É considerada a primeira escola de pensamento filosófico, com início no século V a. C. Os filósofos dessa escola viveram antes de Sócrates e preocupavam-se em explicar o universo, a natureza e suas transformações a partir de explicações racionais e observação dos elementos naturais.
Para esses filósofos a arché, ou natureza dos objetos era considerada princípio formador de tais objetos.
Na escola pré-socráticas encontram-se algumas importantes correntes e escolas de pensamento.
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓
Escola Jônica
Tem o objetivo descobrir a origem de todas as coisas a partir de pensamentos e constatações racionais. Identificou os quatro elementos: água, ar, terra e fogo como os elementos fundamentais para a natureza. Principal nome: Tales de Mileto, conhecido como pai da filosofia.
Escola de Eléia
Principal nome: Parmênides. Para o filósofo a única realidade existente é o ser, que é por sua vez, indivisível e imutável. O ser é entendido como algo que já existe, que já é, e não algo que pode vir a ser alguma coisa.
Escola Sofista
Os sofistas tinham interesse em descobrir o fundamento de todas as coisas, buscavam o fundamento de tudo a partir de explicações lógicas e racionais. Principal filósofo: Protágoras.
Escola Atomista
Para os atomistas todos os seres humanos e coisas são formados pela junção de partículas indivisíveis, os átomos, que se encontram a partir de colisões no espaço. Principal nome: Demócrito.
🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯