Ao longo dos séculos, o cinema tornou-se parte da cotidiano de milhares de espectadores, consolidando-se como uma das manifestações culturais e midiáticas de maior relevância. Como resultado, atualmente, é comum a presença de unidades de redes cinematográficas espalhadas por todo o país, permitindo que a população acompanhe os principais lançamentos da indústria nacional e internacional.
Nesse cenário, é válido ressaltar que existem processos complexos para que os filmes sejam distribuídos para os cinemas de todo o mundo, garantindo o acesso da população à obra, o que demanda a presença de diversos profissionais. Dentre os especialista que integram as equipes, o diretor exerce um papel indispensável para a concepção da obra cinematográfica. É ele quem dá vida ao filme, tomando decisões que impactam diretamente no resultado final.
Assim como o nome sugere, o diretor é o responsável por dirigir o filme, o que implica um estilo próprio de tomadas de filmagem, palheta de cores, iluminação, técnicas de perspectiva e formas de gravação. Por esse motivo, as obras cinematográficas são singulares, ou seja, apresentam peculiaridades que são reflexos diretos do papel do diretor e sua equipe.
Em relação a equipe, é importante destacar que o diretor não trabalha de forma solitária. O profissional conta com um time formado por auxiliares que contribuem para a formulação da obra, seja para a montagem do cronograma de gravações, consulta com os atores e atrizes, gravação das tomadas, preparação do cenário, entre diversas outras demandas relacionadas.
O diretor de cinema atua na produção de obras cinematográficas de curta ou ampla circulação. Em seu dia a dia, o profissional comanda sua equipe para o desenvolvimento do projeto, coordenando as tomadas de filmagem, planos de gravação, iluminação e cores, tendo em vista o sentimento que o especialista deseja transmitir em sua obra.
É a função do diretor contar as histórias por meio de imagens, zelando para que as conceituações estejam em concordância com o roteiro predefinido. Para isso, o profissional integra as tomadas de imagens, concebendo a forma com as gravações serão realizadas, planos de gravação e movimentos de câmera. Esse é o processo denominado de decupagem.
Além disso, o profissional também dirige os atores, garantindo que a interpretação aconteça com o sentimento desejado, bem como a intensidade de emoções de determinada cena.
De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o diretor de cinema é o responsável por:
Por esse motivo, é fundamental que o profissional apresente as competências técnicas demandas, afinal, além de dirigir as gravações e assegurar a correta interpretação dos atores, o profissional analisa aspectos de áudio, palheta de cores e edição da obra final.
Veja também: Todas as informações sobre a profissão de Dublê no site da Quero Bolsa.
O diretor de cinema atua em empresas de produção audiovisual. As possibilidades englobam:
Nos ambientes listados, o profissional pode trabalhar na produção de longa-metragens, curta-metragens, novelas, comerciais, programas televisivos, entre outras áreas interligadas.
De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED), disponibilizados no site Salário.com, o diretor de cinema ganha, em média, R$ 4.269,16. Vale ressaltar, porém, que os valores variam de acordo com a empresa em que o profissional atua.
Para ingressar na carreira de diretor de cinema, o profissional deve dispor das principais competências relacionadas à produção cinematográfica. O especialista deve estar apto para tomar as decisões assertivamente, imprimir o seu estilo e comandar a sua equipe de forma correta.
Tendo em vista as atribuições mencionadas, é recomendado que o profissional que deseja tornar-se diretor opte pelo ingresso na faculdade de Cinema e Audiovisual. Por meio da formação, o estudante compreenderá os conceitos técnicos que englobam o setor, como os planos de filmagem, palheta de cores, movimentos de câmera, pré-produção, entre outros assuntos relacionados.
Após a formação na área, que leva em torno de 4 anos, o profissional deve divulgar os seus trabalhos, como forma de organizar um portfólio. Ele pode, por exemplo, participar de eventos culturais de divulgação de longa-metragens, galgando cargos em produtoras nacionais.
Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar. No site, você encontra descontos de até 80% para o curso de Cinema e Audiovisual. Acesse e confira as ofertas nas instituições de ensino mais próximas de você.
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.