Roteirizador: tudo sobre a profissão

Aquele que define as rotas com melhor aproveitamento no transporte de cargas 

Profissional atua na área de logística e pode ter futuro promissor com crescimento do setor

roteirizador

Sobre a profissão

O roteirizador é o profissional responsável por acompanhar os processos relativos ao roteiro de entregas de cargas. Ele desenvolve roteiros inteligentes e otimizados, que tenham o melhor aproveitamento possível, considerando todas as variáveis: quantidade de cargas, locais de parada, prazo, escalação de cargas, entre outros.

O roteirizador atua no setor logístico, podendo também ser chamado de analista/assistente de frota e analista/assistente de transportes. Seu trabalho consiste no acompanhamento das cargas transportadas e no melhor cálculo possível para que essas cargas sejam transportadas da maneira mais eficiente: com menos custo, menos tempo e com maior segurança. Ele pode trabalhar utilizando ferramentas tecnológicas que auxiliem no cálculo dessas rotas.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o salário médio de uma pessoa que desempenha essas atividades é de R$ 2.400,42.

O roteirizador costuma encontrar trabalho em empresas de logística, transportes e armazenamento.

Por que ser um Roteirizador?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Roteirizador

    Como se tornar um Roteirizador?

    O roteirizador pode entrar no mercado de trabalho com mais facilidade se ingressar em alguma carreira da área de Logística. Vagas de roteirizador, ou assistente/analista de frota e transportes são encontradas em empresas do setor, e uma proximidade maior por meio de um curso superior ou de nível médio pode facilitar esse ingresso na área.


    Se você gostaria de se profissionalizar como roteirizador e, ainda, fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos, não deixe de clicar aqui e ver os cursos disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.