Logo Quero Bolsa

Baterista: tudo sobre a profissão

O responsável pela cadência rítmica musical

O profissional pode compor bandas, ministrar aulas e participar de gravações em estúdio.

Ver bolsas de até 83%
Action Médio

Sobre a profissão

O que faz um Baterista?

O baterista é o músico responsável pela parte rítmica de um conjunto. Ele utiliza tambores, pratos e outras ferramentas de percussão para cadenciar as canções. Sua atuação varia de acordo com cada estilo musical, englobando desde o jazz e o rock até o samba e a música eletrônica.


O papel do profissional vai além do suporte rítmico, envolvendo também a construção de ambientes sonoros que realçam a emoção e a mensagem das composições.


+ Veja bolsas de estudo para o curso de Música

Como atua um Baterista?

Na prática, o baterista constrói o alicerce musical para a performance da banda, fornecendo não apenas o suporte rítmico, mas também influenciando a cadência e a energia da música.


Sua rotina pode englobar apresentações ao vivo, gravações em estúdio e, em alguns casos, ministração de aulas em escolas de música ou cursos on-line.

 

Caso você tenha dúvidas se essa profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

Onde atua um Baterista?

O baterista pode atuar em apresentações ao vivo em bares, clubes e grandes festivais, além de estúdios de gravação e escolas de música.


A presença do baterista é requisitada em uma profusão de gêneros musicais. Além disso, a evolução tecnológica e a popularização de softwares também criaram novas frentes de trabalho, como a produção de loops de bateria e samples para uso em produções musicais digitais.


Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um músico.

Por que ser um Baterista?

Fonte: MTE, Ministério do Trabalho e Educação.
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Como se tornar um Baterista?

O caminho para se tornar um baterista tem início com a aprendizagem formal, que pode ser estimulada em aulas particulares, estudos autodidata ou formação acadêmica em conservatórios. 

A exposição a diferentes estilos musicais e a prática constante são elementos chave para o desenvolvimento das habilidades da sensibilidade musical. Além da técnica, a compreensão teórica da música, como leitura de partituras e estudos de harmonia, enriquece o repertório do baterista, permitindo uma maior fluidez e versatilidade em suas atuações.

Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de Música em sua região.

Oportunidades para se tornar Baterista

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Action Médio

Vale a pena estudar para ter essa profissão?

Ser formado ou não... eis a questão?