logo
Como funciona
  1. Busque seu curso

    Compare preços e escolha o curso que cabe no seu bolso


  2. Garanta sua bolsa

    Um super desconto que vale até o final do seu curso


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade


Comprador: tudo sobre a profissão

Aquele que realiza todo o processo de cotação e compras de uma empresa

Profissional é essencial para garantir que a aquisição de produtos, materiais e insumos pela empresa seja feita de forma estratégica

comprador

Sobre a profissão

O comprador é um funcionário essencial para empresas e indústrias, uma vez que é responsável por comprar equipamentos, materiais, insumos e matérias-primas de quaisquer tipos para garantir o pleno funcionamento da produção da empresa ou da indústria em que trabalha.

Ele é responsável por cotar os materiais, requisitar as compras e acompanhar seu processo de entrega, levando sempre em conta o custo-benefício das compras e a garantia da qualidade dos materiais. Além disso, o comprador serve como ponte entre a empresa ou indústria em que trabalha e os fornecedores, buscando negociações que sejam vantajosas. 

O comprador, em seu dia a dia, faz a análise das compras necessárias para a empresa, considerando melhor custo-benefício e qualidade dos materiais comprados, além de verificar os estoques, e se há desperdício desses insumos. Ele também deve ter sempre em mente o consumidor final, considerando que os materiais utilizados comporão os produtos que serão comprados pelos clientes. Tudo isso significa que o comprador deve ter uma visão estratégica das necessidades da empresa e dos clientes.

Além disso, o comprador busca desenvolver parcerias e buscar novos fornecedores, o que demanda grandes habilidades de negociação e relacionamentos. O comprador deve garantir que esses fornecedores sejam adequadamente qualificados para as necessidades de sua empresa ou indústria, e que as entregas sejam realizadas da forma adequada.

O salário médio de um comprador no país é de R$ 3.237,46, de acordo com dados de 2021 do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

O comprador pode atuar em qualquer indústria ou empresa, individualmente ou no setor de compras.

Por que ser um Comprador?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Comprador

    Como se tornar um Comprador?

    Para se tornar um comprador, é possível realizar a graduação em uma das áreas correlatas e buscar emprego na área por meio de processos seletivos regulares. Além disso, experiência com tarefas administrativas de escritórios ou indústrias podem ser relevantes para alcançar essa posição. Uma outra possibilidade é complementar a graduação com um curso de pós-graduação na área de compras.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.