Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Customer success: tudo sobre a profissão

Profissional que trabalha com relacionamento com cliente. Aquele que busca fidelizar e compreender necessidades do cliente
customer success

Sobre a profissão

O profissional em Customer Success, geralmente chamado de agente ou de analista de Customer Success, atua com estratégias para manter os clientes satisfeitos com sua empresa e, consequentemente, continuar com o fluxo de comprar para as pessoas que conhecem e adquiriram algum produto/serviço da empresa em questão.  


A área de Customer Success promove ações que supram as necessidades dos clientes. Uma das características é a antecipação para ter as respostas e devolutivas em casos de percalços ou novas demandas dos clientes. Estando um passo à frente, o profissional poderá trazer as respostas ou soluções prontamente para ter mais chances de continuar com o cliente ativo/satisfeito.


O profissional poderá traçar estratégias para o cliente comprar mais produtos/serviços que já foram adquiridos por ele, que é o caso do Up-Sell, ou poderá oferecer serviços/produtos adicionais que podem ser complementos para a primeira aquisição feita pelo cliente da empresa do customer success – neste caso, o Cross-Sell.  


Cenários de feedbacks, suporte, engajamento, processo de cobrança e pagamento e, como principal ponto, a retenção do cliente são situações possíveis de execução por parte do customer success.


Veja também: O curso possui proximidade com os conhecimentos da área de Vendas e Gestão Comercial. No site da Quero Bolsa, você confere a página do curso e ofertas em diversas formações, principalmente, em cursos técnicos e cursos livres na área de Vendas.


Os cursos técnicos apresentam diversas modalidades ao estudante, – presencial, semipresencial e a distância (EaD) -, além de vários tipos de período para formação: até seis meses, entre um e dois anos e, majoritariamente, entre 7 e 12 meses para conclusão. Por outro lado, os cursos livres/profissionalizantes são mais enxutos e duram, em geral, até um ano para formação. 

O profissional poderá trabalhar com ações que visam a redução de desligamentos, a minimização da rotatividade e de cancelamentos dos clientes. A estratégicas de informações sobre o produto/serviço e como se encaixa perante o mercado atualizado, o envio de materiais explicativos e presentes para os clientes mais fiéis à empresa são atribuições possíveis ao trabalhador da área de customer success.


Em outras palavras, o profissional que atua com Customer Success terá atitudes educacionais, principalmente sobre as possibilidades e importância do serviço/produto adquirido, junto ao cliente. 


Além disso, há possibilidade de atuações com o acompanhamento da compra do cliente para que o profissional de customer success, e a empresas consequentemente, assegurem a melhor solução e a satisfação do cliente. Posteriormente, o profissional atuará na permanência e do vínculo do cliente com a empresa – seja com a compra de novos produtos/serviços ou de aquisições que agreguem ao primeiro contato. 


Vale destacar que o profissional trabalhará com métricas sobre a permanência, satisfação, rotatividade de clientes. Portanto, o dia a dia da pessoa da área poderá envolver ferramentas que quantificam os itens acima e ferramentas tecnológicas, como: computadores, softwares, sistemas operacionais e demais recursos eletrônicos.


Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.


Veja também: Profissões que também atuam na área comercial na Quero Bolsa. Assistente comercialgestor comercial e representante comercial são três exemplos de carreiras profissionais na área.

O profissional da área de Customer Success poderá atuar em diversas áreas de atuação. As empresas de tecnologia e startups são os principais exemplos de atuação para este profissional. 

Como a manutenção do relacionamento e suprir as necessidades do cliente são ações primárias para quem trabalha com customer service, o profissional poderá trabalhar em quaisquer empresas que queiram quantificar e qualificar suas ações junto ao público que consome o produto e serviço da marca.

De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio nacional de um profissional de Customer Success é de R$2.600,00 no Brasil. Ainda segundo a plataforma, o maior salário de Customer Success no Brasil é de R$5.294,00 por mês.

Se você gostaria de se profissionalizar na área comercial e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Gestão Comercial, veja as ofertas disponíveis no Quero Bolsa.

Por que ser um Customer success?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Customer success?

    A área de Customer Success disponibiliza cursos de graduação, especialização e cursos livres para as pessoas interessadas nesta área. Vale destacar que a nomenclatura dos cursos poderá sofrer alterações de acordo com a ênfase e o conteúdo programático disponibilizado pela instituição de ensino. 

    Por exemplo, é possível que os cursos de Customer Service, Customer Experience, Gestão de Mudanças e Gestão de Clientes tenham disciplinas e propósitos semelhantes. Além disso, há possibilidade da formação em Customer Success em áreas de conhecimento específicas, como Marketing e Customer Experience e Customer Experience em Turismo.

    A grade curricular do curso de Customer Success pode variar de acordo com a instituição de ensino. Entretanto, veja algumas disciplinas que podem figurar durante a formação nesta área.

    • Pensamento Estratégico

    • Branding

    • CRM (Customer Relationship Management)

    • Customer Service

    • Branding

    • E-Commerce e Comunicação Digital

    • Up-Sell e Cross-Sell

    • Métodos de Pesquisa de Marketing (B2B e B2C)

    • Gerenciamento de contas

    • Net Promoter Score (NPS) e Lifetime Value (LTV)

    Caso você tenha dúvidas sobre os cursos ou profissões nesta área, faça o seu questionamento na Comunidade Quero. A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da Comunidade com as dúvidas sobre o curso.

    Veja também: O Guia de Profissões da Quero Bolsa! São mais de 300 páginas sobre as diversas possibilidades profissionais do mercado de trabalho. Sobre a área, você poderá conferir detalhes sobre as profissões de: gestor comercial, representante comercial e outras profissões.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.