Logo Quero Bolsa

Alpinista industrial: tudo sobre a profissão

Aquele que realiza reparos e atividades de manutenção industrial em altitudes elevadas.

Seu trabalho é pautado por protocolos de segurança que regulamentam o trabalho em altura.

Ver bolsas de até 70%
As melhores Bolsas para o 2º Semestre

Sobre a profissão

O que faz um Alpinista industrial?

O alpinista industrial é o profissional responsável por realizar atividades de manutenção, limpeza, pintura e montagem de estruturas industriais em altitudes elevadas.

Seu objetivo é acessar ambientes onde a permanência é inviável ou limitada devido a altura, seguindo protocolos de segurança e técnicas de escalada industrial para manter-se alçado.

Na altitude, o profissional executa a limpeza e manutenção de fachadas, inspeção de torres e estruturas metálicas, pintura de grandes superfícies e montagem de equipamentos em locais elevados.

O profissional também pode ser acionado para realizar reparos em turbinas, plataformas e estruturas de usinas.

+ Encontre bolsas para o curso de Engenharia Industrial

Como atua um Alpinista industrial?

O alpinista industrial trabalha para realizar manutenções em grandes estruturas, mantendo-se alçado para limpar vidros, inspecionar estruturas metálicas, instalar componentes industriais, soldar em altura e aplicar revestimentos.

Durante a operação, o profissional utiliza equipamentos como cordas, cintos de segurança, capacetes, mosquetões e dispositivos de ancoragem, que permitem o movimento de subida e de deslocamento horizontal nas estruturas.

Após o término da atividade em altitude, o profissional checa os equipamentos utilizados, garantindo que estejam em condições adequadas para o próximo serviço.

Onde atua um Alpinista industrial?

O alpinista industrial pode atuar em indústrias que mantém estruturas de grande porte. As principais demandas se concentram no setor petroquímico, petrolífero, hidroelétrico, eólico e de telecomunicação e de construção civil.

Empresas especializadas em serviços de manutenção industrial e inspeção predial também contratam esses profissionais. Além disso, o alpinista pode ser requisitado por empresas de limpeza de fachadas, empresas de sinalização aérea e até em operações de instalação de estruturas em grandes eventos.

Por que ser um Alpinista industrial?

Fonte: MTE, Ministério do Trabalho e Educação.
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Como se tornar um Alpinista industrial?

Para atuar como alpinista industrial é necessário obter a certificação da Norma Regulamentadora NR-35, que trata da segurança no trabalho em altura.

Existem diferentes níveis de capacitação. O nível 1 é destinado a iniciantes e permite a realização de tarefas sob supervisão. Os níveis 2 e 3 são voltados para profissionais com experiência e que desejam assumir funções de liderança ou resgate em altura.

Além disso, é recomendado ter boa condição física e realizar exames médicos periódicos que atestem a aptidão para o trabalho.

Algumas empresas também exigem cursos complementares em segurança do trabalho, como primeiros socorros e resgate técnico.

Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de Engenharia Industrial em sua região.

Oportunidades para se tornar Alpinista industrial

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

As melhores Bolsas para o 2º Semestre

Vale a pena estudar para ter essa profissão?

Ser formado ou não... eis a questão?