logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Primeiro-sargento da Polícia Militar: tudo sobre a profissão

Aquele que comanda tropas e unidades da Polícia Militar. O profissional ocupa a penúltima graduação mais elevada entre os praças. Sua atuação agrega para o direcionamento e motivação de seus comandados.
primeiro-sargento da polícia militar

Sobre a profissão

O primeiro-sargento da Polícia Militar exerce funções relacionadas ao comando de tropas e unidades, sendo a graduação mais atuante neste sentido. Desse modo, o profissional é responsável por direcionar seu grupo para o melhor resultado possível, tomando ações que visam a solução de problemas.


Também cabe ao primeiro-sargento realizar a ligação entre sua tropa e os oficiais, emitindo ordens superiores e o direcionamento exigido pelo comando. Além disso, o profissional também deve motivar e orientar seu grupo, sendo uma inspiração para seus comandados.

As funções do primeiro-sargento da Polícia Militar incluem atividades ligadas ao comando de tropas e unidades. O profissional também pode exercer cargos administrativos em companhias policiais. Por conta disso, o primeiro-sargento deve possuir boas habilidades de escrita e comunicação, além de fortes virtudes de mando, incluindo frieza em momentos de pressão.

Confira, também, outras carreiras da Polícia Militar relacionadas: Soldado, Cabo, Terceiro-sargento.

O primeiro-sargento da Polícia Militar pode atuar em ações operacionais, o que inclui missões de campo. Além disso, o profissional pode exercer cargos relacionados à administração das companhias.

A remuneração do primeiro-sargento varia de acordo com cada estado do país. Entretanto, segundo dados da plataforma Glassdoor, o salário do profissional no país é de, em média, R$ 7.366,00.

Por que ser um Primeiro-sargento da Polícia Militar?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Primeiro-sargento da Polícia Militar

    Como se tornar um Primeiro-sargento da Polícia Militar?

    Para alcançar a graduação de primeiro-sargento da Polícia Militar, o profissional possui três principais alternativas. A primeira é a realização do Curso de Formação de Sargentos (CFS), destinado a profissionais que ocupem a graduação de cabo ou soldado de primeira classe.

    A segunda alternativa para alcançar a graduação de primeiro-sargento se dá por meio da promoção por tempo de serviço, o que permite a realização do Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS). Para realização da prova, o profissional deve ocupar a graduação de cabo por, no mínimo, oito anos na função.

    Além disso, o profissional da Polícia Militar também pode alcançar a graduação de sargento por ato de bravura, o que inclui situações em que sua vida é colocada em risco para alcançar o objetivo de sua missão.

    Saiba, entretanto, que as etapas podem variar de acordo com cada estado do país.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.