logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Profissional de Gestão Financeira: tudo sobre a profissão

Aquele que atua no acompanhamento dos resultados financeiros das empresas. Além da atuação em diversos setores empresariais e industriais, o profissional poderá atuar em consultorias financeiras para pessoas e outras empresas.
profissional de gestão financeira

Sobre a profissão

O profissional está apto ao planejamento financeiro por meio da organização, captação e aplicação de recursos. Para a empresa, o Tecnólogo em Gestão Financeira possui habilitação para gerenciamento dos serviços administrativos, operações financeiras e o levantamento de riscos econômicos em seu setor de atuação. 

Este profissional poderá atuar no acompanhamento dos resultados financeiros das empresas: gastos, lucro, investimentos, contas a pagar e a receber, folha de pagamentos Além disso, o tecnólogo em Gestão Financeira poderá atuar como assistente, analista, assessor ou consultor financeiro

De acordo com a página do curso, este profissional também poderá atuar na coordenação dos recursos humanos, administração de recursos materiais e serviços terceirizados de sua área. O tecnólogo em Gestão Financeira está apto ao planejamento e controle dos recursos e as atividades de uma organização. De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio nacional de Analista de Gestão Financeira é de R$3.252,00 no Brasil. 

Se você quiser se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Gestão Financeira, não deixe de conferir as oportunidades disponibilizadas no site da Quero Bolsa.

O profissional de Gestão Financeira possui um campo vasto para atuação. Existe a possibilidade de desempenhar funções em empresas industriais, comerciais, agrícolas, públicas, de educação e de serviços, incluindo-se as empresas de intermediação financeira. Além disso, o tecnólogo em Gestão Financeira poderá desempenhar serviços de consultoria individual. Geralmente, este cenário de atuação consiste em um público que deseja investir - e obter rendimentos - com o dinheiro acumulado durante os anos de atividade profissional.

Por que ser um Profissional de Gestão Financeira?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Profissional de Gestão Financeira

    Como se tornar um Profissional de Gestão Financeira?

    Para se tornar um Tecnólogo em Gestão Financeira, o estudante deverá concluir o curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e, posteriormente, obter o Registro no Conselho Regional de Administração (CRA) da sua Unidade Federativa (UF).

    Sobre o registro profissional, o Conselho Federal de Administração (CFA) e o Conselho Regional de Administração (CRA) são os conselhos profissionais de classe para graduados em Administração ou tecnólogos em áreas administrativas - por exemplo, o Tecnólogo em Gestão Financeira. O CRA, entidade regional, abrange ações de consultas, orientações e fiscalização do exercício da profissão de Tecnólogo em Gestão Financeira. Por fim, o CRA também poderá expedir as carteiras profissionais.

    Normalmente, o curso de Gestão Financeira possui duração média de 2 anos (quatro semestres). De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Gestão Financeira é caracterizado com um curso tecnológico da área de Gestão e Negócios.

    As aulas de Análise das Demonstrações Financeiras, Economia e Mercado e Matemática Financeira são algumas das disciplinas que o aluno de Gestão Financeira poderá encontrar em sua trajetória acadêmica. Por fim, confira outras possibilidades de disciplinas da grade curricular de Gestão Financeira, de acordo com a página da Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.