O subtenente da Polícia Militar ocupa o cargo mais alto do quadro de praças da corporação, posição alcançada após anos de serviço, por meio de promoções automáticas por merecimento ou por meio de concursos internos da PM.
O subtenente ocupa uma posição de supervisão dos praças que têm graduação inferior à sua, como soldados, cabos, terceiros-sargentos, segundos-sargentos e primeiros-sargentos. Ele serve como adjunto de comando do quadro de oficiais, estando subordinado aos aspirantes, segundos-tenentes e primeiros-tenentes.
O subtenente da Polícia Militar atua fazendo a ponte entre os praças e seus superiores, os oficiais, supervisionando e apoiando o trabalho dos soldados, cabos e sargentos. Ele desempenha o papel de adjunto de comando das tropas, que estão envolvidas diretamente no operacional das ruas.
O salário inicial de um subtenente da Polícia Militar de São Paulo é de R$5.359,84, de acordo com dados da Secretaria de Recursos Humanos do Estado de São Paulo.
O subtenente da Polícia Militar atua principalmente nos batalhões, apoiando o efetivo de policiais que desempenham as funções operacionais de patrulha e policiamento das ruas.
Para se tornar um subtenente da Polícia Militar, é necessário ingressar na corporação por meio do concurso público próprio de cada estado e subir na carreira por meio das promoções automáticas por merecimento, ou por meio dos concursos internos da PM.
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.