Informações

Cuidador de idosos

Para ser cuidador de idosos, é necessário ser uma pessoa paciente, resiliente, prestativa e amorosa

O que faz um cuidador de idosos

Um cuidador de idosos é a pessoa responsável por ajudar nos cuidados de uma pessoa idosa, geralmente contratado por uma família que não tem tempo ou condições de se dedicar a cuidar de um parente idoso. O cuidador de idosos irá acompanhar o idoso em toda a sua rotina, muitas vezes precisando passar a noite no trabalho. Essas condições dependem do acordo feito com os contratantes.

A função do cuidador de idosos é ajudar com necessidades básicas do indivíduo cuidado, como higiene, alimentação, companhia e remédios. O cuidador de idosos deverá dar banho, trocar fralda, trocar roupa, ajudar nos momentos de alimentação, auxiliar com os remédios, fazer companhia, entre outras atividades.

Como se tornar um cuidador de idosos

Para ser um cuidador de idosos, não é necessário possuir diploma, apesar de existirem cursos profissionalizantes que ajudem o profissional em conhecimentos importantes sobre a velhice e o cuidado com pessoas idosas. Contudo, é necessário que o cuidador de idosos seja uma pessoa paciente, amorosa, responsável, resiliente e prestativa e que goste de ajudar. Conhecimentos em primeiros socorros podem ser um diferencial para o profissional.

Para quem deseja se desenvolver na profissão, existe ainda a possibilidade de cursar a graduação de Gerontologia.

Áreas de atuação

O cuidador de idosos geralmente é contratado por uma família que precisa de um profissional para se dedicar aos cuidados de um ente idoso. Contudo, o cuidador de idosos também pode trabalhar em asilos e casas de repouso. O profissional que opta pela graduação em Gerontologia poderá, ainda, atuar com assistência social, ajudando idosos a enfrentar preconceitos e a lidar com a velhice, além de auxiliar pessoas que sofrem maus-tratos.