logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Headhunter: tudo sobre a profissão

Aquele que ajuda a encontrar talentos específicos e especializados. Mercado cada vez mais competitivo evidencia a importância de um headhunter na busca dos melhores profissionais
headhunter

Sobre a profissão

O headhunter é o profissional responsável por pesquisar e selecionar os melhores trabalhadores em áreas executivas, unindo as necessidades da empresa onde trabalha e as qualificações do colaborador selecionado.


O headhunter age como intermediário entre o cliente e o candidato ao emprego, buscando os melhores do ramo como forma de agregar capital à empresa para a qual colabora.


A responsabilidade do headhunter é preencher as lacunas no quadro de funcionários de uma empresa em uma busca que vai além da mera análise de currículo, podendo muitas vezes procurar por talentos que já façam parte de quadros de outras empresas.


Em suma, a atuação desse profissional é buscar os melhores candidatos do mercado e inseri-los dentro de sua organização, podendo ser comparado a um caçador de talentos.

O headhunter entende as necessidades de uma empresa quanto à contratação de um profissional e procura esse candidato ideal no mercado. Geralmente, sua atuação acaba sendo requisitada para ocupação de vagas que a empresa está encontrando dificuldade em preencher.


Para atuar como headhunter, algumas competências podem auxiliar no cotidiano da profissão como, por exemplo:


  • Boa comunicação e bom networking;
  • Ter boas ações com argumentação e negociação;
  • Um profissional atento aos detalhes e observador. 


O headhunter apresenta mais autonomia no processo de recrutamento e, observando um mercado tão competitivo, a ampliação das possibilidades para este profissional pode ser favorável na hora da empresa encontrar um colaborador que era “a peça que faltava” para determinado setor. Em comparação ao profissional de Recursos Humanos, o headhunter é mais ativo em relação a prospecção de funcionários para quaisquer setores empresariais. 


Por outro lado, vale relembrar que não há uma formação única e exclusiva para a profissão de headhunter, logo, profissionais graduados em RH podem atuar na área também. Além disso, profissionais graduados em Psicologia e Coaching também são encontrados nesta área de atuação.


O trabalho do headhunter é o oposto do desenvolvido em empresas de Outplacement, que, nesse caso, lidam com o desligamento e realocação profissional do funcionário.


De acordo com a plataforma Glassdoor, o salário médio para função de headhunter é de R$ 5.101,00.

É mais comum que o headhunter trabalhe de maneira independente e autônoma, mas também existem empresas privadas que mantêm em seu quadro fixo de colaboradores esse profissional.


O trabalho do headhunter é mais valorizado e reconhecido quando ele prova que a força da sua habilidade profissional não está concentrada na venda de nada, mas sim na oferta de oportunidades intransponíveis.


Seu trabalho se diferencia do RH por agir de uma maneira mais ativa, já que o headhunter parte para uma busca mais agressiva e específica, agindo como uma espécie de intermediário com missão de fazer valer um encontro perfeito entre aquele que deseja trabalhar e a empresa que necessita das habilidades desse profissional.


A atuação desse profissional também se diferencia de outras funções, como, por exemplo, recrutador, já que, nesse caso, a área de atuação envolve análise de currículos, critérios e perguntas pré-estabelecidas em busca do preenchimento de uma vaga. Já o trabalho de um headhunter é mais ativo, selecionando os melhores candidatos que, por vezes, já fazem parte de outra organização.  


O headhunter também pode atuar na área de executive search, ou seja, busca por executivos. Nesse caso os cargos a serem ocupados possuem maior importância e, por vezes, nem mesmo são divulgados. É o caso de buscas por novos executivos, diretores, gerentes, o que pode ficar a cargo de um headhunter qualificado com uma boa rede de contatos.

Por que ser um Headhunter?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Headhunter

    Como se tornar um Headhunter?

    Ainda não existe um curso específico de formação de headhunter, apenas cursos livres. Entretanto, existem algumas formas de capacitação para os que almejam crescer dentro da área.


    Uma das maneiras mais indicadas para o desenvolvimento das habilidades necessárias para ser um bom headhunter é por meio do coach. O Professional & Self Coaching, conhecido como PSC, é um ótimo indicador de autoconhecimento para aquele que deseja descobrir suas habilidades adormecidas.


    O candidato a headhunter também precisa de um bom networking, de modo a poder ter um leque de opções a oferecer para os clientes que encontrar pelo caminho.


    Existem muitos profissionais de RH egressos do curso de Psicologia. Apesar de o headhunter não necessariamente pertencer a esse departamento nas empresas, ele pode estudar e aprimorar suas habilidades profissionais nesse curso superior.


    Embora não exista curso específico, o headhunter também deve possuir competências que são necessárias para o desempenho da função, como por exemplo, conhecimento técnico na área, boa comunicação, comprometimento e foco nos resultados.


    Se você gostaria de se profissionalizar na área de headhunter e, ainda, fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos, não deixe de clicar aqui e ver os cursos disponíveis no Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.