ProfissõesAdministração: veja métodos e técnicas de gerenciamento de projetos
Por João Vitor Marcondes em 16/09/2024
Confira os métodos e as técnicas de gerenciamento de projetos na área administrativa. Saiba a ligação das áreas na Revista Quero.
Profissional que trabalha com relacionamento com cliente
Aquele que busca fidelizar e compreender necessidades do cliente

Um Customer Success (CS), ou profissional de sucesso do cliente, é responsável por garantir que os clientes tenham uma experiência positiva com um produto ou serviço, atingindo os resultados esperados com o uso da solução oferecida pela empresa. Seu principal objetivo é aumentar a satisfação, a retenção e o valor do cliente ao longo do tempo.
Veja como esse profissional atua no dia a dia:
Recebe o cliente logo após a venda e orienta sobre como usar o produto ou serviço. Nessa etapa, o objetivo é garantir uma boa primeira experiência, evitando frustrações e dúvidas iniciais.
Monitora o uso da solução e entra em contato com o cliente de forma regular, propondo melhorias, oferecendo dicas e resolvendo problemas antes que eles virem motivo de cancelamento. Também pode agendar reuniões periódicas (checkpoints).
Cria ou envia conteúdos como tutoriais, vídeos, webinars ou e-mails com boas práticas, ajudando o cliente a explorar melhor a ferramenta ou serviço contratado.
Usa métricas como:
Age como um consultor: escuta o cliente, entende suas dores e leva suas demandas para outras áreas da empresa (como produto, vendas ou marketing). Muitas vezes, também identifica oportunidades de expansão de contrato (upsell ou cross-sell).
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
A área de atuação de um Customer Success (CS) está diretamente ligada à experiência e retenção de clientes, e pode variar de acordo com o segmento da empresa. No geral, esse profissional atua em empresas que oferecem produtos ou serviços com foco na continuidade do relacionamento com o cliente, especialmente no modelo de assinatura, software (SaaS) ou serviços recorrentes.
É o setor mais comum para profissionais de CS. Atuam com softwares de gestão, marketing, vendas, RH, CRM, entre outros. O objetivo é garantir que o cliente utilize a tecnologia de forma eficiente e renove o contrato.
CS é uma área essencial em startups com foco no crescimento e escalabilidade. Os profissionais ajudam a consolidar a base de clientes e a evitar cancelamentos (churn).
CS auxilia alunos ou escolas a aproveitarem melhor as plataformas educacionais, mantendo o engajamento ao longo dos cursos ou serviços contratados.
Ajuda a personalizar a experiência, aumentar o valor percebido e reduzir desistências de assinatura.
Em empresas que prestam serviços contínuos para outras empresas, o CS garante que os contratos entreguem valor e que os clientes fiquem satisfeitos com os resultados.
Além disso, profissionais de Customer Success também podem atuar em áreas internas, como:
Mostrando 0 em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Para se tornar um Customer Success (CS), não existe uma formação única obrigatória, mas há caminhos que ajudam bastante a ingressar e crescer na área. Veja os principais passos:
Não é obrigatório ter uma graduação específica, mas cursos como:
Um profissional de CS precisa ter um perfil comunicativo, empático e orientado a resultados. É importante desenvolver:
Existem diversos cursos que ajudam a se preparar para a área, inclusive gratuitos e online. Alguns temas relevantes:
Começar em áreas como suporte, atendimento, vendas ou sucesso do cliente júnior ajuda a desenvolver o olhar para a jornada do cliente. Também é possível começar em empresas menores e ganhar bagagem para oportunidades maiores.
Customer Success é uma área em constante evolução. Participar de eventos, comunidades online e acompanhar especialistas da área pode fazer diferença.
Veja também: O Guia de Profissões da Quero Bolsa! São mais de 1000 páginas sobre as diversas possibilidades profissionais do mercado de trabalho. Sobre a área, você poderá conferir detalhes sobre as profissões de: gestor comercial, representante comercial e outras profissões.

Ser formado ou não... eis a questão?
ProfissõesPor João Vitor Marcondes em 16/09/2024
Confira os métodos e as técnicas de gerenciamento de projetos na área administrativa. Saiba a ligação das áreas na Revista Quero.
ProfissõesPor João Vitor Marcondes em 12/09/2024
Tudo o que você precisa saber sobre Anotação de Reuniões. Veja um exemplo, importância e diferenciais da ação na Revista Quero.
ProfissõesPor João Vitor Marcondes em 06/09/2024
Veja cálculos e ferramentas de profissionais da área da Administração e Ciências Contábeis. Confira os detalhes na Revista Quero.