Informações

Nutrólogo

O médico especializado em doenças relacionadas à alimentação é chamado de nutrólogo

O que faz um nutrólogo

O nutrólogo é o médico especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao comportamento alimentar ou alimentação inadequada. O nutrólogo avalia a carência de nutrientes no organismo e em que isso pode prejudicar o paciente e trata de enfermidades e distúrbios como infecções gastrointestinais (gastrite, refluxo e azia), doenças nutroneurometabólicas (obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus), entre outras doenças como câncer, anorexia nervosa, osteoporose, anemia etc.

Além disso, o nutrólogo identifica hábitos de vida e de alimentação que estejam prejudicando o quadro clínico do paciente e o orienta e esclarece quanto a esse comportamento.

Como se tornar um nutrólogo

Como todo médico, o profissional que deseja se tornar um nutrólogo deve concluir a graduação em Medicina em instituição de ensino aprovada pelo MEC e se especializar, por meio de residência médica e pós-graduação, na área de Nutrologia. Além disso, para exercer a profissão, o nutrólogo precisa estar devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina do estado onde atua.

Áreas de atuação

O nutrólogo pode atuar em empresas públicas, privadas e do terceiro setor. Ele trabalha em hospitais, clínicas, centros de saúde, maternidade, ONGs, consultórios e institutos de ensino e pesquisa.

O nutrólogo também pode se especializar em áreas como endocrinologia, gastroenterologia, nutrição, psicoterapia, fisiatria e terapia ocupacional e, também, em segmentos de público, como a medicina esportiva, educação física, pediatria e geriatria.