Secretariado na UniAteneu

  • 39 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 49,98
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Como é o curso de Secretariado na UniAteneu?

O Secretariado é a ciência que se dedica ao estudo e à prática de atividades relacionadas à gestão de informações, comunicação e organização administrativa. Essa área engloba o desenvolvimento de habilidades em comunicação verbal e escrita, o domínio de ferramentas de escritório, o gerenciamento de agendas e a coordenação de eventos.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Gestão e Negócios

  • Duração: em média, 4 anos

O que você vai aprender?

  • Assessoria Executiva

  • Cerimonial E Protocolo

  • Comunicação Em Inglês

  • Comunicação Empresarial

Como é a faculdade UniAteneu

Resumo da faculdade

  • mais de 8.000 alunos matriculados
  • mais de 300 docentes
  • 57 cursos de graduação e 164 de pós-graduação
  • 85 unidades

Dúvidas mais frequentes

Na UniAteneu, os estudantes contam com o apoio no Núcleo de Apoio à Carreira, que auxilia na relação com o mercado de trabalho e possui mais de quatro mil vagas cadastradas por ano.

Além disso, a instituição mantém o Núcleo de Esportes, que une a educação ao esporte e possui um longo histórico de títulos regionais e nacionais.

O Secretariado é a área voltada para o desempenho de atividades administrativas e de suporte às empresas e clientes. O profissional desenvolve tarefas de organização, planejamento e suporte administrativo. Ele pode atuar em empresas privadas, públicas ou órgãos governamentais, prestando serviços de atendimento telefônico, digitação, arquivamento, organização de documentos, controle de informações, compilação de relatórios e outras funções administrativas.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Secretariado, como tecnológico, segue as normas gerais dos cursos tecnológicos e está dentro do eixo de Gestão e Negócios, com carga horária mínima de 1.600 horas.

Já como bacharelado, o curso de Secretariado segue suas próprias diretrizes. A grade curricular deve contemplar três eixos interligados de formação: Conteúdos Básicos, Conteúdos Específicos e Conteúdos Teórico-Práticos.

O eixo de Conteúdos Básicos engloba os estudos relacionados com as Ciências Sociais, com as Ciências Jurídicas, com as Ciências Econômicas e com as Ciências da Comunicação e da Informação.

Os Conteúdos Específicos são as técnicas de secretariado, da gestão secretarial, da administração e planejamento estratégico nas organizações públicas e privadas, de organização e métodos, de psicologia empresarial e de ética geral e profissional. Além disso, incluem o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e do aprofundamento da língua nacional.

Já no eixo de Conteúdos Teórico-Práticos se encontram os estudos em laboratórios informatizados, estágio e atividades complementares.

Entre as disciplinas mais comuns do curso de Secretariado estão:

  • Aplicativos de Informática em Escritórios;

  • Cerimonial e Regras de Protocolos;

  • Comunicação Empresarial;

  • Comunicação Escrita;

  • Contabilidade;

  • Direito Empresarial;

  • Economia e Mercado;

  • Empreendedorismo;

  • Estratégia Empresarial;

  • Introdução ao Marketing;

  • Introdução à Administração;

  • Legislação Trabalhista e Previdenciária;

  • Marketing Pessoal e Etiqueta;

  • Métodos Numéricos Aplicados à Gestão;

  • Organização de Eventos e Feiras;

  • Psicologia das Organizações;

  • Qualidade Aplicada às Organizações;

  • Recursos Humanos: Fundamentos e Processos;

  • Relações Interpessoais e Liderança;

  • Sistemas de Informações Gerenciais;

  • Técnicas de Secretariado;

  • Ética Nos Negócios.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Secretariado Executivo considerando os seguintes conteúdos:

  • Técnicas secretariais: Histórico da profissão, Regulamentação da profissão, Postura, Perfil, Ética profissional, Gerenciamento de rotinas, Organização de eventos, Cerimonial e protocolo, Etiqueta profissional e Recursos tecnológicos;

  • Gestão secretarial: Empreendedorismo, Processo de negociação, Assessoria executiva, Gestão da informação, Organização de eventos, Consultoria na área secretarial;

  • Comunicação organizacional: Red, competênciasação comercial e oficial em língua nacional, Domínios de expressão e comunicação interna e externa, Argumentação para os processos de negociação e expressões interpessoais e intergrupais, Redação comercial em língua inglesa;

  • Administração e planejamento estratégico: Conceitos e etapas do planejamento estratégico, Aspectos estruturais das organizações;

  • Psicologia empresarial: Relações de poder, cultura e clima organizacional; Relações inter e intrapessoais.

Quanto tempo dura o curso de Secretariado?

O curso de graduação em secretariado executivo geralmente tem uma duração média de três anos. Durante esse período, os alunos serão expostos a uma variedade de conceitos fundamentais, incluindo comunicação, gestão secretarial, legislação aplicada, noções de contabilidade, estatística, consultoria mercadológica, automação de escritórios e métodos de pesquisa.

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O Secretariado é a ciência que se dedica ao estudo e à prática de atividades relacionadas à gestão de informações, comunicação e organização administrativa. Essa área engloba o desenvolvimento de habilidades em comunicação verbal e escrita, o domínio de ferramentas de escritório, o gerenciamento de agendas e a coordenação de eventos.

O curso de Secretariado forma profissionais especializados nas práticas de assessoramento, englobando a organização de agenda e a automação de escritórios. As disciplinas do programa são compostas por temas de Gestão de Documentos e Arquivos e Comunicação Empresarial.

Além disso, conteúdos de Tecnologia da Informação também complementam o aprendizado, permitindo o contato dos alunos com softwares de escritório e sistemas de gestão.

A metodologia do curso de Secretariado combina aulas teóricas com atividades práticas, incorporando estudos de caso, simulações e estágios. Os conteúdos estimulam o desenvolvimento de habilidades de gestão de agendas e compromissos, organização de eventos corporativos, e coordenação de comunicações internas e externas em empresas.

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