As etapas que envolvem a construção de uma obra são variadas. Diversos profissionais executam funções específicas. Desse modo, é possível concluir o trabalho de forma coordenada, atendendo aos interesses do cliente e garantindo a gestão correta do orçamento proposto.
Para garantir a eficácia das operações, é demandada a presença de um especialista que gerencie as diferentes etapas que circundam a construção das obras, o que engloba desde o projeto até a compra de materiais e execução das atividades. O profissional contemplado é conhecido como gestor de obras.
Ao gestor de obras, é conferida a responsabilidade de coordenar a execução dos projetos. Inicialmente, o profissional estuda a viabilidade de construção, analisando terrenos, realizando o balanço financeiro e prevendo possíveis contratempos. Nas etapas seguintes, o gestor destina atenção às equipes de trabalho, garantindo que os colaboradores estejam alinhados quanto ao trabalho a ser executado.
Por fim, o gestor de obras garante o cumprimento das normas de segurança e administra os recursos para que o projeto não ultrapasse o orçamento previamente definido.
É válido ressaltar que o surgimento de contratempos é comum nesse cenário. Cabe ao profissional gerir corretamente as ações e estar apto para promulgar mudanças de planejamento, se necessário.
Em seu dia a dia, o gestor de obras atua no planejamento e execução de obras públicas ou privadas. Para isso, o profissional leva em conta diferentes fatores, como:
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
O gestor de obras pode atuar em construtoras, escritórios de engenharia e arquitetura, canteiro de obras, entre outros ambientes ligados diretamente à construção e planejamentos de obras públicas e privadas.
De acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), disponibilizados no site da Quero Bolsa, o salário do gestor de obras é de, em média, R$ 9.765,19.
Para se tornar um gestor de obras, o profissional deve estar devidamente qualificado nos procedimentos de construção civil. Em suma, o especialista deve compreender as práticas de elaboração dos projetos, o que envolve aspectos financeiros e materiais. Além disso, é importante que o gestor de obras entenda, na prática, a aplicação dos desenhos arquitetônicos e mapas para o desenvolvimento da obra.
O caminho para adquirir os conhecimentos destacados não é linear, ou seja, o profissional pode optar por diferentes formações e experiências. Entre as alternativas válidas, o gestor pode se graduar em Engenharia Civil, Controle de Obras, Arquitetura, entre outros cursos que apresentam as técnicas de construção.
Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, saiba que a Quero Bolsa pode lhe ajudar. No site, você pode encontrar bolsas para o curso de Engenharia Civil com até 80% de desconto. Acesse e veja as melhores ofertas em sua região.
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.