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Gestão Comercial

Gestão Comercial é a área que planeja e executa estratégias de vendas, atuando na negociação, análise de mercado, relacionamento com clientes e gestão de equipes comerciais.

Média salarial: R$ 4.252,34

Duração: em média, 2 anos e meio

Bolsas: a partir de R$ 56,00

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O que é Gestão Comercial?

Última atualização: 24/07/2025

Gestão Comercial é a área responsável por planejar estratégias de vendas e relacionamento com o cliente, com o objetivo de impulsionar a rentabilidade do negócio e alinhar as atividades comerciais às metas da empresa.

Suas práticas incluem desde a definição de estratégias de marketing e precificação até a negociação com fornecedores e clientes, passando pelo gerenciamento de equipes de vendas e análise de mercado.

Ao adotar as estratégias propostas pela área, as empresas podem interpretar tendências de consumo, criar estratégias para aumentar a rentabilidade e estabelecer relações sólidas com os clientes.

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Profissional de Gestão Comercial manuseando uma calculadora.

Como é o curso de Gestão Comercial?

O curso de Gestão Comercial forma gestores preparados para planejar estratégias de vendas e relacionamento com o cliente.

Durante a formação, o estudante aprende conceitos de administração, marketing, negociação, comportamento do consumidor, análise de mercado, logística, finanças, formação de preços e gestão de equipes.

Também desenvolve habilidades para lidar com metas, avaliar resultados e utilizar ferramentas de apoio à tomada de decisão.

O curso é oferecido em nível de graduação tecnológica, com duração média de dois anos; período em que o aluno desenvolve disciplinas teóricas e atividades práticas.

Quanto tempo dura a faculdade de Gestão Comercial?

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Gestão Comercial possui carga horária mínima de 1.600 horas, com duração média de dois anos.

Qual é a melhor pós-graduação para quem fez Gestão Comercial?

Quem completou a formação em Gestão Comercial pode prosseguir seus estudos por meio de pós-graduações nas áreas da Administração. As possibilidades englobam formações como:

Caso você tenha dúvidas se este curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

Qual a grade curricular de Gestão Comercial?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Gestão Comercial em uma de nossas faculdades parceiras:

  • Administração de Marketing
  • Administração de Novos Negócios
  • Análise de Mercados e Projeção de Cenários
Ver a grade curricular

O que a Gestão Comercial estuda?

No curso de Gestão Comercial o estudante aprende a aplicar estratégias comerciais em diferentes segmentos do mercado, com o objetivo de atrair clientes e impulsionar vendas.

A grade curricular aborda desde a análise de mercado e pesquisa de comportamento do consumidor até o desenvolvimento de técnicas para elaboração de planos de vendas e gestão de equipes.

Outros tópicos enfatizados incluem a gestão financeira, logística e tributária, que ensinam o aluno a realizar estudos de viabilidade econômica e a compreender o impacto financeiro das decisões comerciais.

Além disso, o curso apresenta conceitos de marketing digital e comércio eletrônico, utilizados para a criação de estratégias de venda e comunicação nas plataformas online.

Os alunos também aprendem estratégias para construir vínculos pós-venda, gerenciar sistemas de informações comerciais e manter a fidelização de consumidores.

Qual a diferença entre o curso de Administração e Gestão Comercial?

A principal diferença entre o curso de Administração e o curso de Gestão Comercial está no foco de cada formação.

O curso de Administração oferece uma formação geral, abordando as diferentes áreas da gestão empresarial, como finanças, recursos humanos, marketing, logística, e estratégias organizacionais.

Por outro lado, o curso de Gestão Comercial ensina, especificamente, sobre estratégias de vendas e comercialização de produtos e serviços.

Assim, enquanto o curso de Administração forma profissionais com uma visão geral da gestão empresarial, o curso de Gestão Comercial prepara gestores focados na otimização das operações de vendas.

Qual a diferença entre o curso de Gestão Comercial e Gestão Financeira?

A principal diferença entre os cursos de Gestão Comercial e Gestão Financeira está no foco de atuação de cada área.

O curso de Gestão Comercial prepara o profissional para lidar com vendas, relacionamento com clientes, estratégias de mercado e desempenho comercial.

Já o curso de Gestão Financeira forma profissionais voltados ao controle econômico da organização, com foco está na administração de recursos, no planejamento orçamentário, na análise de custos, investimentos e fluxo de caixa.

Portanto, enquanto a Gestão Comercial busca impulsionar as vendas, a Gestão Financeira trabalha para garantir a saúde financeira do negócio.

Qual é o valor do curso de Gestão Comercial?

A faculdade de Gestão Comercial custa, em média, R$ 440,00, baseado em 215 instituições parceiras da Quero Bolsa. O curso superior de tecnologia tem uma duração mais compacta em relação ao bacharelado, ideal para quem busca uma rápida inserção no mercado de trabalho.

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Sobre a carreira de Gestor Comercial

O que faz um gestor comercial?

O gestor comercial é responsável por planejar, coordenar e supervisionar todas as atividades relacionadas à área de vendas e comercial de uma empresa.

Sua função é garantir que as metas de vendas sejam alcançadas, o que envolve o desenvolvimento de estratégias para aumentar a performance da equipe comercial, identificar oportunidades de negócios e maximizar o faturamento.

O profissional atua em conjunto com outros departamentos, como marketing e logística, para assegurar que os processos comerciais ocorram de forma alinhada.

Veja também: Quanto ganha um diretor comercial no site da Quero Bolsa.

Onde o gestor comercial pode trabalhar?

O gestor comercial pode atuar em diversos setores da economia, incluindo varejo, indústria, serviços e e-commerce, além de empresas de tecnologia, logística e consultoria.

Ele pode trabalhar em áreas como vendas, marketing, relacionamento com clientes, inteligência de mercado e planejamento estratégico, assumindo cargos como gerente comercial, analista de vendas, coordenador de trade marketing e diretor de negócios.

Também é possível atuar de forma autônoma, prestando consultoria para empresas que precisam otimizar seus processos comerciais. Independentemente do setor, sua principal função é desenvolver estratégias para aumentar a competitividade da empresa, melhorar a experiência do cliente e impulsionar os resultados financeiros.

Quanto ganha um profissional de Gestão Comercial?

O salário médio de um Gerente comercial no Brasil é de R$ 4.252,34. Os estados onde a profissão de Gerente comercial têm os melhores salários são SP, MT e PR.

O Profissonal De Relações Internacionais ganha no Brasil, em média, R$ 20.348,70, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Esse salário, no entanto, pode apresentar variações dependendo da região do país, empresa contratante e tempo de experiência.

O Gerente de comunicação ganha no Brasil, em média, R$ 15.181,79, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Esse salário, no entanto, pode apresentar variações dependendo da região do país, empresa contratante e tempo de experiência.

O Profissional de Relacoes Institucionais e Governamentais ganha no Brasil, em média, R$ 13.631,43, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Esse salário, no entanto, pode apresentar variações dependendo da região do país, empresa contratante e tempo de experiência.

Quer saber o salário das demais especialidades?

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Como ingressar na profissão de gestor comercial?

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o gestor comercial?

Para se tornar um gestor comercial, é necessário completar a formação técnica ou superior na área, como o curso tecnológico em Gestão Comercial.

O programa ensina sobre planejamento estratégico, análise de mercado, gestão de vendas, negociação, formação de preços e relacionamento com clientes.

A familiaridade com ferramentas tecnológicas, como softwares de gestão comercial e sistemas de análise de dados, também é fundamental. Muitas empresas exigem conhecimentos em marketing digital e e-commerce, dada a crescente importância das vendas online.

Outros requisitos incluem boa capacidade analítica, visão estratégica e habilidade para resolver problemas. Os profissionais que buscam se destacar devem estar atualizados sobre tendências de mercado e normas tributárias, além de desenvolver competências como organização, negociação e relacionamento interpessoal.

Quais são as principais competências pessoais do profissional de Gestão Comercial?

As principais características do profissional de Gestão Comercial, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Capacidade de liderança;
  • Visão estratégica
  • Capacidade de antever cenários;
  • Capacidade de avaliação e decisão;
  • Capacidade de trabalhar em equipe;
  • Disposição para trabalhar com metas;
  • Capacidade de negociação;
  • Habilidade para criar redes de relacionamentos.
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Nota de corte para Gestão Comercial

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