Sobre o curso de Educação Física Hospitalar
Última atualização: 14/03/2023
O curso de Educação Física Hospitalar é desenvolvido para proporcionar aos alunos a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos, a fim de prepará-los para atuar no âmbito hospitalar.
O curso se baseia em três pilares fundamentais: a fundamentação científica, o trabalho interdisciplinar e a interação com o público. O curso tem como objetivo principal preparar os profissionais para atuarem no âmbito hospitalar, realizando avaliações, diagnósticos e programas de reabilitação para pacientes com doenças crônicas e agudas.
A formação aborda assuntos como anatomia humana, fisiologia, biomecânica, nutrição, saúde mental, psicologia, assistência social, entre outros. Além disso, o curso tem como objetivo capacitar os alunos para lidar de forma eficaz com os pacientes, promovendo a saúde e o bem-estar.
Além disso, os alunos também são preparados para a execução de tratamentos eficazes e para o desenvolvimento de programas educacionais que contribuam para o melhor controle da doença.
O curso de Educação Física Hospitalar ainda envolve a participação de profissionais de outras áreas da saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas, o que contribui para o ganho de conhecimento interdisciplinar.
Veja também: Confira a grade curricular do curso de Educação Física no site da Quero Bolsa.
Como é o curso de Educação Física Hospitalar?
O curso de Educação Física Hospitalar é destinado aos profissionais de educação física que desejam atuar em hospitais e centros de saúde. Por se tratar de uma pós-graduação, é necessário que o estudante conte com uma formação inicial, em nível de bacharelado ou licenciatura, para ingressar na formação.
A especialização na área apresenta os conceitos fundamentais da prática de saúde por meio das atividades físicas, prescritas pelo profissional em sua rotina. Para isso, o especialista aprende a analisar as demandas físicas do paciente, o que varia de acordo com o cenário apresentado pelo atendido.
O curso conta com duração que varia entre 6 meses a 2 anos. Assim como mencionado anteriormente, fica a critério da instituição de ensino definir as metodologias adotadas, o que implica variações na extensão final.
Qual a grade curricular de Educação Física Hospitalar?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Educação Física Hospitalar em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Educação Física Hospitalar?
O curso de Educação Física Hospitalar tem como objetivo formar profissionais habilitados para atuar na área da saúde, fazendo uso da prática de atividades físicas para prevenir e tratar doenças.
Além de oferecer aos alunos a possibilidade de lidar com áreas como a reabilitação, a atuação em hospitais, clínicas, centros de saúde e empresas de saúde, o curso também permite o aprimoramento dos conhecimentos em áreas relacionadas à saúde, como a saúde mental e o tratamento de doenças crônicas.
Durante o curso, os alunos aprendem sobre a anatomia humana e seu funcionamento, bem como as principais doenças e patologias relacionadas à saúde.
Além disso, são abordados temas como a importância da atividade física na prevenção e tratamento de doenças crônicas, o planejamento de programas de exercícios para pacientes internados, a avaliação clínica e a prescrição de exercícios para pacientes.
Outro aspecto importante trabalhado no curso é a formação para a prática da atividade física, que inclui aulas práticas de exercícios, técnicas de relaxamento, além de técnicas de treinamento para pacientes específicos.
Assim, os alunos também aprendem como avaliar e interpretar os resultados obtidos com os exercícios, bem como como interpretar e ensinar técnicas adequadas para cada patologia.
Após a conclusão do curso, o profissional de Educação Física Hospitalar estará apto para atuar na área da saúde, prestando serviços eficientes e seguros para prevenção e tratamento de doenças. Além disso, estará preparado para lidar com questões relacionadas à saúde mental, bem como para desenvolver programas eficazes de exercícios para pacientes.
Veja, como exemplo, as disciplinas da pós-graduação em Educação Física Hospitalar na UniBF:
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico
Ética e Responsabilidade Social e Profissional
Gestão dos Serviços da Saúde
Motivação, Postura, Distúrbios Alimentares e saúde
Educação Física no Ambiente Escolar
Corpo Humano e Psicologia do Esporte
Comunicação Corporativa
Politicas e Programas de Saúde
Educação Física Hospitalar I
Educação Física Hospitalar II
Quanto custa uma faculdade de Educação Física Hospitalar?
Veja descontos de até 72% em ofertas para o curso de Educação Física Hospitalar. As mensalidades com bolsas de estudo variam entre R$25,32 e R$179,95, em instituições parceiras da Quero Bolsa.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Procure o curso de Educação Física Hospitalar ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Educação Física Hospitalar
Onde o profissional de Educação Física Hospitalar pode trabalhar?
O profissional de Educação Física Hospitalar trabalha em hospitais, clínicas, centros de reabilitação e outros locais relacionados à saúde. O principal objetivo deste profissional é auxiliar os pacientes a se recuperarem de suas patologias e disfunções através de tratamentos de reabilitação.
De acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde, a Educação Física Hospitalar é uma área de atuação importante e relevante no cuidado à saúde. A principal função deste profissional é a de desenvolver e aplicar programas de reabilitação específicos para pacientes que sofrem algum tipo de doença ou disfunção motora.
Esses programas são desenvolvidos para ajudar os pacientes a desenvolver suas habilidades motoras, equilíbrio, coordenação e consciência corporal, além de ajudar na recuperação da capacidade funcional.
O profissional de Educação Física Hospitalar também pode ser responsável pela supervisão de atividades de terapia e outros tratamentos relacionados à reabilitação.
Além disso, o profissional de Educação Física Hospitalar também atua na área de prevenção de doenças, auxiliando na implementação de programas de atividades físicas e nutrição adequada para pacientes que estão em risco de desenvolver doenças crônicas.
O profissional ainda pode ser responsável pela implementação de programas de promoção da saúde, a fim de incentivar os pacientes a adotarem um estilo de vida saudável.
Caso você tenha dúvidas sobre o curso de Educação Física Hospitalar ou profissões nesta área, faça o seu questionamento na Comunidade Quero. A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da Comunidade com as dúvidas sobre o curso.
Como ingressar na profissão de Educação Física Hospitalar?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Educação Física Hospitalar?
O profissional de educação física hospitalar é uma figura importante para o cuidado dos pacientes em hospitais, clínicas e centros de reabilitação. A função desse profissional está diretamente ligada à saúde e bem-estar dos pacientes e, portanto, exige um alto nível de conhecimento e habilidades.
No que diz respeito às exigências do mercado de trabalho para o profissional de educação física hospitalar, é necessário que ele possua conhecimentos em anatomia humana, fisiologia, patologia, bioquímica, saúde pública, epidemiologia, nutrição e outras áreas relacionadas.
Além disso, é essencial que ele tenha um bom conhecimento de técnicas de avaliação física, diagnóstico, planejamento e implementação de programas de reabilitação. Além dos conhecimentos técnicos, o profissional de educação física hospitalar deve ter habilidades em comunicação, trabalho em equipe, gerenciamento de casos, liderança e trabalho por metas.
Essas habilidades são muito importantes para que ele consiga trabalhar de forma eficaz com os pacientes e outros membros da equipe médica.
Veja também: O Guia de Profissões da Quero Bolsa! São mais de 370 páginas sobre as diversas possibilidades profissionais do mercado de trabalho. Sobre a área, você poderá conferir detalhes sobre as profissões de: profissional de educação física, gestor hospitalar e outras profissões.