O forneiro é o profissional responsável por operar fornos industriais, produzindo materiais como cerâmica, cimento, vidro, aço, alumínio e outros metais.
É ele quem alimenta o forno com matérias-primas, dando início ao processo de queima ou fusão. Enquanto os instrumentos estão ativos, ele verifica a temperatura e acompanha os medidores. Também realiza o resfriamento dos materiais quando necessário.
Sua atuação é pautada pelo cumprimento de protocolos de segurança para evitar acidentes ao lidar com o calor elevado, combustíveis e materiais inflamáveis.
O forneiro opera fornos industriais em siderúrgicas, vidrarias e metalúrgicas. Ele trabalha sob orientação de supervisores e tem o objetivo de transformar matérias-primas por meio da queima e fusão.
Sua rotina e começa com a alimentação do forno, alocando os materiais e considerando o tempo de aquecimento, as temperaturas e os processos definidos para cada tipo de produto.
Após preencher o forno, o profissional dá início ao processo de queima, monitorando continuamente os equipamentos por meio de painéis de controle ou indicadores visuais.
Com o ciclo térmico concluído, ele retira os materiais aquecidos e os direciona à etapa seguinte da produção, como resfriamento, prensagem, corte ou inspeção.
Seu trabalho acontece em ambientes fechados e quentes, devido à exposição ao calor dos equipamentos. Por isso, utiliza Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas, avental térmico, capacete, abafadores e botas.
O forneiro trabalha em industrias que utilizam fornos industriais como parte da linha de produção. Isso inclui empresas de siderurgia, metalurgia, cerâmica, vidro, cimento, fundição, papel e celulose, além de industrias do setor alimentício.
Dentro das instalações, ele é alocado aos setores operacionais, onde o manuseia equipamentos de grande porte e sistemas de controle automatizados ou manuais. A rotina é distribuída em turnos e envolve a exposição a temperaturas extremas.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para atuar como forneiro, o profissional deve concluir cursos de qualificação que ensinam sobre o manuseio de fornos industriais. A experiência prática em industriais também contribui para a contratação do profissional, assim como habilidades no manuseio de materiais, leitura de instrumentos e operação de equipamentos.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.