Na hierarquia militar, o tenente-coronel é um oficial de patente superior, estando acima do major e abaixo do coronel - o comandante máximo da Polícia Militar de cada estado. Para exercer essa função, o tenente-coronel deve apresentar as habilitações necessárias ao comando maior das ações dos oficiais e soldados abaixo dele.
Ao tenente-coronel é atribuído o comando de um batalhão, unidade militar de grande porte subdividida em companhias e pelotões. O batalhão costuma contar com um contingente de cerca de algumas centenas de policiais da categoria de praças.
O tenente-coronel também compõe o Estado Maior da PM, órgão que assessora o coronel na tomada de decisões. Por isso, cada tenente-coronel pode aconselhar considerando sua área de formação técnica (por exemplo, telecomunicações, engenharias, entre outros).
O tenente-coronel atua comandando um batalhão da Polícia Militar, composto por algumas centenas de oficiais de patente inferior e praças. Seu trabalho é organizar estrategicamente as ações e dar as ordens gerais que serão transmitidas para as forças táticas e operacionais.
Além disso, o tenente-coronel, que é um dos oficiais de mais alta patente dentro da corporação, tem um papel estratégico no comando da PM de todo o estado, uma vez que compõe o Estado Maior, responsável pela condução das ações gerais que norteiam todos os batalhões do estado.
O salário médio de um tenente-coronel no país é de R$ 17.322, de acordo com dados do portal de recrutamento Glassdoor.
O tenente-coronel desempenha suas funções principalmente na sede do batalhão que comanda.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um tenente-coronel da PM, é necessário ingressar na corporação por meio da escola de formação de oficiais do estado (cada estado possui a sua) e iniciar a carreira como oficial.
O tenente-coronel chega ao cargo por meio de promoções automáticas: segundo tenente para primeiro tenente, primeiro tenente para capitão, capitão para major, e major para tenente-coronel. O processo inteiro costuma levar algumas décadas de carreira dentro da corporação.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.