
Universidade de Coimbra lança pós-graduação em São Paulo
Juliana Gottardi | 02/05/25Curso de curta duração começa em junho com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU; inscrições abertas para graduados de diversas áreas
* Texto escrito pelo colaborador Marcos Cardinalli
Se você atua no âmbito jurídico, seja como advogado ou concursado, mas deseja aprimorar seu conhecimento em uma linha específica da área, cursar o mestrado em Direito pode ser a sua melhor opção.
Além disso, o programa pode mudar o seu futuro e trazer o sucesso tão desejado – além de, claro, fazer com que você seja visto como uma referência profissional no mercado.
O mestrado é um tipo de pós-graduação stricto sensu, categoria essa onde também se encontram os cursos de doutorado. Se você quer entender qual é a diferença entre ambos, veja essa matéria publicada pela Revista Quero. Além dessa modalidade, também existem as pós-graduações lato sensu, que são as especializações e os programas de MBA.
Você pode conferir as melhores opções de pós-graduações no botão a seguir:
E se você quer mudar o seu futuro e aprofundar (muito!) os seus conhecimentos, conheça a seguir as principais características o curso de mestrado em Direito e todas as vantagens ele oferece. Com certeza esse curso mudará a sua carreira no campo jurídico.
Leia também:
+ 10 pós-graduações mais procuradas em Direito
+ Por que fazer uma pós-graduação em Direito?
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Como dito, o mestrado é um curso de pós-graduação stricto sensu, ou seja, de conhecimento específico. Diferente da especialização, que contempla um conjunto geral de conhecimentos sobre a área, o mestrado irá focar em uma linha específica, de acordo com o interesse do aluno.
Ou seja, enquanto os cursos de especialização formam tecnicamente o aluno para melhor atuar na prática, o mestrado busca desenvolver no estudante a capacidade de pesquisar e solucionar problemas a partir de métodos.
Portanto, o mestrado em Direito é indicado para quem já atua ou conhece a área e deseja se aprimorar em uma linha de pesquisa. Durante o curso, o aluno não aprenderá questões práticas do dia a dia jurídico, mas irá desenvolver habilidades de investigação sistematizada de problemas jurídicos.
+ Saiba tudo sobre a faculdade de Direito
Um mestrado pode ser do tipo acadêmico ou profissional. Enquanto o mestrado acadêmico prepara o aluno para lecionar e se tornar um pesquisador, o objetivo do mestrado profissional é transmitir rapidamente conhecimento técnico-científico para atender as necessidades das empresas e do mercado.
Leia também:
+ Mestrado profissional ou acadêmico: qual fazer?
+ Existe mestrado online?
Ou seja, o mestrado acadêmico é mais focado na investigação de problemas teóricos e empíricos do Direito, sem ter um impacto prático que seja imediato. Já o mestrado profissional foca na investigação teórica e metodológica dos problemas referentes à prática jurídica, respondendo diretamente a conflitos que surgem durante a prática do Direito.
Essa divisão é recente no Direito e a maior parte das instituições de ensino oferece apenas o mestrado acadêmico. Contudo, a tendência é que se aumente a oferta desse curso na modalidade profissional para todas as áreas, inclusive a jurídica.
Ah, vale lembrar que tanto o mestrado acadêmico, quanto o profissional, podem ser cursados na modalidade a distância. É importante saber, porém, como é o funcionamento de um mestrado online. Para isso, dê uma olhada na matéria publicada pela Revista Quero para tirar todas as dúvidas sobre o assunto.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Na especialização stricto sensu em Direito, o aluno frequentará as disciplinas da grade curricular do curso e também irá desenvolver uma pesquisa científica que analisa e discute, de modo aprofundado, problemas jurídicos.
Esses problemas jurídicos são explorados, durante o curso com o suporte da análise de dados e diferentes argumentos. Por isso, a postura reflexiva é importante, além de uma alta carga de leitura e pesquisa.
Ou seja, além de assistir às aulas, o aluno do mestrado precisa se dedicar ao desenvolvimento de uma linha de pesquisa e à leitura de muitos textos e artigos.
O curso tem duração de dois anos e, ao final, o aluno deverá submeter sua pesquisa, realizada sob supervisão de um orientador, a uma banca avaliadora. Essa pesquisa é chamada de dissertação e, ao contrário da tese, não precisa ser inédita.
A grade curricular dessa especialização stricto sensu muda de acordo com a instituição de ensino, mas as mais comuns são:
O primeiro requisito para ingressar no mestrado em Direito é ter concluído uma graduação. Contudo, o curso não é exclusivo para formados no curso de Direito, podendo ingressar profissionais que tenham prévio conhecimento jurídico e sejam de áreas correlatas, como Administração, Ciências Políticas, Relações Internacionais, Sociologia, Antropologia, Filosofia e Jornalismo.
Importante dizer que, sem a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mesmo que tenha bacharelado, mestrado, ou qualquer outra pós-graduação em Direito, não é possível atuar como advogado.
Leia também:
+ É possível fazer mestrado depois do tecnólogo?
+ 15 ferramentas essenciais para quem faz mestrado
+ Direito: veja os assuntos que mais caem no Exame da OAB
O interessado também deverá definir qual a linha de pesquisa desenvolverá durante o mestrado em Direito e verificar quais instituições de ensino oferecem essa linha de pesquisa ou mais se adequem ao objetivo do aluno.
Após realizar sua inscrição via edital, normalmente o candidato deverá realizar uma prova escrita e terá seu projeto de pesquisa avaliado. Há também as etapas de análise de currículo e entrevista.
Além da atuação profissional, o currículo é analisado também com base em pesquisas acadêmicas desenvolvidas durante a graduação, iniciação científica, número de artigos escritos e participações em eventos como congressos acadêmicos.
Ainda, para ser bem classificado, o candidato precisa estudar muito bem o edital. Dessa forma ele poderá compreender o que a instituição espera de seus alunos e qual o perfil buscado.
É possível realizar a sua especialização stricto sensu em Direito em universidades privadas ou públicas. Nas privadas, o aluno precisa investir financeiramente em mensalidades ou, então, procurar por alternativas, como bolsas de estudo da própria instituição ou de plataformas parceiras, como o Quero Bolsa.
Já no caso de universidades públicas, existe a possibilidade de participar de programas de mestrado e doutorado gratuitos, os quais, ainda, disponibilizam aos pesquisadores uma bolsa-auxílio.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é um órgão do Ministério da Educação (MEC) que tem como função avaliar e coordenar as pós-graduações stricto sensu no Brasil. Além disso, o órgão também traz aos alunos possibilidades de bolsas de estudo para promover o acesso à produção científica. Entre as bolsas disponíveis, existem aquelas voltadas também para o mestrado em Direito.
As bolsas de mestrado da Capes possuem exigências variadas, dependendo de cada programa disponível. Os programas de mestrado e doutorado abertos podem ser conferidos diretamente no site da Capes.
Com o aumento dos cursos de mestrado nas instituições de ensino privadas, a oferta de bolsas de estudo tende a crescer. E você pode encontrar a sua aqui no Quero Bolsa. Aliás, a plataforma digital disponibiliza milhares de opções de pós-graduações em qualquer modalidade, como especializações, MBA e doutorado com descontos de até 80%.
Você pode procurar a melhor oportunidade de bolsa de estudo para o curso que vai mudar a sua vida. Basta procurar no botão abaixo, filtrar pela categoria desejada, e encontrar a pós-graduação ideal:
Além de mestrados, é possível encontrar pós-graduação voltada para especializações, MBA e doutorado. Confira algumas instituições de ensino que oferecem vagas em parceria com o Quero Bolsa: