Um cuidador de idosos é a pessoa responsável por ajudar nos cuidados de uma pessoa idosa, geralmente contratado por uma família que não tem tempo ou condições de se dedicar a cuidar de um parente idoso. O cuidador de idosos irá acompanhar o idoso em toda a sua rotina, muitas vezes precisando passar a noite no trabalho. Essas condições dependem do acordo feito com os contratantes.
A função do cuidador de idosos é ajudar com necessidades básicas do indivíduo cuidado, como higiene, alimentação, companhia e remédios. O cuidador de idosos deverá dar banho, trocar fralda, trocar roupa, ajudar nos momentos de alimentação, auxiliar com os remédios, fazer companhia, entre outras atividades.
A rotina de trabalho do cuidador de idosos se baseia em auxiliar o idoso em seu dia a dia como nas refeições, nos banhos, nas horas de distração e na administração dos remédios. Para desempenhar essas atividades, o profissional apresenta um salário médio em torno de R$1.000,00. Atualmente, com o envelhecimento da população, o mercado de trabalho tem se mostrado em expansão.
O cuidador de idosos geralmente é contratado por uma família que precisa de um profissional para se dedicar aos cuidados de um ente idoso. Contudo, o cuidador de idosos também pode trabalhar em asilos e casas de repouso. O profissional que opta pela graduação em Gerontologia poderá, ainda, atuar com assistência social, ajudando idosos a enfrentar preconceitos e a lidar com a velhice, além de auxiliar pessoas que sofrem maus-tratos.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para ser um cuidador de idosos, não é necessário possuir diploma, apesar de existirem cursos profissionalizantes que ajudem o profissional em conhecimentos importantes sobre a velhice e o cuidado com pessoas idosas. Contudo, é necessário que o cuidador de idosos seja uma pessoa paciente, amorosa, responsável, resiliente e prestativa e que goste de ajudar. Conhecimentos em primeiros socorros podem ser um diferencial para o profissional.
Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Gerontologia, por exemplo, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.