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Gerente comercial: tudo sobre a profissão

Aquele que lidera e gerencia as atividades e planejamentos financeiros de uma empresa.. Sua atuação é de grande importância para a êxito financeiro de uma instituição.
gerente comercial

Sobre a profissão

O gerente comercial é o profissional responsável por planejar e executar ações estratégias que visam a obtenção de lucros, alcance das metas e resolução de problemas. Neste contexto, o profissional exerce uma função de liderança no meio comercial, direcionando seus colaboradores para o sucesso financeiro da instituição.

Um gerente desempenha um papel fundamental no controle e planejamento de uma organização. Geralmente responsável por setores específicos ou até mesmo por toda a empresa, sua função é garantir o crescimento e a consolidação da empresa no mercado. Com expertise em tomadas de decisão estratégicas, o principal objetivo do gerente é impulsionar o sucesso da empresa.

Para isso, o gerente comercial estabelece metas e acompanha o processo de produção de seus liderados, o que demanda, por parte do gerente, um conhecimento assertivo relacionado às normas e métodos da instituição em que atua, além de domínio mercadológico, como forma de traçar as melhores métricas de planejamento.

Assim como destacado anteriormente, o gerente comercial possui fortes virtudes de liderança. Deste modo, o profissional é o responsável por delegar funções, montando um time qualificado, capaz de alcançar os objetivos por ele propostos.


De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o gerente comercial deve:

  • Elaborar planos estratégicos, implementar atividades das áreas de negócios e/ou relacionamentos e coordenar sua execução;
  • Gerenciar recursos humanos e financeiros, assessorar a diretoria e setores da organização e implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • Analisar conjuntura das suas áreas de atuação, bem como atuar em processo de decisões políticas, participando da formulação de políticas públicas e administram operações de e-commerce.

O gerente comercial atua liderando equipes, definindo estratégias de vendas, analisando resultados e promovendo o crescimento do negócio. Sua habilidade em motivar colaboradores, entender o mercado e tomar decisões assertivas é crucial. A comunicação eficaz, a visão estratégica e a adaptabilidade a mudanças são essenciais para o sucesso na gestão comercial.


O gerente comercial atua em empresas e demais centros comerciais, prestando serviços de planejamento e liderança, deste modo, o profissional pode direcionar a instituição para o alcance das metas e objetivos financeiros.

De acordo com a plataforma de salário Glassdoor, o gestor de vendas recebe, em média, R$ 6.000,00. Saiba, entretanto, que os valores podem ultrapassar os R$ 10.000,00, variando de acordo com a empresa contratante e atividades ligadas ao cargo do profissional.

Confira, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), disponibilizados no site Salário.com, a remuneração do gerente comercial em algumas das principais cidades e estados do país:


  • São Paulo (SP): 7.973,68
  • Rio de Janeiro (RJ): 4.677,21
  • Brasília (DF): 2.562,18
  • Belo Horizonte (MG): 3.641,26
  • Curitiba (PR): 4.099,63

Por que ser um Gerente comercial?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Gerente comercial?

    Para atuar na área, o profissional deve possuir, obrigatoriamente, uma formação superior em áreas relacionadas a Administração, Gestão ou Contabilidade. Neste contexto, é importante salientar que não existe uma graduação previamente estabelecida para o desenvolvimento das competências profissionais do gerente comercial. Entretanto, destacam-se as principais possibilidades de cursos para a área, como:

    Por meio das alternativas destacadas acima, o profissional poderá desenvolver as características intrínsecas ao cargo. Saiba, entretanto, que os cursos de nível superior listados, podem possuir diferenças em nível de grau de formação, grade curricular e duração.

    Como exemplo, o curso de Administração é amplamente ofertado em grau de bacharelado, possuindo duração média de 4 anos. Já a formação superior em Gestão Financeira pode ser encontrado em nível tecnólogo, contando com uma duração inferior, se comparado ao bacharelado, de 2 anos.

    Se você deseja ingressar no ramo, mas ainda não conhece as possibilidades de acesso ao ensino superior, saiba que existem programas do governo destinados para o ingresso em instituições públicas ou privadas, como o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni), além do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para realizar a inscrição nos programas descritos, o aluno deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

    O estudante também pode optar pelo pagamento das mensalidades do curso em instituições privadas. Deste modo, a realização de vestibulares e exames não são requisitos necessários.

    Confira algumas das principais instituições nacionais privadas que ofertam os cursos listados:

    • Universidade Estácio de Sá (Estácio)
    • Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul)
    • Faculdades Anhanguera
    • Universidade Norte do Paraná (Unopar)
    • Centro Universitário Cidade Verde (UniCV)


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