Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

10 cursos para quem gosta de política

por Livia Rosa em 14/12/20

Política é muito mais do que eleger um candidato a cada quatro anos. É, segundo a definição do tradicional dicionário Michaelis, a arte ou ciência de governar. Ou seja, quem gosta de política não apenas apoia as palavras de um representante em tempos de eleição, mas busca constantemente entender e exercer, na prática, as soluções propostas para uma sociedade melhor. 

Se identificou? A Revista Quero selecionou 10 cursos para quem gosta de pensar, questionar e propor política, em diferentes áreas e enfoques. Saiba mais sobre cada um deles!

cursos para quem gosta de política
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

1. Ciências Econômicas


Também conhecido como Economia ou Economia Empresarial e Controladoria, o curso de Ciências Econômicas forma profissionais capazes de compreender e interpretar os fenômenos econômicos da sociedade. Dessa forma, um economista pode atuar no desenvolvimento de políticas econômicas em órgãos públicos e na gestão patrimonial, por exemplo.

2. Ciências Sociais


O curso de Ciências Sociais forma profissionais capazes de compreender as estruturas da sociedade e suas formas de organização. Podem se habilitar em áreas específicas, como Antropologia, Ciência Política e Sociologia e podem atuar, além do ensino, no campo de políticas públicas, oferecendo assessoria e consultoria. 

3. Direito 

O curso de Direito oferece uma formação multidisciplinar com o conhecimento das normas jurídicas de um país. Um bacharel em direito pode trabalhar em órgãos governamentais, atuar na área da consultoria ou entrar para a carreira jurídica, se tornando um advogado, delegado, promotor ou juiz.

 4. Filosofia  

O curso de Filosofia forma profissionais capazes de questionar e refletir a política, questões éticas, morais, metafísicas, entre tantos outros assuntos relacionados à sociedade. A atuação mais comum é por meio do ensino, tanto em escolas quanto em universidades, ou por meio da pesquisa.

5. Gestão Pública 

O número cinco da nossa lista de cursos para quem gosta de política é o de Gestão Pública. Ele forma profissionais capazes de gerir uma organização ou entidades públicas. Ou seja, eles avaliam o cenário político (ou econômico, social, legal) e buscam soluções inovadoras para os problemas encontrados. 

6. História

O curso de História forma profissionais capazes de interpretar criticamente o passado humano com base em pesquisas e estudos. O historiador pode atuar como professor ou pode produzir políticas públicas, organizar arquivos, trabalhar em museus e escrever para veículos de imprensa especializados.

Leia também: Conheça as áreas de atuação para um historiador  

7. Jornalismo  

O curso de Jornalismo forma profissionais capazes de se comunicarem nas diversas mídias existentes. Além disso, os jornalistas são preparados para analisar criticamente as transformações da sociedade e serem agentes comprometidos totalmente com o interesse público, em prol da democracia.

8. Relações internacionais 

O curso de Relações Internacionais forma profissionais capazes de estabelecer relações construtivas entre nações, atuando em negociações, formulando políticas públicas e analisando conjunturas internacionais. O graduado poderá trabalhar em agências governamentais, ser analista internacional ou explorar o campo do comércio exterior. 

9. Relações públicas 

O curso de Relações Públicas forma profissionais capazes de gerir a imagem e reputação de seus clientes e estabelecer relacionamentos concretos com a imprensa. Dessa forma, pode-se dizer que o graduado poderá trabalhar elaborando estratégias de comunicação e assessoria a políticos e partidos políticos, além de outras áreas.

10. Serviço social 

O curso de Serviço Social forma profissionais capazes de analisar, defender e ampliar os direitos sociais por meio de políticas públicas e planos sociais, em diferentes áreas de atuação, juntamente com órgãos da administração pública, empresas, entidades e organizações populares.

Ficou em dúvida sobre qual curso escolher? Faça o Teste Vocacional online e gratuito para descobrir a profissão que melhor se encaixa com o seu perfil. 

Agora, se você já se interessou por algum dos cursos citados e quer pagar as mensalidades com até 75% de desconto, não deixe de acessar a plataforma Quero Bolsa e encontrar a sua faculdade ideal!

Encontrar bolsas de estudo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Sobre o autor
author
Livia Rosa

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54