O streamer é o profissional que transmite conteúdos ao vivo, sejam de jogos eletrônicos, programações esportivas, análises e reações, entre outras possibilidades. Sua atuação possui ênfase na interação com o público, o que é possível devido a utilização de plataformas de streaming on-line.
A pluralidade de programações e nichos é característica presente no setor. O streamer pode transmitir um podcast, por exemplo, ou, então, realizar a cobertura de um evento. Dentre tantas possibilidades, o usuário possui autonomia para acompanhar o conteúdo do profissional que lhe convém.
Como forma de geração de renda, os streamers tradicionalmente ofertam produtos em seus canais, garantindo, ao usuário, determinados benefícios resultantes de uma inscrição mensal, por exemplo. Outras alternativas incluem a venda de acessórios e a vinculação com empresas por meio de anúncios.
O streamer atua com base na transmissão de conteúdos em plataformas de streaming. Assim como já mencionado, as programações são variadas, contemplando possibilidades de jogos eletrônicos, cobertura de eventos, transmissões esportivas, podcasts, entre muitas outras alternativas.
Em sua atuação, o profissional pode definir um cronograma de transmissões. Elas podem acontecer de forma diária, semanal ou mensal, o que fica a critério do locutor, tendo em vista o seu conteúdo.
Cabe ao profissional da área zelar pelos interesses de seu público, atendendo às demandas dos inscritos, cativando os espectadores e colaborando para a formulação de uma comunidade virtual saudável.
A atuação do streamer acontece de forma independente. O profissional não está vinculado a uma empresa por meio de um regime de trabalho. Em outras palavras, sua remuneração advirá dos seus resultados mensais, provenientes de doações e visibilidade.
Em relação ao espaço de trabalho, as transmissões podem acontecer na própria residência dos profissionais, embora existam casos em que o streamer possui seu estúdio particular, o que é comum em programas mais elaborados, como podcasts.
Para ingressar na carreira de streamer não existe um caminho predefinido. Em suma, o profissional deve cativar o seu público, garantindo que os acessos às suas transmissões sejam contínuos. Desse modo, é criado uma comunidade que frequentemente comparece às programações, sejam diárias ou semanais.
Para a conquista do objetivo mencionado, é necessário que o profissional ingresse em uma plataforma de streaming. Atualmente, existem diversas alternativas, demandado a escolha prévia do streamer. Também é comum que as transmissões aconteçam de forma simultânea, ou seja, propagadas para as diferentes interfaces disponíveis.
Embora a realização de um curso não seja requisito obrigatório, o profissional com conhecimentos em áreas da informática e design podem se diferenciar dentre os demais. Isso, porque, ao dispor de habilidades de marketing e conteúdo, o streamer estará apto para desenvolver um planejamento prévio que permita a produção de transmissões criativas e cativantes que atendem a demanda de seu público.
Se você deseja adquirir os principais conhecimentos de marketing, a Quero Bolsa pode te ajudar. No site, é possível encontrar descontos de até 80% para a graduação em Marketing. Acesse e veja as principais ofertas mas instituições de ensino mais próximas de você.
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.