ProfissõesQuem pode ser gestor hospitalar?
Por Natália Plascak Jorge em 18/09/2020
Saiba quais são as oportunidades no mercado de trabalho, a remuneração e o perfil de quem pode ser gestor hospitalar.
Especialista em genética médica, diagnosticando condições hereditárias e realizando aconselhamento genético
Profissional que contribui para avanços científicos na compreensão e tratamento de doenças genéticas.


O médico geneticista é o profissional responsável por diagnosticar e tratar doenças genéticas e hereditárias.
Ele identifica mutações e alterações cromossômicas que podem ocasionar em síndromes genéticas, erros inatos do metabolismo ou predisposição hereditária para determinadas condições, como câncer e doenças neurológicas.
Além disso, ele informa os pacientes e seus familiares sobre o risco de recorrência de determinadas condições, explica o significado dos resultados obtidos e orienta quanto às possibilidades de prevenção, tratamento e acompanhamento ao longo da vida.
O médico geneticista trabalha para identificar, diagnosticar e tratar pacientes com doenças genéticas ou hereditárias.
Ele analisa o histórico médico da família, solicita exames genéticos e interpreta os resultados, identificando mutações genéticas ou anomalias cromossômicas.
O profissional também orienta os pacientes sobre as implicações de uma condição genética, fornece aconselhamento genético sobre riscos futuros e trabalha em colaboração com outros profissionais de saúde para desenvolver um plano de tratamento.
Em alguns casos, o médico geneticista também está envolvido em decisões sobre exames pré-natais, testando embriões ou fetos para detectar anomalias genéticas.
Além disso, ele pode oferecer aconselhamento genético em situações de planejamento familiar ou para pacientes com doenças hereditárias raras.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
O médico geneticista atua em hospitais públicos e privados, ambulatórios especializados, clínicas médicas, centros de referência em doenças raras, serviços de oncogenética, maternidades, laboratórios de diagnóstico e instituições de pesquisa.
Nesses ambientes, o profissional acompanha pacientes internados ou encaminhados por outras especialidades, realizando avaliação clínica e solicitando exames genéticos para diagnóstico de síndromes ou doenças hereditárias.
Além da atuação clínica, o médico geneticista também encontra oportunidades em laboratórios especializados, colaborando na interpretação de testes genéticos e no desenvolvimento de painéis de diagnóstico.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um médico.
Mostrando 0 em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Para se tornar médico geneticista, é necessário concluir a graduação em Medicina, que dura em média seis anos, e passar pelo programa de residência médica em Genética Médica, com extensão de três anos.
Durante o período, o médico participa de atendimentos clínicos, acompanha exames laboratoriais e realiza aconselhamento genético sob supervisão.
Além disso, a prática médica exige a inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM), entidade que representa a classe no Brasil.

Ser formado ou não... eis a questão?
ProfissõesPor Natália Plascak Jorge em 18/09/2020
Saiba quais são as oportunidades no mercado de trabalho, a remuneração e o perfil de quem pode ser gestor hospitalar.
ProfissõesPor Patrícia Carvalho em 18/02/2019
Saiba quais são as áreas da saúde mais bem pagas, quanto ganha em média o profissional dessas profissões e confira bolsas para os cursos na área da saúde