O desenvolvedor de aplicativos é o profissional responsável por todas as etapas relativas à criação e ao aprimoramento de aplicativos. Em outras palavras, em conjunto com uma equipe, ele atua na criação do projeto do aplicativo, na forma como ele será estruturado, nas linguagens de programação utilizadas, na experiência que o usuário terá ao utilizá-lo, entre outros.
Trata-se de um profissional cada vez mais requisitado, uma vez que os aplicativos para celular são cada vez mais presentes na vida de bilhões de pessoas em todo o mundo.
Veja também: Se você tem interesse de cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pode encontrar bolsas de estudos que deixam as mensalidades mais baratas. Uma das boas opções de graduação nesta área com bolsas de estudo é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UFBRA.
Em seu dia a dia, o desenvolvedor de aplicativos pode atuar na criação de aplicativos novos e no desenvolvimento de melhorias para aplicativos existentes. Para isso, ele deve ter em mente, com muita clareza, quais são as necessidades dos usuários dos aplicativos nos quais está envolvido, de que maneira a proposta e os valores da empresa para a qual trabalha podem atender a essas necessidades, e como mobilizar da forma correta os recursos necessários para melhorar o aplicativo.
Com isso, ele deve entender com profundidade a arquitetura de criação dos apps, realizar testes de funcionamento, refletir sobre a experiência do usuário dentro do aplicativo, entre outros. Trata-se de um profissional que precisa ter conhecimentos sólidos e boa experiência com programação.
O salário médio de um desenvolvedor de aplicativos no país é de R$ 4.356,24, de acordo com dados de 2021 do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
O desenvolvedor de aplicativos pode atuar em empresas de tecnologia ou em qualquer empresa, órgão ou instituição que desenvolva seus próprios aplicativos.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Por ser uma profissão que não exige uma formação específica, os desenvolvedores de aplicativos geralmente seguem dois caminhos. Um deles é o da graduação ou pós-graduação em cursos de Tecnologia, como Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Tecnologia da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Outra possibilidade é começar a atuar na área por conta própria, a partir de cursos livres que ensinam as linguagens de programação voltadas à área de desenvolvimento mobile. A partir desses cursos (pagos ou gratuitos), muitos profissionais começam a montar seu próprio portfólio e experiência profissional.
Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Ciência da Computação, veja os cursos disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.