Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Mestrado em Direito: mude sua carreira com essas dicas

* Texto escrito pelo colaborador Marcos Cardinalli

Se você atua no âmbito jurídico, seja como advogado ou concursado, mas deseja aprimorar seu conhecimento em uma linha específica da área, cursar o mestrado em Direito pode ser a sua melhor opção.

Além disso, o programa pode mudar o seu futuro e trazer o sucesso tão desejado - além de, claro, fazer com que você seja visto como uma referência profissional no mercado.

mestrado em direito formandos
Mestrado em Direito: saiba tudo sobre o curso e mude sua carreira

O mestrado é um tipo de pós-graduação stricto sensu, categoria essa onde também se encontram os cursos de doutorado. Se você quer entender qual é a diferença entre ambos, veja essa matéria publicada pela Revista Quero. Além dessa modalidade, também existem as pós-graduações lato sensu, que são as especializações e os programas de MBA

Você pode conferir as melhores opções de pós-graduações no botão a seguir:

Melhores pós-graduações


E se você quer mudar o seu futuro e aprofundar (muito!) os seus conhecimentos, conheça a seguir as principais características o curso de mestrado em Direito e todas as vantagens ele oferece. Com certeza esse curso mudará a sua carreira no campo jurídico.

Leia também:
10 pós-graduações mais procuradas em Direito
Por que fazer uma pós-graduação em Direito?

Por que fazer mestrado em Direito?

Como dito, o mestrado é um curso de pós-graduação stricto sensu, ou seja, de conhecimento específico. Diferente da especialização, que contempla um conjunto geral de conhecimentos sobre a área, o mestrado irá focar em uma linha específica, de acordo com o interesse do aluno.

Ou seja, enquanto os cursos de especialização formam tecnicamente o aluno para melhor atuar na prática, o mestrado busca desenvolver no estudante a capacidade de pesquisar e solucionar problemas a partir de métodos.

Portanto, o mestrado em Direito é indicado para quem já atua ou conhece a área e deseja se aprimorar em uma linha de pesquisa. Durante o curso, o aluno não aprenderá questões práticas do dia a dia jurídico, mas irá desenvolver habilidades de investigação sistematizada de problemas jurídicos.

Mestrado acadêmico ou profissional? Qual a diferença?

Um mestrado pode ser do tipo acadêmico ou profissional. Enquanto o mestrado acadêmico prepara o aluno para lecionar e se tornar um pesquisador, o objetivo do mestrado profissional é transmitir rapidamente conhecimento técnico-científico para atender as necessidades das empresas e do mercado.

Leia também:
Mestrado profissional ou acadêmico: qual fazer?
Existe mestrado online?

Ou seja, o mestrado acadêmico é mais focado na investigação de problemas teóricos e empíricos do Direito, sem ter um impacto prático que seja imediato. Já o mestrado profissional foca na investigação teórica e metodológica dos problemas referentes à prática jurídica, respondendo diretamente a conflitos que surgem durante a prática do Direito.

Essa divisão é recente no Direito e a maior parte das instituições de ensino oferece apenas o mestrado acadêmico. Contudo, a tendência é que se aumente a oferta desse curso na modalidade profissional para todas as áreas, inclusive a jurídica.

Ah, vale lembrar que tanto o mestrado acadêmico, quanto o profissional, podem ser cursados na modalidade a distância. É importante saber, porém, como é o funcionamento de um mestrado online. Para isso, dê uma olhada na matéria publicada pela Revista Quero para tirar todas as dúvidas sobre o assunto.

Como funciona o mestrado em Direito

Na especialização stricto sensu em Direito, o aluno frequentará as disciplinas da grade curricular do curso e também irá desenvolver uma pesquisa científica que analisa e discute, de modo aprofundado, problemas jurídicos.

Esses problemas jurídicos são explorados, durante o curso com o suporte da análise de dados e diferentes argumentos. Por isso, a postura reflexiva é importante, além de uma alta carga de leitura e pesquisa.

gif cachorro mestrado direito
Mude sua carreira para melhor com um mestrado em Direito

Ou seja, além de assistir às aulas, o aluno do mestrado precisa se dedicar ao desenvolvimento de uma linha de pesquisa e à leitura de muitos textos e artigos.

Qual a duração de um mestrado em Direito

O curso tem duração de dois anos e, ao final, o aluno deverá submeter sua pesquisa, realizada sob supervisão de um orientador, a uma banca avaliadora. Essa pesquisa é chamada de dissertação e, ao contrário da tese, não precisa ser inédita. 

Veja aqui qual é a diferença entre dissertação e mestrado. 

Qual é a grade curricular de um mestrado em Direito?

A grade curricular dessa especialização stricto sensu muda de acordo com a instituição de ensino, mas as mais comuns são:

  • Metodologia da Pesquisa Jurídica,
  • Filosofia do Direito,
  • Constitucionalismo Democrático,
  • Fundamentos Contemporâneos do Direito Público,
  • Teoria do Direito Privado Contemporâneo, entre outras.

As vantagens do mestrado em Direito

  • Título de mestre: quem conclui um mestrado recebe o título de mestre, o que concede inúmeros benefícios para a atuação profissional, por exemplo, o direito a um salário melhor e maior reconhecimento.


  • Conhecimento especializado: o mestre em Direito terá um conhecimento aprofundado e especializado na linha de pesquisa desenvolvida, tornando-se uma referência no mercado.


  • Diferencial competitivo: apesar de Direito ser uma das graduações mais procuradas do Brasil, o que aumenta a competitividade no mercado de trabalho, são poucos os operadores do Direito com curso de pós-graduação, especialmente o mestrado. Os que possuem o título ganham uma vantagem competitiva muito grande sobre os demais. Ou seja, ele será visto como um profissional diferenciado.


  • Possibilidade de promoção: apesar de muitos advogados trabalharem por conta própria, há profissionais que preferem atuar em empresas. Os que possuem mestrado em Direito têm chances maiores de serem promovidos.


  • Maior chance de passar em concurso público: o setor público representa uma ótima oportunidade para quem atua com Direito, entretanto, a competitividade é grande. Mas muitos concursos públicos possuem prova de título, ou seja, somam pontos extras aos candidatos com pós-graduação.

Como ingressar no curso

O primeiro requisito para ingressar no mestrado em Direito é ter concluído uma graduação. Contudo, o curso não é exclusivo para formados em Direito, podendo ingressar profissionais que tenham prévio conhecimento jurídico e sejam de áreas correlatas, como Administração, Ciências Políticas, Relações Internacionais, Sociologia, Antropologia, Filosofia e Jornalismo.

Importante dizer que, sem a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mesmo que tenha bacharelado, mestrado, ou qualquer outra pós-graduação em Direito, não é possível atuar como advogado.

Leia também:
É possível fazer mestrado depois do tecnólogo?
15 ferramentas essenciais para quem faz mestrado
Direito: veja os assuntos que mais caem no Exame da OAB

O interessado também deverá definir qual a linha de pesquisa desenvolverá durante o mestrado em Direito e verificar quais instituições de ensino oferecem essa linha de pesquisa ou mais se adequem ao objetivo do aluno.

Após realizar sua inscrição via edital, normalmente o candidato deverá realizar uma prova escrita e terá seu projeto de pesquisa avaliado. Há também as etapas de análise de currículo e entrevista.

Além da atuação profissional, o currículo é analisado também com base em pesquisas acadêmicas desenvolvidas durante a graduação, iniciação científica, número de artigos escritos e participações em eventos como congressos acadêmicos.

Ainda, para ser bem classificado, o candidato precisa estudar muito bem o edital. Dessa forma ele poderá compreender o que a instituição espera de seus alunos e qual o perfil buscado.

Bolsas da Capes para mestrado em Direito

É possível realizar a sua especialização stricto sensu em Direito em universidades privadas ou públicas. Nas privadas, o aluno precisa investir financeiramente em mensalidades ou, então, procurar por alternativas, como bolsas de estudo da própria instituição ou de plataformas parceiras, como o Quero Bolsa

Já no caso de universidades públicas, existe a possibilidade de participar de programas de mestrado e doutorado gratuitos, os quais, ainda, disponibilizam aos pesquisadores uma bolsa-auxílio. 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é um órgão do Ministério da Educação (MEC) que tem como função avaliar e coordenar as pós-graduações stricto sensu no Brasil. Além disso, o órgão também traz aos alunos possibilidades de bolsas de estudo para promover o acesso à produção científica. Entre as bolsas disponíveis, existem aquelas voltadas também para o mestrado em Direito

As bolsas de mestrado da Capes possuem exigências variadas, dependendo de cada programa disponível. Os programas de mestrado e doutorado abertos podem ser conferidos diretamente no site da Capes

Como conseguir uma bolsa de estudo para mestrado?

Com o aumento dos cursos de mestrado nas instituições de ensino privadas, a oferta de bolsas de estudo tende a crescer. E você pode encontrar a sua aqui no Quero Bolsa. Aliás, a plataforma digital disponibiliza milhares de opções de pós-graduações em qualquer modalidade, como especializações, MBA e doutorado com descontos de até 75%.

Você pode procurar a melhor oportunidade de bolsa de estudo para o curso que vai mudar a sua vida. Basta procurar no botão abaixo, filtrar pela categoria desejada, e encontrar a pós-graduação ideal:

Encontrar melhor bolsa para pós-graduação


Onde fazer a sua pós-graduação?

Além de mestrados, é possível encontrar pós-graduação voltada para especializações, MBA e doutorado. Confira algumas instituições de ensino que oferecem vagas em parceria com o Quero Bolsa:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54