Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Roteirizador: tudo sobre a profissão

Aquele que define as rotas com melhor aproveitamento no transporte de cargas . Profissional atua na área de logística e pode ter futuro promissor com crescimento do setor
roteirizador

Sobre a profissão

O roteirizador é o profissional responsável por acompanhar os processos relativos ao roteiro de entregas de cargas. Ele desenvolve roteiros inteligentes e otimizados, que tenham o melhor aproveitamento possível, considerando todas as variáveis: quantidade de cargas, locais de parada, prazo, escalação de cargas, entre outros.

O roteirizador atua no setor logístico, podendo também ser chamado de analista/assistente de frota e analista/assistente de transportes, e com possibilidade de trabalho conjunto com outros profissionais da área da Logística. Seu trabalho consiste no acompanhamento das cargas transportadas e no melhor cálculo possível para que essas cargas sejam transportadas da maneira mais eficiente: com menos custo, menos tempo e com maior segurança. Ele pode trabalhar utilizando ferramentas tecnológicas que auxiliem no cálculo dessas rotas, afinal, o mercado de trabalho possui softwares que apontam o melhor trajeto para o transporte e, consequentemente, auxiliam no deslocamento dos automóveis e na conclusão das demandas operacionais logísticas. Com o auxílio tecnológico, o roteirizador poderá:


De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o salário médio de uma pessoa que desempenha essas atividades é de R$ 2.400,42.

O roteirizador costuma encontrar trabalho em empresas de logística, transportes e armazenamento. A profissão apresentou alta nos últimos anos por causa do fortalecimento do e-commerce, delivery e sistemas de entregas para os clientes. Portanto, o aprofundamento dos conhecimentos tecnológicos e os conhecimentos logísticos do roteirizador podem ser diferenciais aos olhos do mercado de trabalho.  

Para as empresas, o roteirizador possui atuação fundamental sobre a organização de tempo, o transporte de cargas em segurança, a geração de economia em casos de otimização do trajeto e, por fim, a manutenção do relacionamento com os demais clientes.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Por que ser um Roteirizador?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Roteirizador?

    O roteirizador pode entrar no mercado de trabalho com mais facilidade se ingressar em alguma carreira da área de Logística. Vagas de roteirizador, ou assistente/analista de frota e transportes são encontradas em empresas do setor, e uma proximidade maior por meio de um curso superior ou de nível médio pode facilitar esse ingresso na área.

    Além disso, há possibilidade da realização de cursos livres nesta área. Em geral, os cursos disponibilizam softwares de roteirização para aulas práticas e realizam a exposição de conteúdos para análise de dados sobre as rotas. 

    As disciplinas desta formação também podem abordar os diferentes tipos de cargas e as situações que o roteirizador deve considerar ao realizar o seu planejamento. Por exemplo, a distância, o tamanho da frota utilizada, a quantidade de paradas durante o trajeto e a quantidade de destinos de uma viagem. Além disso, o profissional deverá levar em consideração:

    • a jornada de trabalho do motorista
    • o prazo solicitado pelo cliente
    • a capacidade dos veículos da empresa

    Gestão de Transportes, Gestão do Transporte e da Frota e Logística e Transporte são exemplos de outros cursos que podem apresentar conteúdo sobre as ações de um roteirizador.

    Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Logística, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.