logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Coronel da polícia militar: tudo sobre a profissão

Aquele que detém a patente mais alta da Polícia Militar. O coronel é o comandante geral da PM dentro do estado em que atua
coronel da polícia militar

Sobre a profissão

O coronel da Polícia Militar é o comandante-geral da corporação da Polícia Militar dentro dos estados, sendo subordinado ao governador desse mesmo estado. Ele compõe o quadro de oficiais de alta patente e trabalha coordenando as ações administrativas e operacionais de toda a força policial do estado.

Sob sua responsabilidade está, além do comando geral, o Estado Maior, órgão composto por oficiais de alta patente e outros cargos técnicos que assessoram a tomada de decisões.

O coronel da Polícia Militar atua de forma estratégica e burocrática, coordenando as ações dos batalhões e das unidades militarizadas responsáveis pela segurança pública do país. A ele estão subordinadas as diretorias que gerenciam administrativamente os recursos da PM, como as diretorias de Logística, Inteligência, Comunicação, entre outras.

Além disso, o coronel comanda o Estado Maior, órgão composto por mais oficiais de patente elevada que o assessoram no cumprimento das leis e na tomada de decisões estratégicas. Ele se reporta diretamente ao governador do estado e é responsável por todas as decisões relacionadas à atuação policial (e também aos desdobramentos sociais delas).

O salário inicial de um coronel da Polícia Militar no estado de São Paulo é de R$ 14.253,09, de acordo com dados de 2022 da Secretaria de Orçamento e Gestão do estado.

O coronel da Polícia Militar exerce funções estratégicas e administrativas, estando alocado no escritório da corporação.

Por que ser um Coronel da polícia militar?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Coronel da polícia militar

    Como se tornar um Coronel da polícia militar?

    Para se tornar coronel da Polícia Militar, é necessário ingressar na corporação por meio do concurso público estadual para integrar o quadro de oficiais da PM, que costuma exigir formação de nível superior.

    Os formandos ingressam na PM como subtenentes, e para chegar ao mais alto nível da corporação é necessário passar pelos processos seletivos internos. Antes de chegar a coronel, o oficial passa pelos postos de segundo tenente, primeiro tenente, capitão, major e tenente coronel. 

    Para ser promovido a coronel, o major ou tenente coronel deve ser escolhido pelo governador para ocupar esse posto.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.