Na hierarquia da Marinha, o Primeiro-Sargento integra o quadro dos praças (cargos mais baixos na hierarquia militar), ao lado dos marinheiros, cabos, segundo-sargento, primeiro-sargento e suboficial. A Marinha do Brasil divide seus militares em praças e os oficiais (cargos mais altos na hierarquia), que são os generais, capitães e tenentes, todos estão acima dos praças.
O Primeiro-sargento é, entre os sargentos, o mais experiente. O praça possui obrigações de conexão e aproximação entre o comando militar e a tropa. Há possibilidade de atuação de liderança para cabos e marinheiros, assim como o comando de pequenos grupos de militares.
O Primeiro-sargento da Marinha possui atuação de liderança e capacitação de cabos e marinheiros. Este militar está apto ao trabalho de orientação aos subordinados e de instrução e/ou monitoramento de cursos de formação.
Vale relembrar que os sargentos, de todos os ramos das Forças Armadas, participam frequentemente de missões de manutenção de paz. Inclusive, o Dia Internacional dos Mantenedores de Paz foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 29 de maio.
Veja também as informações sobre: Terceiro-sargento da Marinha e Terceiro-sargento do Exército no Guia de Profissões da Quero Bolsa.
O Primeiro-sargento da Marinha poderá apresentar ações mais operacionais e com proximidade das tropas, assim como demandas de ligação entre tropa e chefia.
De acordo com a página da Pagadoria de Pessoal da Marinha, em relação ao ano de 2019, o Primeiro-sargento da Marinha recebe o soldo de R$5.483,00. O soldo é o valor base da remuneração do militar, portanto, não inclui os adicionais e gratificações que praças e oficiais podem receber durante o ano.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
A Marinha do Brasil possui diversos Centros e Escolas de formação da Marinha do Brasil. Para os oficiais, a Escola Naval, o Colégio Naval e Centro de Instrução Almirante Wandenkolk contemplam os militares que são oficiais. Por outro lado, o Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) e a Escola de Aprendizes Marinheiros, localizada em Fortaleza, Recife, Vitória e Florianópolis, são localidades destinadas aos praças.
O ingresso, da pessoa com Ensino Superior completo, poderá ocorrer através do Quadro Complementar de Fuzileiros Navais, Quadro Complementar da Armada e Quadro Complementar de Intendentes (Administração, Abastecimento e Finanças), Quadro Técnico (Técnico-Administrativo), Quadro de Médicos (Saúde), Quadro de Cirurgiões-Dentistas, além do Corpo de Engenheiros, Corpo de Apoio à Saúde e Capelão Naval.
Além disso, caso você tenha outras dúvidas sobre o Corpo de Fuzileiros Navais, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.