Consideradas, até hoje, como uma das mais complexas estruturas arquitetônicas da história, as pirâmides do Egito são rodeadas pelo mistério e fascínio. Pouco se sabe sobre o seu método de construção, já que na época não existiam as tecnologias que são usadas hoje para o levantamento de rochas pesadas em toneladas.
Acredita-se que, para erguer essas majestosas edificações, foram usados trenós, cordas, troncos e rampas, aliados a um sistema de alavancagem e até à força das águas do Rio Nilo, cujas cheias eram aproveitadas para o transporte de pedras pelo seu leito.
No entanto, por mais que existam especulações e diversas teorias sejam levantadas, não há nada concreto ou que defina com certeza como as suntuosas obras arquitetônicas foram erguidas, em uma época com poucos e limitados recursos tecnológicos.
Teorias da conspiração e especulações fantásticas, afirmam que as pirâmides teriam sido construídas com a ajuda de seres mágicos ou extraterrestres. O fato é que, embora os dados sobre as construções não definem completamente o método de construção, as obras foram feitas pelos seres humanos. O pensamento xenófobo e etnocêntrico tende a diminuir os feitos das obras de fora da Europa ou feitas por civilizações ocidentais.