Auditor: tudo sobre a profissão

Aquele que analisa as atividades contábeis e fiscais de uma empresa

Profissional é essencial para garantir a lisura das atividades da empresa e o cumprimento da legislação fiscal

auditor

Sobre a profissão

O auditor é o profissional que analisa com profundidade todos os processos da empresa, principalmente os que envolvem questões financeiras, contábeis e fiscais, para garantir que estejam em conformidade com a legislação. 

Entre suas funções, está também a de assegurar o cumprimento devido de regras e normas, buscando otimizar os processos e solucionar irregularidades.

Em seu trabalho, o auditor analisa documentos, processos, informações, buscando coletar dados e fazer avaliações de possíveis problemas. Dentro das empresas, seu trabalho é fazer essa avaliação minuciosa para propor soluções e garantir o cumprimento das normas legais, principalmente as que dizem respeito ao pagamento de tributos e à organização financeira da instituição. Trata-se de um trabalho bastante estratégico para as empresas, indústrias e organizações, uma vez que essa análise também pode ajudar a melhorar a saúde das finanças.

As empresas podem contar com o trabalho de um funcionário que ocupe o cargo de auditor, e as de grande porte também são obrigadas por lei a passar por uma avaliação de um auditor externo ao menos uma vez por ano, para garantir que não há problemas ou irregularidades nos processos.

O salário médio de um auditor no país é de R$ 4.413,46, de acordo com dados de 2021 do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

O auditor pode atuar em empresas e indústrias de qualquer setor, e também no setor público, nos órgãos competentes relacionados.

Por que ser um Auditor?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Auditor

    Como se tornar um Auditor?

    Para se tornar auditor, é necessário graduar-se no curso de Ciências Contábeis, obter o registro profissional no Conselho da área e buscar experiência em auditoria, por meio de vagas em processos seletivos regulares.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Exatas e Informática

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.