Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Engenheiro de telecomunicações: tudo sobre a profissão

Profissional com habilitação para atuar nas diversas etapas de produção de sistemas de telecomunicações.. A área de atuação do Engenheiro de Telecomunicações pode abranger centros de pesquisa de tecnologias, institutos de fiscalização ou fornecedoras de serviços de infraestrutura para telecomunicações aos profissionais.
engenheiro de telecomunicações

Sobre a profissão

O curso de Engenharia de Telecomunicações capacita profissionais para trabalhar com sistemas de telecomunicações. O profissional terá habilitação para trabalhar desde as fases de pré-produção até a execução do sistema. Assim sendo, o Engenheiro de Telecomunicações pode atuar com o planejamento e o projeto de implementação, desempenhar funções no suporte operacional e na manutenção dos sistemas.


Veja também: As oportunidades de bolsas de estudo em bacharelado e pós-graduação de Engenharia de Telecomunicações. Além disso, a Quero Bolsa também oferece cursos técnicos e de graduação em Telecomunicações.

O Engenheiro de Telecomunicações poderá trabalhar com recepção e transmissão de sinais, referentes ao sistema de telecomunicações, e desempenhar funções no gerenciamento do sistema de transmissão de dados. Além disso, o profissional poderá desenvolver novas tecnologias para o compartilhamento de informações e lecionar aulas para cursos superiores ou técnicos da área.

Vale destacar também a possibilidade de atuação em vistorias e emissão de laudos ou pareceres técnicos em sua área de formação. De acordo com o portal de recrutamentos Glassdoor, o salário médio nacional de um Engenheiro de Telecomunicações é de R$8.851,00 por mês no Brasil.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

De acordo com a página de Engenharia de Telecomunicações na Quero Bolsa, o profissional pode atuar em centros de pesquisa de novas tecnologias e agências de fiscalização de serviços. Fornecedoras de serviços de infraestrutura para telecomunicações, distribuidoras de tv a cabo, internet e telefonia também são áreas nas quais o profissional pode desempenhar suas habilidades. Por fim, vale destacar as possibilidades de trabalho em consultorias e no setor educacional - instituições de ensino superior e ensino técnico.

Por que ser um Engenheiro de telecomunicações?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Engenheiro de telecomunicações?

    A duração média do curso de bacharelado é de cinco anos e você pode conferir as disciplinas que integram a grade curricular de Engenharia de Telecomunicações. Ou seja, o graduando em Engenharia de Telecomunicações terá sua trajetória acadêmica iniciada com disciplinas de formação básica como Cálculo, Física e álgebra. Posteriormente, o estudante terá acesso às disciplinas mais específicas, como eletrônica analógica e digital, sistemas de comunicações analógicos e digitais.

    Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com bolsa de estudo em Engenharia de Telecomunicações, veja as ofertas disponibilizadas no site da Quero Bolsa. Além disso, não deixe de conferir a outras ofertas na área de Engenharia, por exemplo, as bolsas de estudo de Engenharia Elétrica na QB.

    Qual curso fazer para ser Engenheiro de telecomunicações?

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?