Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Dicas e Curiosidades

Dia das Bruxas: 9 universidades mal-assombradas ao redor do mundo

por Mathias Sallit em 30/10/20

Em outubro, os filmes do Scooby Doo voltaram a ser tema entre os fãs brasileiros. No início do mês, os dois longas foram incluídos no catálogo na rede de streaming Netflix e logo chegaram à lista de mais assistidos da plataforma.

Aposentados de suas carreiras de detetives, os personagens Scooby e Salsicha são convidados no início do filme para ir à temática Ilha do Espanto. Sem pensar duas vezes, Salsicha responde que a dupla "nem chega perto de lugares com espanto, assombro, maldito ou susto no nome".

Agora imagine você tendo que estudar em uma faculdade que possui histórias assustadoras em seus corredores e no campus. Encararia esse desafio sem medo ou preferia evitar como os dois ex-investigadores de mistérios, que só foram convencidos a ir para a ilha depois que souberam que poderiam comer à vontade?

Foto: Reprodução
universidades mal-assombradas dia das bruxas
Campus do Gettysburg College, nos EUA, uma das universidades mal-assombradas da lista

Com a chegada do Dia das Bruxas, em 31 de outubro, a Revista Quero decidiu mudar um pouco as listas e rankings de universidades tradicionais aqui publicados e listou alguns casos de faculdades com histórias mal-assobradas pelo Brasil e pelo mundo.

São lendas que envolvem fantasmas, hospícios, epidemias, campos de guerra, mulas e até bombas atômicas. Se você acha que tem coragem, confira as histórias assustadoras dessas universidades.

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP)

Júlio Frank, um alemão que foi professor da Faculdade de Direito da USP, morreu em 1941 e foi enterrado em um pátio da instituição, localizada no Largo São Francisco. Segundo a história, o professor era protestante e não pôde ser sepultado nos cemitérios locais, todos administrados pela igreja católica na época.

Foto: Reprodução
Júlio Frank faculdade de direito usp
O túmulo de Júlio Frank

Como era querido entre os alunos, foi criado túmulo no pátio, onde hoje os estudantes realizam saraus e passam os intervalos das aulas com total tranquilidade no local, patrimônio histórico tombado em São Paulo.

O prédio da USP no Largo São Francisco é uma bela construção do centro de São Paulo. Antes de ser uma faculdade, funcionava como um mosteiro, e a lenda diz que, antigamente, restos mortais de freis eram enterrados lá.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Por mais de 100 anos, o Palácio Universitário do campus da Praia Vermelha da UFRJ abrigou um hospício no Rio de Janeiro. O sanatório foi chamado de Hospício de Pedro II e depois de Hospício Nacional de Alienados e Hospital Nacional de Alienados, até encerrar suas atividades, em 1944. Logo depois, o prédio foi entregue à Universidade do Brasil, que hoje é a UFRJ.

Você entraria pelos portões do Palácio Universitário da UFRJ

O local começou suas atividades com um ambiente muito insalubre, onde muitas pessoas faleceram devido às condições de saúde e falta de estrutura no lugar. Hoje, funcionários relatam ouvir barulhos estranhos e vozes, além de haver histórias de pessoas que viram aparições e vultos.

Gettysburg College (EUA)

O Gettysburg College, na Pensilvânia (EUA), é considerado pelo portal Campus Explorer como o terceiro campus mais assombrado dos Estados Unidos. Muitos estudantes, professores e funcionários relatam histórias envolvendo fantasmas nos prédios e dormitórios da universidade.

O local foi palco de um dos conflitos mais sangrentos da Guerra Civil norte-americana, a Batalha de Gettysburg, em 1863. O local onde hoje funciona o campus foi usado como hospital e necrotério para os mais de 8 mil soldados mortos e os cerca de 50 mil feridos nessa batalha. As histórias assombradas relatam experiências que envolvem fantasmas desses soldados, vítimas daquela guerra, e os enfermeiros do local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Universidade de Nagasaki (Japão)

Nagasaki, no Japão, está historicamente marcada pelas bombas nucleares lançadas na cidade e em Hiroshima em 1945, ao final da Segunda Guerra Mundial. Na faculdade de Medicina da Universidade de Nagasaki, próxima à explosão da bomba, 800 pessoas entre professores, funcionários e alunos, morreram naquele dia.

Foto: Reprodução
A história da Universidade de Nagasaki se mistura com a triste história da bomba que atingiu a cidade

Reconstruída, há relatos de figuras fantasmagóricas, sons de pessoas gritando e chorando e até cheiro de carne queimada na universidade.

Universidade de Heidelberg (Alemanha)

A Segunda Guerra também deixou manchas sombrias na Universidade de Heidelberg, na Alemanha. O exército nazista ocupou o campus entre os anos de 1933 e 1945 e expulsou mais de 20 professores da instituição por motivos raciais e políticos.

Foto: Reprodução
universidades mal assombradas
Os corredores da Universidade de Heidelberg foram ocupados pelos nazistas durante o regime

Na clínica cirúrgica e no hospital ginecológico da faculdade, vítimas das práticas eugenistas do nazismo eram forçadas a passar por um processo de esterilização. Hoje em dia, há estudantes que dizem escutar gritos e choro de mulheres nesses locais.

Os alunos também relatam cheiro de queimado, odor que seria ainda o resultado da queima de livros proibidos pelo regime nazista àquela época.

University College London (Inglaterra)

A história do fantasma de uma menina chamada Emma Louise assusta os estudantes da University College, em Londres. A lenda conta que ela foi assassinada em um túnel de um dos prédios da universidade, que hoje serve como alojamento para estudantes.

Foto: Reprodução/UCL
university college of London
A legenda dessa foto do campus da UCL não será o nome da garota repetido três vezes

Se alguém chama o nome de Emma por três vezes, ela apareceria nos corredores. Um grupo de alunos que teria experimentado essa "brincadeira" conta que ouviram risadas de uma menina após o terceiro chamado e encontraram palavras escritas na parede: "me ajuda", "morra" e "assassinato".

Wells College (EUA)

Faculdade número um da lista de universidades mal-assobradas do Campus Explorere, o Wells College teve um prédio que funcionou como hospital e necrotério durante uma epidemia de gripe na região há muitos anos. Até hoje, pessoas relatam a aparição de fantasmas em forma de enfermeiras, seguranças e até alunos segurando facas.

Foto: Reprodução/Huffington Post
Esse prédio na beira do lago serviu de hospital e necrotério durante a epidemia

Universidade de St. Andrews (Escócia)

A Universidade de St. Andrews é uma das instituições mais antigas do Reino Unido, e fica em um prédio que poderia ser um cenário de filmes de terror, além de histórias que também dariam bons enredos assombrados.

Foto: Reprodução
universidades mal-assombradas
Concorda que o campus da universidade pode servir como cenário para filmes assim?

A história assustadora mais famosa da universidade é a da mulher de branco na torre do campus. A lenda conta que, em 1868, dois pedreiros que trabalhavam em uma reforma no local encontraram e invadiram uma câmara lacrada. Ao entrar, avistaram diversos caixões, sendo que um deles estava aberto e com o corpo de uma jovem mulher de cabelos longos usando um longo vestido branco.

Desde que teve os homens mexeram em seu caixão e perturbaram seu local de descanso, a lenda conta que o fantasma da mulher de branco vagueia pela região, com seus longos vestido e cabelo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA)

As histórias da Universidade Estadual da Pensilvânia chamam a atenção (ou assustam) pela sua variedade de assombração. Vão de fantasmas de uma menina assassinada no campus em 1969 e um fantasma de um jardineiro que assombra o local sempre que as plantas não estão bem cuidadas, até o espírito da Old Coaly, uma mula que participou da construção do campus e é um dos mascotes da universidade, onde o esqueleto do animal está exposto.

Foto: Reprodução/Penn State
universidades mal-assombradas
O esqueleto da mula Old Coaly está exposto nos corredores da universidade

E então, você estudaria em alguma dessas faculdades? Conhece alguma história assustadora que envolva uma universidade ou escola? Conte para a gente nos comentários abaixo!


Fontes: Revista Veja, G1, UOL, Campus Explorer, The Gettysburgian, Huffington Post, Times Higher Education.

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54