desenho técnico, matemática aplicada, topografia, gestão de obras, entre outras. 


Possuir conhecimentos básicos em informática, habilidades em liderança, comunicação e trabalho em equipe configura-se como um diferencial para esses profissionais.


Se você deseja se aprofundar na área, acesse o site da Quero Bolsa e confira ofertas com até 80% de desconto para o curso de Engenharia Civil.

Qual curso fazer para ser Mestre de Obras?

Quais cidades têm cursos de Edificações?