O laminador trabalha operando máquinas de laminação para produzir chapas, bobinas ou perfis metálicos com dimensões e propriedades específicas.
Seu trabalho é introduzido pela preparação dos moldes, que devem ser limpos e tratados com agentes desmoldantes antes da aplicação das fibras.
Em seguida, ele corta e posiciona as fibras de vidro ou, de acordo com as especificações do projeto.
A resina é então misturada e aplicada cuidadosamente para saturar as fibras. O processo pode ser realizado manualmente com rolos ou pincéis, ou por meio de técnicas como a infusão a vácuo, dependendo do nível de precisão e qualidade exigidos.
Após a aplicação, as peças são curadas em condições controladas para endurecer e estabilizar a resina, processo que pode envolver o uso de câmaras de cura ou fornos.
Por fim, o laminador realiza os acabamentos necessários, como lixamento, corte e polimento, para garantir que a peça final esteja pronta para ser entregue ao cliente ou movida para a próxima fase de produção.
Caso você tenha dúvidas se essa profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.