O primeiro-sargento da Polícia Militar exerce funções relacionadas ao comando de tropas e unidades, sendo a graduação mais atuante neste sentido. Desse modo, o profissional é responsável por direcionar seu grupo para o melhor resultado possível, tomando ações que visam a solução de problemas.
Também cabe ao primeiro-sargento realizar a ligação entre sua tropa e os oficiais, emitindo ordens superiores e o direcionamento exigido pelo comando. Além disso, o profissional também deve motivar e orientar seu grupo, sendo uma inspiração para seus comandados.
As funções do primeiro-sargento da Polícia Militar incluem atividades ligadas ao comando de tropas e unidades. O profissional também pode exercer cargos administrativos em companhias policiais. Por conta disso, o primeiro-sargento deve possuir boas habilidades de escrita e comunicação, além de fortes virtudes de mando, incluindo frieza em momentos de pressão.
Confira, também, outras carreiras da Polícia Militar relacionadas: Soldado, Cabo, Terceiro-sargento.
O primeiro-sargento da Polícia Militar pode atuar em ações operacionais, o que inclui missões de campo. Além disso, o profissional pode exercer cargos relacionados à administração das companhias.
A remuneração do primeiro-sargento varia de acordo com cada estado do país. Entretanto, segundo dados da plataforma Glassdoor, o salário do profissional no país é de, em média, R$ 7.366,00.
Veja também: Quanto ganha um sargento da Polícia Militar?
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para alcançar a graduação de primeiro-sargento da Polícia Militar, o profissional possui três principais alternativas. A primeira é a realização do Curso de Formação de Sargentos (CFS), destinado a profissionais que ocupem a graduação de cabo ou soldado de primeira classe.
A segunda alternativa para alcançar a graduação de primeiro-sargento se dá por meio da promoção por tempo de serviço, o que permite a realização do Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS). Para realização da prova, o profissional deve ocupar a graduação de cabo por, no mínimo, oito anos na função.
Além disso, o profissional da Polícia Militar também pode alcançar a graduação de sargento por ato de bravura, o que inclui situações em que sua vida é colocada em risco para alcançar o objetivo de sua missão.
Saiba, entretanto, que as etapas podem variar de acordo com cada estado do país.
Veja também: Todas as informações sobre o curso de Segurança Pública no site da Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.