Analista de tecnologia militar: tudo sobre a profissão
Aquele que oferece expertise técnica para o desenvolvimento e fiscalização de equipamentos militares.
Ele está vinculado ao Ministério da Defesa e atua em conformidade com padrões técnicos e regulamentações.


Sobre a profissão
O que faz um Analista de tecnologia militar?
O analista de tecnologia militar é o profissional responsável por desenvolver, supervisionar e avaliar tecnologias utilizadas em operações das Forças Armadas.
Ele atua diretamente na criação e manutenção de sistemas de armas, sensores, munições e equipamentos militares. Também está envolvido em estudos de fenômenos meteorológicos, controle de qualidade de produtos químicos e análise clínica e toxicológica de materiais utilizados no contexto militar.
Como atua um Analista de tecnologia militar?
O analista de tecnologia militar utiliza sua expertise técnica para apoiar a criação e manutenção de tecnologias militares. Seu papel é garantir que os materiais, substâncias e equipamentos utilizados estejam em conformidade com padrões técnicos e regulamentações.
Em sua rotina, o profissional planeja e executa testes de calibração e qualificação de equipamentos laboratoriais, supervisiona a validação de processos e métodos analíticos e dá suporte aos laboratórios de metrologia nas áreas física, química e biológica.
Ele também colabora na elaboração de protocolos técnicos, analisa dossiês de insumos e acompanha processos regulatórios.
Onde atua um Analista de tecnologia militar?
O analista de tecnologia militar atua em organizações vinculadas ao Ministério da Defesa, como o Exército, a Marinha ou a Aeronáutica, além de centros de pesquisa e desenvolvimento militar.
Os profissionais podem ser lotados para laboratórios de controle de qualidade, centros de metrologia, unidades de produção ou manutenção de equipamentos militares, bases de logística, arsenais e departamentos técnicos voltados à modernização e inovação tecnológica das Forças Armadas.
Por que ser um Analista de tecnologia militar?
Como se tornar um Analista de tecnologia militar?
Para atuar como analista de tecnologia militar, é preciso concluir a graduação em Química ou Química Industrial em uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC, obter o registro no Conselho Regional de Química (CRQ) e ser aprovado em um concurso público.
O conhecimento intermediário da língua inglesa também pode ser um requisito para a função, especialmente para a leitura e interpretação de documentos técnicos internacionais.
Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de Química em sua região.
Oportunidades para se tornar Analista de tecnologia militar
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Vale a pena estudar para ter essa profissão?
Ser formado ou não... eis a questão?