O agente de combate às endemias é o profissional responsável por prevenir e controlar doenças transmitidas por vetores, como dengue, chikungunya e zika. Ele realiza visitas domiciliares e orienta à população sobre as medidas de contenção.
Seu papel é identificar e eliminar possíveis focos de doenças, realizando vistorias periódicas em residências, comércios e terrenos baldios. Além disso, ele é encarregado de conscientizar a população, atuando em campanhas de vacinação, mutirões de limpeza e ações educativas nas comunidades.
O agente também registra suas atividades em sistemas de vigilância para que as autoridades de saúde possam tomar decisões estratégicas, atuando como um elo entre o serviço público e a população.
O agente de combate às endemias, também conhecido como ACE, realiza a prevenção e o controle de doenças transmitidas por vetores, como dengue, zika, chikungunya e leishmaniose. Seu cotidiano envolve visitas domiciliares para identificar e eliminar focos de proliferação de mosquitos e outros vetores, orientando a população sobre medidas preventivas.
Além disso, o agente pode aplicar larvicidas e inseticidas em áreas de risco, fazer a coleta de amostras para análise e participar de campanhas de conscientização. Sua atuação é fundamental a redução de surtos de doenças infecciosas.
Caso você tenha dúvidas se essa profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional para Direito da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
O agente de combate às endemias pode atuar em órgãos públicos de saúde nas esferas municipal, estadual e federal, geralmente vinculado a secretarias de saúde ou fundações públicas.
Sua atuação é territorial, definida por bairros ou regiões. Além disso, pode ser alocado em unidades básicas de saúde, centros de vigilância epidemiológica ou equipes de saúde da família.
Em alguns casos, também pode atuar em ações emergenciais, como surtos de doenças transmitidas por vetores, ou em apoio a campanhas nacionais de prevenção.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar agente de combate às endemias, o profissional deve ser aprovado em um concurso público, realizando uma prova de nível médio ou fundamental, de acordo com a banca examinadora. Além disso, o profissional deve realizar um curso preparatório, que aborda as principais endemias e formas de combate.
Embora a formação de nível técnico ou superior não seja um requisito obrigatório, o profissional que deseja ingressar na carreira pode optar por um curso que aborde as principais questões referentes à saúde e controle de endemias. Entre as possibilidades, é possível mencionar a formação técnica em agente de combate às endemias. Já em nível superior, o estudante tem, como alternativa, a faculdade de Ciências Biológicas.
Se você deseja ingressar na graduação em Biologia, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar. No site, é possível encontrar descontos de até 80% para o curso. Confira as principais ofertas em sua região.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.