Sobre o curso de Engenharia de Energias Renováveis
Última atualização: 13/11/2023
O curso de Engenharia de Energias Renováveis é uma área de estudo que tem como objetivo ensinar o aluno a desenvolver e aperfeiçoar tecnologias que permitam a produção, o armazenamento e a distribuição de energia renovável.
O curso é disponibilizado em nível de pós-graduação e destinado a profissionais que desejam se especializar na gestão de energias renováveis. Os programas englobam possibilidades de lato sensu (especialização e MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado).
Os programas de mestrado em Engenharia de Energias Renováveis possuem ênfase em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Os cursos tendem a ser mais longos, com duração em média 2 anos.
Durante a formação, o aluno tem a oportunidade de desenvolver projetos e aplicar os conhecimentos adquiridos em laboratórios especializados e em campos de testes. Ele aprende sobre a ciência e a tecnologia da produção de energia, o desenvolvimento de projetos de energia renovável, a análise de custos e benefícios, assim como a legislação e regulamentação relacionadas à energia.
Além disso, o curso ensina os alunos a planejar e implantar projetos de energia renovável, a analisar sistemas de energia, a gerenciar projetos de energia e a utilizar tecnologias de gestão de energia para otimizar o uso de recursos. Os alunos também aprendem sobre as questões ambientais relacionadas à energia, como a poluição e impacto na saúde.
Ao concluir o curso, o aluno estará preparado para trabalhar como engenheiro de energia renovável, planejando, desenvolvendo e gerenciando projetos de energia para empresas e órgãos governamentais.
O aluno também poderá atuar como consultor para órgãos governamentais, empresas e organizações não governamentais no desenvolvimento de soluções para o uso eficiente de energia.
Como é o curso de Engenharia de Energias Renováveis?
No início do curso de Engenharia de Energias Renováveis, os alunos são introduzidos a conceitos básicos de Matemática e Física. As disciplinas iniciais incluem cálculo, física geral, química e introdução à engenharia. Tais fundamentos fornecem a base sobre a qual os conhecimentos avançados são construídos.
Conforme o curso avança, os estudantes analisam áreas mais especializadas. Disciplinas como termodinâmica, mecânica dos fluidos e transferência de calor integram a grade curricular intermediária da formação. Além disso, os alunos estudam tópicos específicos de energias renováveis, como energia solar, eólica, hidráulica, biomassa e geotérmica.
Os princípios da Engenharia Elétrica também integram o currículo formativo. Na disciplina, os alunos aprendem sobre geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, com ênfase na formulação de energias limpas e renováveis.
O curso é complementado por projetos práticos e estágios, que proporcionam experiência prática e aplicação dos conhecimentos teóricos em situações reais.
O curso de Engenharia de Energias Renováveis possui duração média de 2 a 3 anos, período em que são apresentados os princípios e as aplicações práticas das energias renováveis.
A formação em Engenharia de Energias Renováveis é normalmente oferecida em formato presencial, devido à natureza prática e experimental de muitas de suas disciplinas. No entanto, algumas instituições oferecem componentes do curso online.
O curso de Engenharia de Energias Renováveis, na modalidade EaD, é desenvolvido por meio de plataforma virtuais de estudo, disponibilizadas pelas instituições de ensino. Nelas, os alunos têm acesso às videoaulas, materiais didáticos, fóruns interativos e outras funcionalidades.
Qual a grade curricular de Engenharia de Energias Renováveis?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Engenharia de Energias Renováveis em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Engenharia de Energias Renováveis?
No curso de Engenharia de Energias Renováveis, os estudantes têm a chance de adquirir conhecimento sobre as mais modernas tecnologias de geração de energia renovável, assim como a participarem de projetos de pesquisa e desenvolvimento que visam aprimorar ainda mais essas tecnologias.
Os alunos aprendem sobre o funcionamento de sistemas de geração de energia renovável, como usinas eólicas, usinas solares, usinas hidrelétricas, usinas de biomassa, geotermia e sistemas híbridos.
Além disso, também são ensinadas sobre as questões relacionadas à infraestrutura necessária para o funcionamento desses sistemas, como a instalação de cabos, torres e outros equipamentos.
Outras disciplinas abordadas no curso incluem as questões ambientais, tais como o impacto das energias renováveis no meio ambiente, os impactos socioeconômicos, os benefícios da energia renovável para as comunidades locais e os desafios da indústria.
Outro assunto abordado é o financiamento de projetos de energia renovável, incluindo as opções de financiamento, as leis e regulamentos relacionados e os custos associados.
Além das disciplinas acadêmicas, os estudantes também têm a chance de participar de projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados às energias renováveis. Estes projetos visam aprimorar as tecnologias de geração de energia renovável, tornando-as mais eficientes, eficazes e sustentáveis.
O curso de Engenharia de Energias Renováveis oferece aos estudantes uma visão geral do papel que as energias renováveis desempenham na nossa sociedade, assim como os conhecimentos e habilidades necessários para contribuir para o desenvolvimento desses setores.
Além disso, ele também oferece aos alunos a oportunidade de se envolver em projetos de pesquisa e desenvolvimento que visam aprimorar ainda mais as tecnologias de energia renovável.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Quanto custa uma faculdade de Engenharia de Energias Renováveis?
No site da Quero Bolsa, o curso de Engenharia de Energias Renováveis pode ser encontrado com mensalidades a partir de R$ 219,00. Os valores variam de acordo com a instituição e modalidade de ensino.
Para ingressar no curso com descontos de até 80%, acesse o site da Quero Bolsa e veja as principais ofertas em sua região.
Procure o curso de Engenharia de Energias Renováveis ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Engenharia de Energias Renováveis
Onde o profissional de Engenharia de Energias Renováveis pode trabalhar?
O engenheiro de energias renováveis é responsável por gerenciar o uso de fontes de energia alternativas e limpas, como biomassa, energia solar, energia eólica, entre outras.
Ele trabalha para aproveitar essas fontes de energia em locais onde elas sejam mais abundantes, como próximo a correntes de ar, montanhas, rios, lagos, entre outros.
Além disso, o engenheiro de energias renováveis também desenvolve projetos de energia renovável, instala e mantém sistemas de energia renovável, monitora a qualidade da energia produzida e também avalia os impactos ambientais e econômicos de determinadas fontes de energia renovável.
O engenheiro de energias renováveis trabalha em vários setores, incluindo empresas de energia, empresas de serviços públicos, empresas de consultoria, governos locais e estaduais, agências reguladoras e empresas de tecnologia.
Esses profissionais também podem trabalhar em órgãos de pesquisa, empresas de desenvolvimento de tecnologia ou em universidades. Além disso, o engenheiro de energias renováveis pode trabalhar em projetos de desenvolvimento de energia, como projetos de usinas hidrelétricas, usinas solares, usinas eólicas, usinas de biomassa e projetos de energia geotérmica.
Eles também podem trabalhar em projetos de energia renovável em edifícios, como a instalação de painéis solares ou células fotovoltaicas.
Caso você tenha dúvidas sobre o curso de Engenharia de Energias Renováveis ou profissões nesta área, faça o seu questionamento na Comunidade Quero. A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da Comunidade com as dúvidas sobre o curso.
Como ingressar na profissão de Engenharia de Energias Renováveis?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Engenharia de Energias Renováveis?
O mercado de trabalho para engenheiros de energias renováveis tem se expandido nos últimos anos, devido ao crescente interesse por fontes de energia limpas e renováveis. Esses profissionais desempenham um papel fundamental na transição de energias tradicionais para fontes limpas e renováveis.
Para destacar-se nesse campo, os engenheiros de energias renováveis precisam adquirir as habilidades necessárias para trabalhar com essas fontes de energia.
Isso inclui a capacidade de instalar, manter e monitorar sistemas de energia limpa. Eles também devem ter o conhecimento e a experiência necessários para ajudar a desenvolver novas tecnologias de energia limpa e renovável.
Além disso, as empresas de energia limpas e renováveis estão buscando profissionais que possam melhorar o desempenho dos sistemas de energia limpa por meio da otimização do uso de recursos.
Esses profissionais também desempenham um papel importante na educação do público sobre a importância de usar energias limpas e renováveis. Outra exigência importante para os engenheiros de energias renováveis é a capacidade de trabalhar em equipe. Esta é uma habilidade importante para trabalhar em projetos de energia limpa, pois eles envolvem grandes grupos de pessoas de diversas áreas.
Por último, os engenheiros de energias renováveis também precisam ter bons conhecimentos em economia, pois esses projetos costumam ser caros e complexos. A capacidade de avaliar os custos e eficiência dos projetos é essencial para o sucesso dos projetos.
Veja também: O Guia de Profissões da Quero Bolsa! São mais de 370 páginas sobre as diversas possibilidades profissionais do mercado de trabalho. Sobre a área, você poderá conferir detalhes sobre as profissões de: engenheiro hídrico, engenheiro ambiental e outras profissões.
Nota de corte para Engenharia de Energias Renováveis
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Engenharia de Energias Renováveis foram: