logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Desenvolvedor de aplicativos: tudo sobre a profissão

Aquele que projeta e lança aplicativos para celulares

Esse profissional é essencial em todas as etapas de desenvolvimento de aplicações voltadas para mobile



desenvolvedor de aplicativos

Sobre a profissão

O desenvolvedor de aplicativos é o profissional responsável por todas as etapas relativas à criação e ao aprimoramento de aplicativos. Em outras palavras, em conjunto com uma equipe, ele atua na criação do projeto do aplicativo, na forma como ele será estruturado, nas linguagens de programação utilizadas, na experiência que o usuário terá ao utilizá-lo, entre outros.



Trata-se de um profissional cada vez mais requisitado, uma vez que os aplicativos para celular são cada vez mais presentes na vida de bilhões de pessoas em todo o mundo.


Em seu dia a dia, o desenvolvedor de aplicativos pode atuar na criação de aplicativos novos e no desenvolvimento de melhorias para aplicativos existentes. Para isso, ele deve ter em mente, com muita clareza, quais são as necessidades dos usuários dos aplicativos nos quais está envolvido, de que maneira a proposta e os valores da empresa para a qual trabalha podem atender a essas necessidades, e como mobilizar da forma correta os recursos necessários para melhorar o aplicativo.


Com isso, ele deve entender com profundidade a arquitetura de criação dos apps, realizar testes de funcionamento, refletir sobre a experiência do usuário dentro do aplicativo, entre outros. Trata-se de um profissional que precisa ter conhecimentos sólidos e boa experiência com programação.


O salário médio de um desenvolvedor de aplicativos no país é de R$ 4.356,24, de acordo com dados de 2021 do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).



O desenvolvedor de aplicativos pode atuar em empresas de tecnologia ou em qualquer empresa, órgão ou instituição que desenvolva seus próprios aplicativos.

Por que ser um Desenvolvedor de aplicativos?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Desenvolvedor de aplicativos

    Como se tornar um Desenvolvedor de aplicativos?

    Por ser uma profissão que não exige uma formação específica, os desenvolvedores de aplicativos geralmente seguem dois caminhos. Um deles é o da graduação ou pós-graduação em cursos de Tecnologia, como Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Tecnologia da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, entre outros. Se você gostaria de se profissionalizar como Desenvolvedor de Aplicativos e, ainda, fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos, não deixe de clicar aqui e ver os cursos disponíveis na Quero Bolsa.


    Outra possibilidade é começar a atuar na área por conta própria, a partir de cursos livres que ensinam as linguagens de programação voltadas à área de desenvolvimento mobile. A partir desses cursos (pagos ou gratuitos), muitos profissionais começam a montar seu próprio portfólio e experiência profissional.



    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Exatas e Informática

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.