As amidas são funções nitrogenadas caracterizadas pela presença do seguinte grupo funcional:
Grupo funcional da amida.
As amidas podem ser classificadas em primárias, quando o nitrogênio estiver ligado a um carbono da carbonila (C = O) localizado na extremidade da cadeia; secundárias, quando o nitrogênio estiver ligado a dois carbonos da carbonila e um átomo de hidrogênio; e terciária, que é quando o nitrogênio estiver ligado a três carbonos da carbonila. Observe a fórmula estrutural básica de cada uma dessas amidas:

Para nomear as amidas primárias, devemos primeiro numerar os carbonos da cadeia principal, que é aquela que contém o grupo funcional da amida, começando pelo carbono ligado ao nitrogênio e, em seguida, escrever o nome do hidrocarboneto seguido de amida. Exemplo:

Para nomear as amidas que apresentam o grupo funcional entre duas ou três cadeias carbônicas podemos utilizar o seguinte esquema:
N – nome dos radicais que substituem o H em ordem alfabética – nome do hidrocarboneto + amida
O N indica que o radical ou cadeia carbônica está ligada diretamente ao nitrogênio. Exemplo:

DICA: Para lembrar a diferença entre amina e amida, basta olhar para a dupla ligação entre o oxigênio e o carbono ligado diretamente ao nitrogênio. Aquela cadeia que contiver a dupla ligação (N – C = O) será a amida. A que não contiver a dupla ligação será a amina.