Índice
Introdução
A palavra filosofia vem do grego philosophia, e significa amor à sabedoria. A Filosofia como ciência tem sua origem no momento em que o homem deixa de usar os mitos como explicação para o funcionamento da natureza, da vida e da sociedade.
As principais escolas filosóficas incluem a Filosofia grega Pré-Socrática, o Período Clássico Grego, Pós-Socrático, Pensamento Medieval, Filosofia Moderna (séculos XVII a XIX) e Contemporânea.
📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
Os Pré-Socráticos
É considerada a primeira escola de pensamento filosófico, com início no século V a. C. Os filósofos dessa escola viveram antes de Sócrates e preocupavam-se em explicar o universo, a natureza e suas transformações a partir de explicações racionais e observação dos elementos naturais.
Para esses filósofos a arché, ou natureza dos objetos era considerada princípio formador de tais objetos.
Na escola pré-socráticas encontram-se algumas importantes correntes e escolas de pensamento.
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓
Escola Jônica
Tem o objetivo descobrir a origem de todas as coisas a partir de pensamentos e constatações racionais. Identificou os quatro elementos: água, ar, terra e fogo como os elementos fundamentais para a natureza. Principal nome: Tales de Mileto, conhecido como pai da filosofia.
Escola de Eléia
Principal nome: Parmênides. Para o filósofo a única realidade existente é o ser, que é por sua vez, indivisível e imutável. O ser é entendido como algo que já existe, que já é, e não algo que pode vir a ser alguma coisa.
Escola Sofista
Os sofistas tinham interesse em descobrir o fundamento de todas as coisas, buscavam o fundamento de tudo a partir de explicações lógicas e racionais. Principal filósofo: Protágoras.
Escola Atomista
Para os atomistas todos os seres humanos e coisas são formados pela junção de partículas indivisíveis, os átomos, que se encontram a partir de colisões no espaço. Principal nome: Demócrito.
🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯
Período Clássico
Período marcado pelo desenvolvimento e estruturação da filosofia e pelo desenvolvimento dos primeiros conceitos de ética e política. Na filosofia clássica, três nomes são primordiais para o desenvolvimento das ideias:
Sócrates
Considerado o primeiro filósofo a buscar rigorosas definições universais para as virtudes morais. Criador do Método Socrático, técnica de ensino e pesquisa que faz uso da dialética.
Platão
Discípulo de Sócrates, Platão tem uma profunda crença na ideia de busca pela razão e verdade. Autor do livro “A República”, Platão descreve uma sociedade ideal dividida em três classes. Platão também escreve sobre o mundo das ideias e o mundo da razão no Mito da Caverna.
Aristóteles
Aluno de Platão, desenvolveu trabalhos sobre a observação sistemática da natureza e fenômenos físicos. Aristóteles desenvolve também estudos sobre objetos imateriais, a partir desses estudos, dá início a metafísica.
Período Pós-Socrático
Período correspondente ao fim do período Clássico até o começo da Idade Média. Nesse período a Grécia perde a hegemonia sobre os estudos e produções filosóficas. As principais escolas são:
Epicurismo
Escola fundada por Epicuro, os epicuristas creem que o bem é originário da prática da virtude e para que o indivíduo encontre o prazer, tanto o corpo quanto a alma devem evitar o sofrimento.
Ceticismo
Os ceticistas adotam uma postura de dúvida diante de todo e qualquer conhecimento, para esses filósofos não é possível que se tenha certeza sobre nenhum conhecimento.
Estoicismo
Defendem o uso da razão a qualquer custo. Todo sentimento, emoção e prazer devem ser deixados de lado. Principais nomes: Zenão de Cítio e Sêneca.
Cinismo
Os filósofos deveriam assumir uma postura de distanciamento e desprezo pelos bens materiais. Consideravam que a felicidade era conquistada através da virtude. Principal nome: Antístenes.
📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝
Pensamento Medieval
Momento em que a filosofia foi bastante influenciada pela Igreja Católica. As correntes de pensamento são teocêntricas, em que o pensamento religioso define e influencia as formas de sentir, ver, pensar e fazer ciência. Os principais nomes são:
Santo Agostinho
O conhecimento é de origem divina, portanto, as verdades e explicações sobre o mundo devem ser encontradas nas palavras de Deus.
São Tomás de Aquino
Considerado o pai da filosofia escolástica defende o uso de explicações que unem a fé e a razão científica. A corrente escolástica retoma os pensamentos clássicos de Platãoe Aristóteles.
Filosofia Moderna
Com o Renascimento Cultural e científico, a filosofia deixa de ser feita a partir de pensamentos religiosos, a razão e ciência ganham destaques nas maneiras de pensar.
No período iluminista, a razão e o uso de métodos científicos são considerados os únicos meios para se obter conhecimento. As principais correntes e nomes são:
Cartesianismo
A razão e a matemática são as únicas bases para o conhecimento. Principal nome: René Descartes.
No período Iluminista
- Montesquieu: crítico das monarquias absolutistas e criador da separação dos poderes em executivo, legislativo e judiciário.
- Diderot: elaborou uma filosofia baseada nos saberes das ciências exatas, iniciando o materialismo científico. Ao lado de D´Alembert organizou uma enciclopédia.
- D'Alembert: realizou trabalhos matemáticos como forma de explicar o mundo e a natureza.
- Rousseau: afirma que o homem nasce bom, mas ao longo da vida é corrompido pela sociedade, tornando-se, portanto mau. É também um dos importantes filósofos do contratualismo, que explica o surgimento do Estado e sociedades a partir dos contratos sociais.
Outros pensadores
- Marx: Usa o método dialético para desenvolver sua filosofia político econômica, com foco nas relações de trabalho.
- Friederich Nietzsche: Crítico do modelo social representado pelo cristianismo e os valores, cultura e padrões ocidentais.
Filosofia Contemporânea
No decorrer do século XX, várias correntes filosóficas ganharam espaço, como as interpretações do marxismo, que surgiram com Antonio Gramsci, Gyorgy Lukács e Louis Althusser.
Os pensadores Michel Foucault e Sartretambém escreveram sobre os mais variados assuntos.
Michel Foucault escreveu obras sobre sexualidade, loucura e relações de poder. Jean Paul Sartre dá voz a angústia humana na corrente do existencialismo. A filosofia contemporânea é marcada pelo foco no indivíduo e as relações estabelecidas entre seres humanos e entre realidades sociais.
Templo de Poseidon, Grécia.
Exercício de fixação
Exercícios sobre Escolas Filosóficas para vestibular
UEG/2011
A influência de Sócrates na filosofia grega foi tão marcante que dividiu a sua história em períodos: período pré-socrático, período socrático e período pós-socrático. O período pré-socrático é visto como uma época de formação da filosofia grega, na qual predominavam os problemas cosmológicos. Ele se desenvolveu em cidades da Jônia e da Magna Grécia. Grandes escolas filosóficas surgem nesse período e muitos pensadores se destacam. Entre eles, um jônico, que ficou conhecido como pai da filosofia. Seu nome é: