A segunda fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) 2025 será realizada nos dias 8 e 9 de dezembro de 2024, domingo e segunda-feira, em 31 cidades do estado de São Paulo.
No segundo dia da segunda fase, os candidatos enfrentarão a prova de redação, que apresenta características distintas em relação à redação do Enem. A seguir, entenda como é estruturada a redação da Unesp e confira alguns temas que têm grande chance de serem abordados!
A redação da Unesp exige que os candidatos elaborem um texto dissertativo-argumentativo, no qual devem apresentar uma tese clara e defendê-la com argumentos consistentes e bem fundamentados.
A estrutura do texto deve incluir introdução, desenvolvimento e conclusão, com ideias organizadas de forma lógica e coesa. Diferente do Enem, a Unesp não exige uma proposta de intervenção na conclusão.
Conforme explica a autora de língua portuguesa do Fibonacci Sistema de Ensino, Margarete Xavier, a redação da Unesp é aplicada no segundo dia da 2ª fase e os temas propostos geralmente são em formato de perguntas, abordando questões sociais, filosóficas ou culturais e incentivando o candidato a refletir criticamente.
Alguns dos temas já cobrados nas edições anteriores foram:
2024 – “É possível um futuro off-line?” 2023 – “A ‘lógica’ do condomínio’: o espaço público está em declínio?” 2022 – “Tudo bem não estar bem? A tristeza em tempo de felicidade compulsória” 2021 – “Tempo é dinheiro?” 2020 – “O carro será o novo cigarro?”
“Como subsídio, há um pergunta que exige reflexão e é ponto de partida para a escrita. A coletânea de textos motivadores pode apresentar poema, charge, letra de música, pensamentos filosóficos, etc”, destaca a autora.
Embora não seja obrigatório, a inclusão de um título na redação da Unesp é permitida e pode enriquecer o texto, desde que seja pertinente ao tema e desperte o interesse do leitor.
No entanto, o título não é considerado na atribuição da nota final, portanto, caso você não coloque título, isso não resultará em penalização.
Entrada do prédio da Unesp em São José dos Campos. Foto: Reprodução/Unesp
De acordo com Margarete, a Unesp costuma cobrar temas bem atuais, então estar atualizado sobre alguns assuntos e e desenvolver uma visão crítica sobre eles pode ser determinante para um bom desempenho na redação da Unesp.
“O assunto tem como foco um tema atual, por isso estar a par do que acontece na atualidade é essencial. Nesse sentido, o noticiário nacional e internacional é norteador da proposta de redação”, pontua a autora.
Com base no que se discute atualmente no Brasil e no mundo, existem algumas temáticas com grande chance de serem cobradas na redação da Unesp em 2025. Veja algumas possíveis temáticas e seus tópicos relacionados:
Manifestações culturais na construção e promoção da identidade nacional: A importância da cultura na formação da identidade brasileira.
Como promover a paz e garantir a soberania entre nações: Estratégias para a resolução de conflitos internacionais e a manutenção da paz mundial.
Entre na faculdade com bolsa de estudos
Além da Unesp, existem outras possibilidades de você fazer faculdade. Uma delas é com a ajuda da Quero Bolsa, que oferece bolsas de estudo de até 80% para diversos cursos de graduação.
Confira as ofertas disponíveis em instituições de ensino de todo o Brasil: