ProfissõesDireito: tipos de contratos e cuidados na área jurídica
Por João Vitor Marcondes em 05/09/2024
Confira os tipos de contratos e cuidados na área jurídica. Veja as características e os profissionais responsáveis na Revista Quero.
Oficial judicial local, responsável por celebrar casamentos civis, mediar conflitos, conduzir audiências preliminares em casos menores
Promove a justiça comunitária, aplicando a lei de forma imparcial e acessível.

O juiz de paz é o profissional responsável por presidir cerimônias de casamento, lavrar termos de casamento e promover a conciliação em disputas locais, sendo o ponto de contato entre a população e justiça, especialmente em comunidades menores.
Seu trabalho consiste em fiscalizar documentos, habilitar o casamento civil, conduzir a cerimônia, colher assinaturas e emitir a certidão correspondente. Além disso, realiza audiências de conciliação em casos simples, evitando a judicialização.
Devido à sua atuação territorial, o juiz de paz torna-se uma referência extrajudicial para a população. Ele facilita o acesso à justiça, promove soluções rápidas e garante que os atos oficiais ocorram conforme a lei.
O juiz de paz atua para oficializar casamentos civis, lavrando termos de casamento e promovendo conciliações em questões de menor complexidade.
Durante sua rotina, o profissional atende a indivíduos que desejam formar uma união estável, conferindo a documentação necessária e marcando a data da cerimônia.
O profissional também está presente ao decorrer da celebração, conduzindo-a de acordo com os requisitos legais. Na ocasião, ele colhe as assinaturas dos noivos e das testemunhas e lavra o registro de casamento.
Além disso, o juiz de paz pode intermediar acordos entre partes em conflitos de, buscando soluções amigáveis e evitando a judicialização de questões que podem ser resolvidas por meio do diálogo.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
O juiz de paz atua em cartórios de registro civil, fóruns e outros locais autorizados para realizar casamentos civis e conciliações, de acordo com a legislação estadual.
Ele também pode presidir cerimônias de casamento fora do cartório, em residências, salões de eventos e espaços públicos.
Mostrando 0 em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Para se tornar juiz de paz, é preciso ser aprovado em um processo seletivo organizado pelo Tribunal de Justiça do estado, mediante votação popular ou concurso público.
Podem concorrer ao cargo cidadãos brasileiros que estão em dia com as obrigações eleitorais, têm mais de 21 anos e atendem a outros requisitos definidos no edital de seleção pública.
Após ser escolhido e nomeado, o juiz de paz exerce suas funções de forma honorífica. A remuneração varia de acordo com o estado e com o número de atos praticados, seguindo as normas do Tribunal de Justiça.
Para isso, é preciso:

Ser formado ou não... eis a questão?
ProfissõesPor João Vitor Marcondes em 05/09/2024
Confira os tipos de contratos e cuidados na área jurídica. Veja as características e os profissionais responsáveis na Revista Quero.
ProfissõesPor João Vitor Marcondes em 30/08/2024
Confira as tendências na área da Inteligência Artificial atrelada ao Direito. Leia sobre as possibilidades, debates e cursos na Revista Quero!
ProfissõesPor João Vitor Marcondes em 27/08/2024
A Revista Quero lista as 8 práticas para o gerenciamento de escritórios de advocacia. Tudo o que você precisa saber na área juridica está aqui!