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Customer success: tudo sobre a profissão

Profissional que trabalha com relacionamento com cliente

Aquele que busca fidelizar e compreender necessidades do cliente

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Sobre a profissão

O que faz um Customer success?

Um Customer Success (CS), ou profissional de sucesso do cliente, é responsável por garantir que os clientes tenham uma experiência positiva com um produto ou serviço, atingindo os resultados esperados com o uso da solução oferecida pela empresa. Seu principal objetivo é aumentar a satisfação, a retenção e o valor do cliente ao longo do tempo.

Principais atividades de um Customer Success:

  • Acompanhar a jornada do cliente: desde o início do relacionamento (pós-venda) até o uso contínuo do produto, ajudando o cliente a obter o máximo valor.
  • Educar e orientar o cliente: oferecendo treinamentos, suporte proativo e materiais educativos para que o cliente use o produto com eficiência.
  • Identificar riscos de cancelamento: analisando sinais de insatisfação ou queda no uso da solução, atuando antes que o cliente abandone o serviço.
  • Atuar como ponte entre cliente e empresa: coletando feedbacks, sugerindo melhorias e alinhando expectativas com as áreas de produto, marketing e vendas.
  • Trabalhar com métricas: como churn (taxa de cancelamento), NPS (Net Promoter Score), LTV (valor do tempo de vida do cliente) e engajamento.

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Como atua um Customer success?

Veja como esse profissional atua no dia a dia:

1. Onboarding (entrada do cliente)

Recebe o cliente logo após a venda e orienta sobre como usar o produto ou serviço. Nessa etapa, o objetivo é garantir uma boa primeira experiência, evitando frustrações e dúvidas iniciais.

2. Acompanhamento contínuo

Monitora o uso da solução e entra em contato com o cliente de forma regular, propondo melhorias, oferecendo dicas e resolvendo problemas antes que eles virem motivo de cancelamento. Também pode agendar reuniões periódicas (checkpoints).

3. Educação e capacitação

Cria ou envia conteúdos como tutoriais, vídeos, webinars ou e-mails com boas práticas, ajudando o cliente a explorar melhor a ferramenta ou serviço contratado.


4. Análise de dados

Usa métricas como:

  • Engajamento
  • NPS (satisfação)
  • Churn (cancelamentos)
  • Tempo de uso ou sucesso em etapas do funil
  • para entender o comportamento dos clientes e planejar ações personalizadas.

5. Gestão de relacionamento

Age como um consultor: escuta o cliente, entende suas dores e leva suas demandas para outras áreas da empresa (como produto, vendas ou marketing). Muitas vezes, também identifica oportunidades de expansão de contrato (upsell ou cross-sell).

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Onde atua um Customer success?

A área de atuação de um Customer Success (CS) está diretamente ligada à experiência e retenção de clientes, e pode variar de acordo com o segmento da empresa. No geral, esse profissional atua em empresas que oferecem produtos ou serviços com foco na continuidade do relacionamento com o cliente, especialmente no modelo de assinatura, software (SaaS) ou serviços recorrentes.

Principais áreas de atuação:

1. Empresas de Tecnologia (SaaS)

É o setor mais comum para profissionais de CS. Atuam com softwares de gestão, marketing, vendas, RH, CRM, entre outros. O objetivo é garantir que o cliente utilize a tecnologia de forma eficiente e renove o contrato.

2. Startups

CS é uma área essencial em startups com foco no crescimento e escalabilidade. Os profissionais ajudam a consolidar a base de clientes e a evitar cancelamentos (churn).


3. Empresas de Educação (EdTechs e EaD)

CS auxilia alunos ou escolas a aproveitarem melhor as plataformas educacionais, mantendo o engajamento ao longo dos cursos ou serviços contratados.

4. Serviços de Assinatura (Streaming, Clubes, Apps)

Ajuda a personalizar a experiência, aumentar o valor percebido e reduzir desistências de assinatura.

5. Consultorias e B2B

Em empresas que prestam serviços contínuos para outras empresas, o CS garante que os contratos entreguem valor e que os clientes fiquem satisfeitos com os resultados.

Além disso, profissionais de Customer Success também podem atuar em áreas internas, como:

  • Onboarding e treinamento de clientes
  • Renovação e expansão de contratos
  • Gestão de contas (Account Management)
  • Suporte estratégico ao cliente
  • Análise de métricas de engajamento e satisfação

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Por que ser um Customer success?

Fonte: MTE, Ministério do Trabalho e Educação.
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Como se tornar um Customer success?

Para se tornar um Customer Success (CS), não existe uma formação única obrigatória, mas há caminhos que ajudam bastante a ingressar e crescer na área. Veja os principais passos:

1. Formação Acadêmica

Não é obrigatório ter uma graduação específica, mas cursos como:

2. Desenvolva Habilidades Essenciais

Um profissional de CS precisa ter um perfil comunicativo, empático e orientado a resultados. É importante desenvolver:

  • Comunicação clara e empática
  • Capacidade analítica (para entender métricas e comportamento do cliente)
  • Resolução de problemas
  • Conhecimento técnico (em alguns casos, do produto ou do setor da empresa)
  • Gestão de relacionamento

3. Busque Certificações e Cursos Livres

Existem diversos cursos que ajudam a se preparar para a área, inclusive gratuitos e online. Alguns temas relevantes:

  • Fundamentos de Customer Success
  • Experiência do Cliente (CX)
  • Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM)
  • Atendimento ao Cliente
  • Ferramentas como HubSpot, Zendesk, Salesforce

4. Ganhe Experiência Prática

Começar em áreas como suporte, atendimento, vendas ou sucesso do cliente júnior ajuda a desenvolver o olhar para a jornada do cliente. Também é possível começar em empresas menores e ganhar bagagem para oportunidades maiores.

5. Esteja por dentro do mercado

Customer Success é uma área em constante evolução. Participar de eventos, comunidades online e acompanhar especialistas da área pode fazer diferença.

Veja também: O Guia de Profissões da Quero Bolsa! São mais de 1000 páginas sobre as diversas possibilidades profissionais do mercado de trabalho. Sobre a área, você poderá conferir detalhes sobre as profissões de: gestor comercial, representante comercial e outras profissões.

Oportunidades para se tornar Customer success

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