ProfissõesQuem pode ser gestor hospitalar?
Por Natália Plascak Jorge em 18/09/2020
Saiba quais são as oportunidades no mercado de trabalho, a remuneração e o perfil de quem pode ser gestor hospitalar.
Atua no suporte à gestão e às rotinas administrativas de hospitais e unidades de saúde.
Contribui na organização de processos, controle de materiais, atendimento a usuários e apoio à qualidade dos serviços prestados.

O Especialista em Atividades Hospitalares é responsável por apoiar a gestão administrativa e operacional de unidades de saúde. Suas principais funções incluem:
O cargo de Especialista em Atividades Hospitalares é uma das profissões que serão contempladas no CNU 2025. Veja mais informações sobre o concurso aqui!
O Especialista em Atividades Hospitalares atua nos bastidores da área da saúde, garantindo que a parte administrativa e operacional das instituições funcione de forma eficiente. Ele atua em setores como:
Sua atuação exige conhecimento em administração, políticas públicas de saúde, regulação e processos hospitalares.
Não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar na sua escolha profissional.
O Especialista em Atividades Hospitalares pode atuar em diferentes instituições da área da saúde, tanto públicas quanto privadas. Os principais locais de trabalho incluem:
+ Veja bolsas de estudo para o curso de Administração Hospitalar
Mostrando 0 em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Para se tornar um Especialista em Atividades Hospitalares, é necessário seguir alguns passos relacionados à formação e, em alguns casos, à aprovação em concurso público. Veja a seguir:
1. Formação acadêmica:
É comum que esse profissional tenha formação superior em áreas como Administração, Gestão Hospitalar, Saúde Coletiva, Ciências Contábeis ou áreas correlatas. Alguns cargos exigem cursos específicos de pós-graduação em gestão em saúde ou administração hospitalar.
2. Cursos de especialização:
A realização de cursos de especialização lato sensu (como MBA em Gestão Hospitalar ou Saúde Pública) pode ser um diferencial ou até requisito, dependendo da vaga.
3. Concursos públicos:
Para atuar como Especialista em Atividades Hospitalares em instituições públicas (como hospitais universitários ou órgãos do SUS), é necessário ser aprovado em concurso público. Cada edital define os requisitos de escolaridade e experiência.
4. Experiência profissional:
Em ambientes privados, a experiência em setores administrativos de saúde ou em gestão hospitalar costuma ser valorizada e pode substituir a exigência de cursos específicos, a depender da instituição.
5. Competências desejadas:
Conhecimento em regulação em saúde, sistemas de informação hospitalar, logística, planejamento e legislação do SUS são habilidades importantes para esse profissional.

Ser formado ou não... eis a questão?
ProfissõesPor Natália Plascak Jorge em 18/09/2020
Saiba quais são as oportunidades no mercado de trabalho, a remuneração e o perfil de quem pode ser gestor hospitalar.
ProfissõesPor Patrícia Carvalho em 18/02/2019
Saiba quais são as áreas da saúde mais bem pagas, quanto ganha em média o profissional dessas profissões e confira bolsas para os cursos na área da saúde