logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Primeiro-sargento da Marinha: tudo sobre a profissão

Militar mais experiente entre os sargentos da Marinha. Os sargentos atuam como um elo entre os oficiais e os praças
primeiro-sargento da marinha

Sobre a profissão

Na hierarquia da Marinha, o Primeiro-Sargento integra o quadro dos praças (cargos mais baixos na hierarquia militar), ao lado dos marinheiros, cabos, segundo-sargento, primeiro-sargento e suboficial. A Marinha do Brasil divide seus militares em praças e os oficiais (cargos mais altos na hierarquia), que são os generais, capitães e tenentes, todos estão acima dos praças.



O Primeiro-sargento é, entre os sargentos, o mais experiente. O praça possui obrigações de conexão e aproximação entre o comando militar e a tropa. Há possibilidade de atuação de liderança para cabos e marinheiros, assim como o comando de pequenos grupos de militares.

O Primeiro-sargento da Marinha possui atuação de liderança e capacitação de cabos e marinheiros. Este militar está apto ao trabalho de orientação aos subordinados e de instrução e/ou monitoramento de cursos de formação. 

Vale relembrar que os sargentos, de todos os ramos das Forças Armadas, participam frequentemente de missões de manutenção de paz. Inclusive, o Dia Internacional dos Mantenedores de Paz foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 29 de maio. 

Veja também as informações sobre: Terceiro-sargento da Marinha e Terceiro-sargento do Exército no Guia de Profissões da Quero Bolsa. 

O Primeiro-sargento da Marinha poderá apresentar ações mais operacionais e com proximidade das tropas, assim como demandas de ligação entre tropa e chefia. 

De acordo com a página da Pagadoria de Pessoal da Marinha, em relação ao ano de 2019, o Primeiro-sargento da Marinha recebe o soldo de R$5.483,00. O soldo é o valor base da remuneração do militar, portanto, não inclui os adicionais e gratificações que praças e oficiais podem receber durante o ano.

Por que ser um Primeiro-sargento da Marinha?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Primeiro-sargento da Marinha

    Como se tornar um Primeiro-sargento da Marinha?

    A Marinha do Brasil possui diversos Centros e Escolas de formação da Marinha do Brasil. Para os oficiais, a Escola Naval, o Colégio Naval e Centro de Instrução Almirante Wandenkolk contemplam os militares que são oficiais. Por outro lado, o Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) e a Escola de Aprendizes Marinheiros, localizada em Fortaleza, Recife, Vitória e Florianópolis, são localidades destinadas aos praças.

    O ingresso, da pessoa com Ensino Superior completo, poderá ocorrer através do Quadro Complementar de Fuzileiros Navais, Quadro Complementar da Armada e Quadro Complementar de Intendentes (Administração, Abastecimento e Finanças), Quadro Técnico (Técnico-Administrativo), Quadro de Médicos (Saúde), Quadro de Cirurgiões-Dentistas, além do Corpo de Engenheiros, Corpo de Apoio à Saúde e Capelão Naval.

    Além disso, caso você tenha outras dúvidas sobre o Corpo de Fuzileiros Navais, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.