Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Headhunter: tudo sobre a profissão

Aquele que ajuda a encontrar talentos específicos e especializados

Mercado cada vez mais competitivo evidencia a importância de um headhunter na busca dos melhores profissionais

headhunter

Sobre a profissão

O headhunter é o profissional responsável por pesquisar e selecionar os melhores trabalhadores em áreas executivas, unindo as necessidades da empresa onde trabalha e as qualificações do colaborador selecionado.

O headhunter age como intermediário entre o cliente e o candidato ao emprego, buscando os melhores do ramo como forma de agregar capital à empresa para a qual colabora.

A responsabilidade do headhunter é preencher as lacunas no quadro de funcionários de uma empresa em uma busca que vai além da mera análise de currículo, podendo muitas vezes procurar por talentos que já façam parte de quadros de outras empresas.

O headhunter entende as necessidades de uma empresa quanto à contratação de um profissional e procura esse candidato ideal no mercado. Geralmente, sua atuação acaba sendo requisitada para ocupação de vagas que a empresa está encontrando dificuldade em preencher.

É mais comum que o headhunter trabalhe de maneira independente e autônoma, mas também existem empresas privadas que mantêm em seu quadro fixo de colaboradores esse profissional.

O trabalho do headhunter é mais valorizado e reconhecido quando ele prova que a força da sua habilidade profissional não está concentrada na venda de nada, mas sim na oferta de oportunidades intransponíveis.

Seu trabalho se diferencia do RH por agir de uma maneira mais ativa, já que o headhunter parte para uma busca mais agressiva e específica, agindo como uma espécie de intermediário com missão de fazer valer um encontro perfeito entre aquele que deseja trabalhar e a empresa que necessita das habilidades desse profissional.

Headhunter

Como se tornar um Headhunter?

Ainda não existe um curso específico de formação de headhunter, mas existem algumas formas de capacitação para os que almejam crescer dentro da área.

Uma das maneiras mais indicadas para o desenvolvimento das habilidades necessárias para ser um bom headhunter é por meio do coach. O Professional & Self Coaching, conhecido como PSC, é um ótimo indicador de autoconhecimento para aquele que deseja descobrir suas habilidades adormecidas.

O candidato a headhunter também precisa de um bom networking, de modo a poder ter um leque de opções a oferecer para os clientes que encontrar pelo caminho.

Existem muitos profissionais de RH egressos do curso de Psicologia. Apesar de o headhunter não necessariamente pertencer a esse departamento nas empresas, ele pode estudar e aprimorar suas habilidades profissionais nesse curso superior.

Mais profissões da área de Administração e Negócios

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.