Neodarwinismo: o que é, teoria sintética e resumo sobre

William Mira Publicado por William Mira
 -  Última atualização: 4/7/2023

O principal nome do pensamento evolutivo foi Charles Darwin, que estabeleceu a lei da Seleção Natural.

No entanto, devido ao pouco estudo no campo da genética, Darwin não conseguiu explicar como as características dos indivíduos eram passadas adiante.

Com o desenvolvimento da genética, as explicações para a hereditariedade foram surgindo e, atualmente, o neodarwinismo é a teoria evolutiva mais aceita entre os cientistas e estudiosos.

A seguir, entenda melhor o conceito do neodarwinismo e pratique com exercícios de vestibulares.

Neodarwinismo: teoria da evolução

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

O que é o Neodarwinismo?

O Neodarwinismo, também chamado de Teoria Sintética da Evolução ou ainda Teoria Moderna Evolutiva, reúne estudos e conceitos de vários campos da Biologia para determinar e explicar os processos evolutivos.

A Teoria surgiu no século XX após os avanços genéticos que foram utilizados para explicar algumas lacunas existentes nas teorias evolutivas da época.

Dessa forma, o Neodarwinismo relaciona os estudos em genética, citologia, evolução, paleontologia, botânica e zoologia para sistematizar o processo de evolução e de diferenciação das espécies.

A teoria neodarwinista

A teoria neodarwinista, ou a Teoria Sintética da Evolução, promove a união entre as ideias de Darwin, os estudos de Mendel e os avanços posteriores no campo da genética.

Em 1910 Thomas Hunt Morgan, através de estudos utilizando a mosca da fruta (Drosophila melanogaster), conseguiu estabelecer teorias cromossômicas de herança e de mutação, mas ainda não conseguiu correlacionar com a Seleção Natural proposta por Darwin.

Foi em 1918 que Ronald Fisher mostrou como as variações contínuas, ambientais e de espécie, resultaram em mudanças nos genes de um cromossomo.

Seu estudo é considerado o ponto de partida para a síntese moderna.

Em 1937, um dos estudantes de Morgan, Theodosius Dobzhansky, aplicou a teoria de Morgan juntamente com estudos sobre genética populacional em organismos da Natureza e este estudo é considerado o primeiro trabalho neodarwinista pleno.

Portanto, o Neodarwinismo mostra que vários fatores podem desencadear variabilidade genética entre indivíduos da mesma espécie.

A mutação promove alterações ao acaso de pares de base no DNA e a recombinação gênica promove alterações em trechos de DNA dentro de processos Meióticos como o Crossing-Over, por exemplo.

Essas alterações no DNA fazem com que existam indivíduos geneticamente diferentes dentro de uma mesma espécie e esses indivíduos podem passar suas características para sua prole obedecendo as leis mendelianas de dominância.

O ambiente, por outro lado, promove condições que selecionam os indivíduos mais aptos que outros a sobreviverem.

Dessa forma, o Neodarwinismo correlaciona:

• as alterações cromossômicas;
  • os conceitos hereditários de Mendel;
  • a Seleção Natural de Darwin; e
  • os conhecimentos genéticos e de cromossomos surgidos a partir do século XX.

Quais os princípios do neodarwinismo?

O neodarwinismo é uma teoria evolutiva que combina as ideias de Charles Darwin sobre a seleção natural com conceitos de genética e biologia molecular. Os princípios básicos do neodarwinismo incluem:

1. Herança: A herança dos traços hereditários é o processo pelo qual as características são transmitidas de geração em geração.

2. Variabilidade: A variabilidade genética é a fonte de diversidade biológica, permitindo que as espécies se adaptem às mudanças ambientais ao longo do tempo.

3. Seleção natural: A seleção natural é o processo pelo qual as características favoráveis são selecionadas para persistir e transmitir de geração em geração. Aqueles com características menos favoráveis são menos propensos a sobreviver e reproduzir-se.

4. Mutação: A mutação é o processo pelo qual ocorrem mudanças aleatórias nos genes, fornecendo nova variabilidade genética às populações.

5. População: A evolução ocorre em nível de população, não em nível individual. As características evoluem devido às mudanças nas frequências gênicas em uma população.

Em resumo, o neodarwinismo afirma que a evolução ocorre por meio da herança, variabilidade genética, seleção natural, mutação e mudanças nas frequências gênicas em nível de população.

Qual a diferença do neodarwinismo para o darwinismo?

O neodarwinismo é uma teoria evolutiva que se baseia nas ideias originais de Charles Darwin sobre a seleção natural, mas que incorpora conceitos adicionais de genética e biologia molecular.

O darwinismo, por outro lado, é a teoria original proposta por Darwin sobre a evolução por meio da seleção natural.

A principal diferença entre o neodarwinismo e o darwinismo é que o neodarwinismo inclui conceitos de genética e biologia molecular que não eram conhecidos no tempo de Darwin, enquanto o darwinismo se concentra apenas na seleção natural como fonte da evolução.

O neodarwinismo também explica como as mutações aleatórias nos genes podem fornecer nova variabilidade genética às populações, enquanto o darwinismo não aborda diretamente este aspecto.

Em resumo, o neodarwinismo é uma teoria mais completa e atualizada da evolução por seleção natural, que incorpora conceitos adicionais de genética e biologia molecular.

O darwinismo é a teoria original da evolução por seleção natural proposta por Darwin.

O que o neodarwinismo acrescentou aos estudos de Darwin?

O neodarwinismo acrescentou vários conceitos e descobertas científicas à teoria da evolução por seleção natural proposta por Charles Darwin.

Alguns dos principais adicionais incluem:

1. Genética: A compreensão dos mecanismos da herança genética, como a transmissão de características de geração em geração, foi crucial para o desenvolvimento do neodarwinismo.

2. Biologia molecular: O estudo da biologia molecular permitiu uma compreensão mais profunda dos processos que regulam a expressão dos genes e a síntese de proteínas, contribuindo para o neodarwinismo.

3. Mutação: A compreensão da mutação como fonte de variabilidade genética no neodarwinismo é fundamental para explicar como as novas características podem surgir e ser selecionadas pela seleção natural.

4. Evolução em nível de população: O neodarwinismo destaca a importância da evolução em nível de população, em vez de em nível individual, para entender a dinâmica da evolução.

Em resumo, o neodarwinismo acrescentou à teoria da evolução por seleção natural proposta por Darwin uma compreensão mais profunda dos mecanismos subjacentes à herança genética, biologia molecular, mutação e evolução em nível de população.

🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯

Qual a diferença do neodarwinismo para o darwinismo?

O que o neodarwinismo acrescentou aos estudos de Darwin?

Fuvest - 2010

O conhecimento sobre a origem da variabilidade entre os indivíduos, sobre os mecanismos de herança dessa variabilidade e sobre o comportamento dos genes nas populações foi incorporado à teoria da evolução biológica por seleção natural de Charles Darwin. Diante disso, considere as seguintes afirmativas:

• A seleção natural leva ao aumento da frequência populacional das mutações vantajosas num dado ambiente; caso o ambiente mude, essas mesmas mutações podem tornar seus portadores menos adaptados e, assim, diminuir de frequência.
  • A seleção natural é um processo que direciona a adaptação dos indivíduos ao ambiente, atuando sobre a variabilidade populacional gerada de modo casual.
  • A mutação é a causa primária da variabilidade entre os indivíduos, dando origem a material genético novo e ocorrendo sem objetivo adaptativo.

Está correto o que se afirma em:

A I, II e III.
B I e III, apenas.