Serralheiro: tudo sobre a profissão

Aquele que trabalha com corte e produção de peças metálicas

Profissional que é essencial na construção civil

serralheiro

Sobre a profissão

O serralheiro é o profissional que realiza cortes, furos e soldas em materiais metálicos, e produz peças com esses materiais, como tubos, grades, chapas, entre outros. Esses materiais são essenciais nas indústrias e na construção civil como um todo.



Ele é responsável por desenhar e modelar as peças, garantindo que atendam às finalidades previstas e que promovam uma boa experiência de uso. Além disso, o serralheiro também realiza os devidos reparos e manutenções preventivas.



O serralheiro realiza suas funções considerando diversos tipos de metais, como alumínio, aço, cobre, ferro galvanizado, entre outros. No dia a dia, ele inspeciona os materiais para conferir a qualidade; realiza os cortes, furos e entalhes considerando toda a precisão necessária para o uso que será dado ao material; elabora os protótipos dos materiais que serão montados a partir das peças menores; armazena e transporta as peças.



O salário médio de um serralheiro no país é de R$ 1.689,83, de acordo com dados de 2021 do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

O serralheiro pode atuar em serralherias, prestando serviços como autônomo a clientes, ou em indústrias.

Por que ser um Serralheiro?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Serralheiro

    Como se tornar um Serralheiro?

    Para se tornar um serralheiro, um dos caminhos possíveis é realizar um curso técnico e/ou profissionalizante na área de Serralheria ou de Desenho Industrial. Em seguida, o profissional pode buscar experiência na área por meio de processos seletivos comuns. Se você quer se profissionalizar como Serralheiro e fazer a sua faculdade com uma bolsa de estudos em Desenho Industrial, veja as ofertas de cursos disponíveis na Quero Bolsa. Além disso, não deixe de conferir as bolsas de estudo em Engenharia Metalúrgica e Engenharia Mecânica na QB.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.