Como nas demais carreiras das Forças Armadas, o cabo da Marinha é a primeira graduação dos praças: o praça ingressa na Marinha como marinheiro e a partir daí pode evoluir para cabo.
Na Marinha, os cabos podem atuar no Corpo de Fuzileiros Navais e no Corpo da Armada, com funções operacionais. No primeiro, ele atua comandando as esquadras de tiro, unidades menores compostas pelo cabo e por alguns marinheiros; no segundo, o trabalho do cabo está mais focado na especialização em determinados serviços relacionados ao preparo e à aplicação do poder naval, como reparos, mecânica, eletrônica etc.
O cabo da Marinha, em tempos de paz, pode atuar comandando unidades militares pequenas de cerca de três marinheiros em missões, se trabalhar no Corpo de Fuzileiros Navais, ou desempenhando serviços relacionados ao preparos dos navios e da força naval, se trabalhar no Corpo da Armada.
Em ambos os casos, podem atuar em terra ou embarcados, a depender das necessidades e das instruções dos sargentos. Em tempos de guerra, os cabos são alocados como chefias de marinheiros, subordinados aos sargentos, nas missões relacionadas à defesa das fronteiras marítimas do país.
O salário médio de um cabo da Marinha no país é de R$ 3.693,00, de acordo com dados do portal de recrutamento Glassdoor.
O cabo atua a nível operacional tanto em terra quanto embarcado no mar, a depender da missão desempenhada e da unidade militar à qual foi designado.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar cabo da Marinha, é necessário ser aprovado nos concursos para integrar o círculo dos praças da Marinha, como o concurso do Corpo Auxiliar de Praças (CAP). Uma vez ingressando no círculo dos praças como marinheiro, é possível realizar os concursos internos e ser promovido a cabo.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.