logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Engenheiro de Telecomunicações: tudo sobre a profissão

Profissional com habilitação para atuar nas diversas etapas de produção de sistemas de telecomunicações.

A área de atuação do Engenheiro de Telecomunicações pode abranger centros de pesquisa de tecnologias, institutos de fiscalização ou fornecedoras de serviços de infraestrutura para telecomunicações aos profissionais.

engenheiro de telecomunicações

Sobre a profissão

O curso de Engenharia de Telecomunicações capacita profissionais para trabalhar com sistemas de telecomunicações. O profissional terá habilitação para trabalhar desde as fases de pré-produção até  a execução do sistema. Assim sendo, um Engenheiro de Telecomunicações pode atuar com o planejamento e o projeto de implementação, desempenhar funções no suporte operacional e na   manutenção dos sistemas.


Os cursos superiores para a formação em Engenharia de Telecomunicações são: bacharelado e pós-graduação. Além disso, o Quero Bolsa também oferece cursos técnicos em Telecomunicações.

O Engenheiro de Telecomunicações poderá trabalhar com recepção e transmissão de sinais, referentes ao sistema de telecomunicações, e desempenhar funções no gerenciamento do sistema de transmissão de dados. Além disso, o profissional poderá desenvolver novas tecnologias para o compartilhamento de informações e lecionar aulas para cursos superiores ou técnicos da área.


Vale destacar também a possibilidade de atuação em vistorias e emissão de laudos ou pareceres técnicos em sua área de formação. De acordo com o portal de recrutamentos Glassdoor, o salário médio nacional de um Engenheiro de Telecomunicações é de R$8.851,00 por mês no Brasil.

De acordo com a página de Engenharia de Telecomunicações no Quero Bolsa, o profissional pode atuar em centros de pesquisa de novas tecnologias e agências de fiscalização de serviços. Fornecedoras de serviços de infraestrutura para telecomunicações, distribuidoras de tv a cabo, internet e telefonia também são áreas nas quais o profissional pode desempenhar suas habilidades.


Por fim, vale destacar as possibilidades de trabalho em consultorias e no setor educacional - instituições de ensino superior e ensino técnico.

Por que ser um Engenheiro de Telecomunicações?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Engenheiro de Telecomunicações

    Como se tornar um Engenheiro de Telecomunicações?

    A duração média do curso de bacharelado é de cinco anos e você pode conferir as disciplinas que integram a grade curricular de Engenharia de Telecomunicações. Ou seja, o graduando em Engenharia de Telecomunicações terá sua trajetória acadêmica iniciada com disciplinas de formação básica como Cálculo, Física e álgebra. Posteriormente, o estudante terá acesso às disciplinas mais específicas, como eletrônica analógica e digital, sistemas de comunicações analógicos e digitais.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Engenharia e Produção

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.