Informações
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Fuzileiro naval: tudo sobre a profissão

O militar da Marinha especialista em operações em terra e em alto-mar.

Trajetória profissional é iniciada como soldado e conta com 15 cargos diferentes; processo seletivo costuma ser criterioso

fuzileiro naval

Sobre a profissão

O fuzileiro naval é um militar da Marinha pertencente ao corpo da infantaria, ou seja, é um combatente especializado em operações em terra e em alto-mar. Além disso, o fuzileiro naval é responsável pela segurança e ordem dos navios de guerra e pela defesa das instalações navais em terra. Ele também pode executar outras funções, como salto de paraquedas, mergulho e comando anfíbio.

Esse profissional é rigorosamente selecionado e recebe um treinamento especial e intensivo.

O fuzileiro naval tem uma função exclusivamente de combatente, atuando nos interesses navais da nação. Ele integra a parte da tropa de elite da Marinha, passa por uma seleção mais criteriosa e apresenta um processo de formação extenso.

O fuzileiro naval trabalha na Marinha, no Corpo de Fuzileiros Navais. Ele pode atuar em qualquer lugar do Brasil e, se tiver um bom desempenho profissional e disciplinar, pode seguir carreira e participar do processo seletivo da Marinha para graduação de cabo e, depois, de sargento. Dentro da corporação, o fuzileiro naval passa por 15 cargos diferentes, sendo o mais alto o de Ministro da Defesa.

Fuzileiro naval

Como se tornar um Fuzileiro naval?

Para ingressar na carreira de fuzileiro naval, é necessário ter ensino médio completo e se inscrever e passar no concurso oferecido pela Marinha. É preciso também concluir o curso de Fuzileiro Naval, que tem duração aproximada de 17 semanas. Os requisitos para fazer o curso são: ser homem com idade entre 18 e 21 anos e altura entre 1,54 e 2 metros, além de não ter tatuagens visíveis com o uniforme de serviço. O fuzileiro naval deve ter preparo psicológico, boa saúde e ótimo condicionamento físico. O teste de suficiência física faz parte do processo seletivo, bem como o teste psicológico e exame médico.

Quais cidades têm cursos de Segurança Privada?

Mais profissões da área de Outras

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.