Auxiliar de CPD: tudo sobre a profissão
Aquele que oferece suporte técnico e preza pelo funcionamento de redes e sistemas de informática
O profissional é demandado em diferentes ambientes que utilizam princípios e ferramentas de tecnologia da informação.


Sobre a profissão
O que faz um Auxiliar de CPD?
O auxiliar de CPD (Centro de Processamento de Dados) é o profissional responsável pela infraestrutura de TI e os sistemas de informática dentro de uma empresa.
Seu objetivo é garantir que os servidores, computadores e sistemas de rede estejam operacionais, auxiliando na instalação, configuração e monitoramento de equipamentos.
Ele presta suporte a usuários internos, instala softwares e sistemas operacionais, realiza backups e executa varreduras de segurança, como antivírus e atualizações.
Além disso, o auxiliar de CPD pode ser responsável pelo controle de acessos aos sistemas e pela organização de arquivos digitais e físicos.
+ Veja bolsas de estudo para o curso de Ciência da Computação
Como atua um Auxiliar de CPD?
O auxiliar de CPD presta suporte técnico diariamente, realizando manutenções e instalando sistemas de TI em empresas.
Ele monitora os servidores e equipamentos de rede, resolve problemas relacionados a falhas de software e hardware, e configura novos sistemas e equipamentos.
Além disso, ele é responsável por garantir a segurança dos dados, implementando e verificando backups, atualizações de sistemas e softwares de segurança, como antivírus.
O auxiliar de CPD também pode colaborar com a equipe de TI na elaboração de relatórios sobre o desempenho dos sistemas e na criação de procedimentos internos para otimizar o uso de recursos tecnológicos.
Quando identifica algum problema técnico, o auxiliar de CPD está de prontidão para atender aos usuários, diagnosticar falhas e corrigi-las, seja por meio de suporte remoto ou presencial.
Caso você tenha dúvidas se essa profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Onde atua um Auxiliar de CPD?
O auxiliar de CPD pode atuar em organizações que utilizam sistemas de tecnologia da informação. Isso inclui: empresas, startups, grandes corporações, instituições de ensino, hospitais e órgãos governamentais.
Ele integra departamentos de TI e informática, com a função de dar suporte ao time de tecnologia e garantir que todos os sistemas estejam em pleno funcionamento.
Esse profissional também pode prestar consultorias de TI, garantindo suporte e manutenção para pequenas, médias e grandes empresas.
Por que ser um Auxiliar de CPD?
Como se tornar um Auxiliar de CPD?
Para se tornar um Auxiliar de CPD, é necessário concluir um curso superior em Ciência da Computação, Tecnologia da Informação ou áreas afins.
Adquirir conhecimentos sólidos em sistemas operacionais, redes de computadores, hardware e software, bem como desenvolver habilidades em solução de problemas e comunicação técnica também é uma exigência.
Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de Ciência da Computação em sua região.
Oportunidades para se tornar Auxiliar de CPD
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Vale a pena estudar para ter essa profissão?
Ser formado ou não... eis a questão?