Política é muito mais do que eleger um candidato a cada quatro anos. É, segundo a definição do tradicional dicionário Michaelis, a arte ou ciência de governar. Ou seja, quem gosta de política não apenas apoia as palavras de um representante em tempos de eleição, masbusca constantemente entender e exercer, na prática, as soluções propostas para uma sociedade melhor.
Se identificou? A Revista Quero selecionou 10 cursos para quem gosta de pensar, questionar e propor política, em diferentes áreas e enfoques. Saiba mais sobre cada um deles!
Também conhecido como Economia ou Economia Empresarial e Controladoria, o curso de Ciências Econômicas forma profissionais capazes de compreender e interpretar os fenômenos econômicos da sociedade. Dessa forma, um economista pode atuar no desenvolvimento de políticas econômicas em órgãos públicos e na gestão patrimonial, por exemplo.
O curso de Ciências Sociais forma profissionais capazes de compreender as estruturas da sociedade e suas formas de organização. Podem se habilitar em áreas específicas, como Antropologia, Ciência Política e Sociologia e podem atuar, além do ensino, no campo de políticas públicas, oferecendo assessoria e consultoria.
O curso de Direito oferece uma formação multidisciplinar com o conhecimento das normas jurídicas de um país. Um bacharel em direito pode trabalhar em órgãos governamentais, atuar na área da consultoria ou entrar para a carreira jurídica, se tornando um advogado, delegado, promotor ou juiz.
O curso de Filosofia forma profissionais capazes de questionar e refletir a política, questões éticas, morais, metafísicas, entre tantos outros assuntos relacionados à sociedade. A atuação mais comum é por meio do ensino, tanto em escolas quanto em universidades, ou por meio da pesquisa.
O número cinco da nossa lista de cursos para quem gosta de política é o de Gestão Pública. Ele forma profissionais capazes de gerir uma organização ou entidades públicas. Ou seja, eles avaliam o cenário político (ou econômico, social, legal) e buscam soluções inovadoras para os problemas encontrados.
O curso de História forma profissionais capazes de interpretar criticamente o passado humano com base em pesquisas e estudos. O historiador pode atuar como professor ou pode produzir políticas públicas, organizar arquivos, trabalhar em museus e escrever para veículos de imprensa especializados.
O curso de Jornalismo forma profissionais capazes de se comunicarem nas diversas mídias existentes. Além disso, os jornalistas são preparados para analisar criticamente as transformações da sociedade e serem agentes comprometidos totalmente com o interesse público, em prol da democracia.
O curso de Relações Internacionais forma profissionais capazes de estabelecer relações construtivas entre nações, atuando em negociações, formulando políticas públicas e analisando conjunturas internacionais. O graduado poderá trabalhar em agências governamentais, ser analista internacional ou explorar o campo do comércio exterior.
O curso de Relações Públicas forma profissionais capazes de gerir a imagem e reputação de seus clientes e estabelecer relacionamentos concretos com a imprensa. Dessa forma, pode-se dizer que o graduado poderá trabalhar elaborando estratégias de comunicação e assessoria a políticos e partidos políticos, além de outras áreas.
O curso de Serviço Social forma profissionais capazes de analisar, defender e ampliar os direitos sociais por meio de políticas públicas e planos sociais, em diferentes áreas de atuação, juntamente com órgãos da administração pública, empresas, entidades e organizações populares.
Ficou em dúvida sobre qual curso escolher? Faça o Teste Vocacional online e gratuito para descobrir a profissão que melhor se encaixa com o seu perfil.
Agora, se você já se interessou por algum dos cursos citados e quer pagar as mensalidades com até 80% de desconto, não deixe de acessar a plataforma Quero Bolsa e encontrar a sua faculdade ideal!
Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.
Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.
Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.
O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.
O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.