A construção de obras, residências e demais recursos envolvem uma série de variáveis que determinam o custo final do trabalho desempenhado. A análise das variáveis levam em conta fatores ligados ao tempo de trabalho, orçamento do cliente, mão de obra, materiais demandados, entre outros requisitos que compõem a obra final arquitetada pelo engenheiro.
Nesse cenário, dispor de um planejamento inicial é fundamental para evitar surpresas por parte dos clientes e profissionais envolvidos, tendo em vista que é comum o surgimento de contratempos que impactam diretamente no valor do projeto. Desse modo, a presença de um profissional qualificado para determinar os custos da produção é necessária para o direcionamento da obra.
O profissional incumbido dessa responsabilidade é denominado de engenheiro de custos. É ele que determina os custos ligados à produção de um projeto, seja de construção civil ou particular. Para isso, o especialista leva em conta fatores orçamentais, a demanda do cliente, a mão de obra necessária, materiais, tempo de produção, entre outros requisitos interligados.
O engenheiro de custos também realiza o acompanhamento da obra, analisando possíveis contratempos, cortando, se necessário, gastos e cumprindo com os termos propostos, tendo em vista o valor orçamentário do cliente.