logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Terceiro-sargento da marinha: tudo sobre a profissão

Aquele que possui atuação de liderança com cabos e marinheiros. O Terceiro-Sargento também está presente da Força Aérea e no Exército
terceiro-sargento da marinha

Sobre a profissão

Na hierarquia da Marinha, o Terceiro-Sargento integra o quadro dos praças (cargos mais baixos na hierarquia militar), ao lado dos marinheiros, cabos, segundo-sargento, primeiro-sargento e suboficiais. Ainda sobre a hierarquia, os oficiais (cargos mais altos na hierarquia) da Marinha, que são os generais, capitães e tenentes, estão acima dos praças.


O Terceiro-Sargento possui obrigações de conexão entre o comando militar e a tropa. O militar possui atuações de liderança para cabos e marinheiros, está apto ao comando de pequenos grupos, incluindo, as questões de capacitação tática e técnica para os praças.

Além da atuação de liderança e capacitação tática e técnica perante cabos e marinheiros, o Terceiro-Sargento poderá atuar em questões mais burocráticas e referentes ao dia a dia da tropa. Por exemplo, o auxílio em planejamentos e ações administrativas para as divisões da tropa. 


Vale destacar que na hierarquia dos sargentos, o Primeiro-Sargento (mais antigo dentre os sargentos) possui mais demandas administrativas do que o Terceiro-Sargento (menos tempo nesta graduação).

O Terceiro-Sargento da Marinha deverá desempenhar funções mais próximas de cabos e marinheiros (ações operacionais), mas sua atuação também poderá envolver ações fundamentais sobre questões administrativas.


O Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento, destinado aos cabos, possui duração de cinco meses. A fase seguinte, de aperfeiçoamento, possui duração de quatro meses aos militares. Em 2022, de acordo com a Marinha, as atividades apontadas no Curso permitem a atuação/compreensão dos futuros sargentos com Circuito de Liderança, Ordem Unida, adestramentos em Segurança Orgânica, palestras do Núcleo de Assistência Social e do Serviço de Orientação Educacional.

Por que ser um Terceiro-sargento da marinha?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Terceiro-sargento da marinha

    Como se tornar um Terceiro-sargento da marinha?

    Para se tornar sargento, a Escola de Aprendizes de Marinheiro (EAM) e o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) são os dois passos para galgar esse escalão na hierarquia militar. De acordo com a Marinha do Brasil, os candidatos possuidores de titulação profissional de interesse para a Marinha, aprovados em Curso de Formação de Sargentos (C-FSG) poderão ser  incluídos no Corpo de Praças da Armada na graduação de Terceiro-Sargento e no Quadro de Especialistas (QE). 

    Posteriormente, o Praça que possui interesse em uma vaga no oficialato terá que, no mínimo, ser Terceiro-Sargento e acumular três anos completos de graduação. 

    A média salarial de um Terceiro-Sargento da Marinha, entre remunerações, adicionais e gratificações, é de R$5.522,42 no Brasil. O soldo, que é a remuneração básica do militar, era de R$3.825,00. Os valores são referentes ao ano de 2020, de acordo com a Marinha do Brasil. 

    Além disso, caso você tenha outras dúvidas sobre a carreira na Marinha do Brasil, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.