A construção de obras, residências e demais recursos envolvem uma série de variáveis que determinam o custo final do trabalho desempenhado. A análise das variáveis levam em conta fatores ligados ao tempo de trabalho, orçamento do cliente, mão de obra, materiais demandados, entre outros requisitos que compõem a obra final arquitetada pelo engenheiro.
Nesse cenário, dispor de um planejamento inicial é fundamental para evitar surpresas por parte dos clientes e profissionais envolvidos, tendo em vista que é comum o surgimento de contratempos que impactam diretamente no valor do projeto. Desse modo, a presença de um profissional qualificado para determinar os custos da produção é necessária para o direcionamento da obra.
O profissional incumbido dessa responsabilidade é denominado de engenheiro de custos. É ele que determina os custos ligados à produção de um projeto, seja de construção civil ou particular. Para isso, o especialista leva em conta fatores orçamentais, a demanda do cliente, a mão de obra necessária, materiais, tempo de produção, entre outros requisitos interligados.
O engenheiro de custos também realiza o acompanhamento da obra, analisando possíveis contratempos, cortando, se necessário, gastos e cumprindo com os termos propostos, tendo em vista o valor orçamentário do cliente.
O engenheiro de custos atua para assegurar os valores envolvidos no desenvolvimento de projetos de engenharia. O profissional acompanha as etapas de planejamento da obra, determinando um custo específico, o qual deve ser arcado pelo cliente. Ao fixar a quantia, o especialista deve levar em conta que fatores específicos podem alterar o valor durante o desenvolvimento do projeto. Por esse motivo, cabe ao engenheiro gerir corretamente o custeio da produção.
Além de atuar nas fases iniciais do projeto, o profissional também está presente nas etapas de desenvolvimento, afinal, ele deve garantir o orçamento proposto, promovendo cortes e alterando o projeto, se necessário.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
A presença do engenheiro de custos é demandada em empresas públicas e privadas de diferentes ramos da engenharia. Em suma, a atuação do profissional é fundamental para quaisquer projetos desenvolvidos na área civil, de transporte, de comunicação, de construção, entre outras possibilidades.
De acordo com os dados da plataforma Glassdoor, o salário do engenheiro de custos é de, em média, R$ 11.745,00.
Veja também: Os Modelos de Currículos gratuitos da Quero Bolsa. Se você deseja uma vaga de jovem aprendiz, estágio, primeiro emprego ou novas oportunidades profissionais, esse material é feito para você! Confira aqui na QB!
Para se tornar um engenheiro de custos não existe um caminho predeterminado. Em suma, o profissional deve dispor de uma graduação em áreas da Engenharia. Como possibilidade, é possível destacar o bacharelado em Engenharia de Custos, curso ofertado, atualmente, por apenas uma instituição de ensino superior. A Faculdade Álvares de Azevedo (FAATESP).
Tendo em vista as possibilidades limitadas, o profissional pode ingressar, após a conclusão do curso inicial, em uma pós-graduação, desenvolvendo as habilidades específicas da área. Vale ressaltar que os especialistas desse ramo podem originar-se de segmentos como a Engenharia Civil, Engenharia de Qualidade, Engenharia de Produção, entre outras possibilidades.
Se você quer dar o primeiro passo em direção à área, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar. No site você encontra descontos de até 80% para a faculdade de Engenharia de Custos. Acesse e veja as melhores ofertas em sua região.
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.