O nutrólogo é o médico especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao comportamento alimentar ou alimentação inadequada. O nutrólogo avalia a carência de nutrientes no organismo e em que isso pode prejudicar o paciente e trata de enfermidades e distúrbios como infecções gastrointestinais (gastrite, refluxo e azia), doenças nutroneurometabólicas (obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus), entre outras doenças como câncer, anorexia nervosa, osteoporose, anemia etc.
Além disso, o nutrólogo identifica hábitos de vida e de alimentação que estejam prejudicando o quadro clínico do paciente e o orienta e esclarece quanto a esse comportamento.
O nutrólogo é o médico que faz o diagnóstico de como andam os hábitos alimentares de uma pessoa e considera o que falta e o que se encontra em excesso na alimentação. Ele vem se destacando no mercado de trabalho já que a população desenvolveu ao longo dos anos muitos problemas de saúde, como obesidade, hipertensão e diabetes.
Primeiramente, a diferença entre o nutrólogo e o nutricionista está na sua graduação. Enquanto o nutrólogo é formado em Medicina, o nutricionista concluiu sua formação acadêmica no curso de Nutrição. Consequentemente, as atuações dos profissionais são distintas.
Por exemplo, o nutrólogo tem atuação direcionada ao tratamento, diagnóstico e cuidado com as doenças ligadas aos nutrientes e metabolismo de uma pessoa. Por outro lado, um nutricionista tem atuação mais próxima do passo a passo e ações com ênfase na educação alimentar.
Além disso, o nutrólogo pode fazer a prescrição de medicamentos ao seu paciente. De acordo com a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), instituição criada em 1973, um nutrólogo está apto para atuar em:
O nutrólogo pode atuar em empresas públicas, privadas e do terceiro setor. Ele trabalha em hospitais, clínicas, centros de saúde, maternidade, ONGs, consultórios e institutos de ensino e pesquisa. O nutrólogo também pode se especializar em áreas como endocrinologia, gastroenterologia, nutrição, psicoterapia, fisiatria e terapia ocupacional e, também, em segmentos de público, como a medicina esportiva, educação física, pediatria e geriatria.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Como todo médico, o profissional que deseja se tornar um nutrólogo deve concluir a graduação em Medicina em instituição de ensino aprovada pelo MEC e se especializar, por meio de residência médica e pós-graduação, na área de Nutrologia. Além disso, para exercer a profissão, o nutrólogo precisa estar devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina do estado onde atua.
Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Medicina, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.