logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Cabo da marinha: tudo sobre a profissão

Aquele que comanda esquadras dentro dos Corpos da Marinha. Os cabos compõem a primeira graduação dos Corpo de Fuzileiros Navais e do Corpo Auxiliar de Praças
cabo da marinha

Sobre a profissão

Como nas demais carreiras das Forças Armadas, o cabo da Marinha é a primeira graduação dos praças: o praça ingressa na Marinha como marinheiro e a partir daí pode evoluir para cabo.


Na Marinha, os cabos podem atuar no Corpo de Fuzileiros Navais e no Corpo da Armada, com funções operacionais. No primeiro, ele atua comandando as esquadras de tiro, unidades menores compostas pelo cabo e por alguns marinheiros; no segundo, o trabalho do cabo está mais focado na especialização em determinados serviços relacionados ao preparo e à aplicação do poder naval, como reparos, mecânica, eletrônica etc.

O cabo da Marinha, em tempos de paz, pode atuar comandando unidades militares pequenas de cerca de três marinheiros em missões, se trabalhar no Corpo de Fuzileiros Navais, ou desempenhando serviços relacionados ao preparos dos navios e da força naval, se trabalhar no Corpo da Armada. 

Em ambos os casos, podem atuar em terra ou embarcados, a depender das necessidades e das instruções dos sargentos. Em tempos de guerra, os cabos são alocados como chefias de marinheiros, subordinados aos sargentos, nas missões relacionadas à defesa das fronteiras marítimas do país.

O salário médio de um cabo da Marinha no país é de R$ 3.693,00, de acordo com dados do portal de recrutamento Glassdoor.

O cabo atua a nível operacional tanto em terra quanto embarcado no mar, a depender da missão desempenhada e da unidade militar à qual foi designado.

Por que ser um Cabo da marinha?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Cabo da marinha

    Como se tornar um Cabo da marinha?

    Para se tornar cabo da Marinha, é necessário ser aprovado nos concursos para integrar o círculo dos praças da Marinha, como o concurso do Corpo Auxiliar de Praças (CAP). Uma vez ingressando no círculo dos praças como marinheiro, é possível realizar os concursos internos e ser promovido a cabo.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.