Secretariado na UNIDOMPEDRO
- 33 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 39,90
Como é o curso de Secretariado na UNIDOMPEDRO?
O Secretariado é a ciência que se dedica ao estudo e à prática de atividades relacionadas à gestão de informações, comunicação e organização administrativa. Essa área engloba o desenvolvimento de habilidades em comunicação verbal e escrita, o domínio de ferramentas de escritório, o gerenciamento de agendas e a coordenação de eventos.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Gestão e Negócios
Duração: em média, 4 anos
O que você vai aprender?
Assessoria Executiva
Cerimonial E Protocolo
Comunicação Em Inglês
Comunicação Empresarial
Como é a faculdade UNIDOMPEDRO
Resumo da faculdade
- mais de 4.000 alunos matriculados
- mais de 170 docentes
- 48 cursos de graduação
- 33 unidades
Dúvidas mais frequentes
O Centro Universitário Dom Pedro II incentiva a formação voltada para a capacitação de intervenção profissional, reflexão crítica e desenvolvimento do gosto pela pesquisa. Na área da Saúde, por exemplo, os alunos têm acesso à prática profissional por meio de estágios nas clínicas-escola, no laboratório-escola e em um hospital próprio.
O Secretariado é a área voltada para o desempenho de atividades administrativas e de suporte às empresas e clientes. O profissional desenvolve tarefas de organização, planejamento e suporte administrativo. Ele pode atuar em empresas privadas, públicas ou órgãos governamentais, prestando serviços de atendimento telefônico, digitação, arquivamento, organização de documentos, controle de informações, compilação de relatórios e outras funções administrativas.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Secretariado, como tecnológico, segue as normas gerais dos cursos tecnológicos e está dentro do eixo de Gestão e Negócios, com carga horária mínima de 1.600 horas.
Já como bacharelado, o curso de Secretariado segue suas próprias diretrizes. A grade curricular deve contemplar três eixos interligados de formação: Conteúdos Básicos, Conteúdos Específicos e Conteúdos Teórico-Práticos.
O eixo de Conteúdos Básicos engloba os estudos relacionados com as Ciências Sociais, com as Ciências Jurídicas, com as Ciências Econômicas e com as Ciências da Comunicação e da Informação.
Os Conteúdos Específicos são as técnicas de secretariado, da gestão secretarial, da administração e planejamento estratégico nas organizações públicas e privadas, de organização e métodos, de psicologia empresarial e de ética geral e profissional. Além disso, incluem o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e do aprofundamento da língua nacional.
Já no eixo de Conteúdos Teórico-Práticos se encontram os estudos em laboratórios informatizados, estágio e atividades complementares.
Entre as disciplinas mais comuns do curso de Secretariado estão:
Aplicativos de Informática em Escritórios;
Cerimonial e Regras de Protocolos;
Comunicação Empresarial;
Comunicação Escrita;
Contabilidade;
Direito Empresarial;
Economia e Mercado;
Empreendedorismo;
Estratégia Empresarial;
Introdução ao Marketing;
Introdução à Administração;
Legislação Trabalhista e Previdenciária;
Marketing Pessoal e Etiqueta;
Métodos Numéricos Aplicados à Gestão;
Organização de Eventos e Feiras;
Psicologia das Organizações;
Qualidade Aplicada às Organizações;
Recursos Humanos: Fundamentos e Processos;
Relações Interpessoais e Liderança;
Sistemas de Informações Gerenciais;
Técnicas de Secretariado;
Ética Nos Negócios.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Secretariado Executivo considerando os seguintes conteúdos:
Técnicas secretariais: Histórico da profissão, Regulamentação da profissão, Postura, Perfil, Ética profissional, Gerenciamento de rotinas, Organização de eventos, Cerimonial e protocolo, Etiqueta profissional e Recursos tecnológicos;
Gestão secretarial: Empreendedorismo, Processo de negociação, Assessoria executiva, Gestão da informação, Organização de eventos, Consultoria na área secretarial;
Comunicação organizacional: Red, competênciasação comercial e oficial em língua nacional, Domínios de expressão e comunicação interna e externa, Argumentação para os processos de negociação e expressões interpessoais e intergrupais, Redação comercial em língua inglesa;
Administração e planejamento estratégico: Conceitos e etapas do planejamento estratégico, Aspectos estruturais das organizações;
Psicologia empresarial: Relações de poder, cultura e clima organizacional; Relações inter e intrapessoais.
Quanto tempo dura o curso de Secretariado?
O curso de graduação em secretariado executivo geralmente tem uma duração média de três anos. Durante esse período, os alunos serão expostos a uma variedade de conceitos fundamentais, incluindo comunicação, gestão secretarial, legislação aplicada, noções de contabilidade, estatística, consultoria mercadológica, automação de escritórios e métodos de pesquisa.
Para conferir se você tem vocação para a área de Secretariado, acesse o Teste Vocacional gratuito da Quero Bolsa e descubra a sua carreira ideal.
O Secretariado é a ciência que se dedica ao estudo e à prática de atividades relacionadas à gestão de informações, comunicação e organização administrativa. Essa área engloba o desenvolvimento de habilidades em comunicação verbal e escrita, o domínio de ferramentas de escritório, o gerenciamento de agendas e a coordenação de eventos.
O curso de Secretariado forma profissionais especializados nas práticas de assessoramento, englobando a organização de agenda e a automação de escritórios. As disciplinas do programa são compostas por temas de Gestão de Documentos e Arquivos e Comunicação Empresarial.
Além disso, conteúdos de Tecnologia da Informação também complementam o aprendizado, permitindo o contato dos alunos com softwares de escritório e sistemas de gestão.
A metodologia do curso de Secretariado combina aulas teóricas com atividades práticas, incorporando estudos de caso, simulações e estágios. Os conteúdos estimulam o desenvolvimento de habilidades de gestão de agendas e compromissos, organização de eventos corporativos, e coordenação de comunicações internas e externas em empresas.
O curso é disponibilizado em nível tecnológico de bacharelado. Além disso, há opção de curso técnico em Secretariado, que possui duração mais enxuta em comparação aos outros graus de ensino.
Ao final do curso, o profissional pode trabalhar cuidando das rotinas financeiras e administrativas, lidando com contabilidade e organização de compromissos, além de redigir e cuidar do encaminhamento de documentos.
No mercado de trabalho, o profissional de Secretariado pode atuar como assessor ou consultor, secretário pessoal ou executivo, tradutor e intérprete. Pode, ainda, realizar estes trabalhos para empresas de pequeno a grande porte ou também como autônomo.