Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Nutrólogo: tudo sobre a profissão

O médico especializado em alimentação. Especialidade é recente e vem ganhando espaço com aumento da obesidade, hipertensão e diabetes da população
nutrólogo

Sobre a profissão

O nutrólogo é um especialista que estuda a relação entre os alimentos, seus nutrientes e sua influência na saúde. Seu principal objetivo é promover a reeducação alimentar personalizada, levando em conta as necessidades individuais de cada pessoa.


O profissional poderá diagnosticar doenças nutricionais, apontar necessidades ou melhorias - dentro de sua área de atuação - do estado físico do paciente, apontar quais substâncias são benéficas/maléficas aos pacientes, também dentro da perspectiva nutricional. 


A nutrologia é uma especialidade médica que analisa a relação entre nutrientes e medicamentos, oferecendo suplementos, corrigindo hábitos alimentares e esclarecendo desequilíbrios bioquímicos, fisiológicos e hormonais para uma avaliação completa da saúde.


O profissional em Nutrologia possui atuação direcionada ao tratamento, diagnóstico e cuidado com as doenças ligadas aos nutrientes e metabolismo de uma pessoa. A nutrologia poderá abranger as áreas de:


  • Nutrologia Pediátrica: Profissional que possui especialização sobre as necessidades nutricionais das crianças.
  • Nutrologia Esportiva: Atuação com atletas e equipes esportivas e análise do cenário nutricional e das necessidades dos organismos em relação à modalidade praticada.
  • Nutrologia Veterinária: estudo dos benefícios/malefícios gerados pela ingestão de nutrientes e avaliação das necessidades dos organismos dos animais.


O profissional poderá investigar as carências nutricionais do organismo, do ponto de vista de análises bioquímicas, fisiológicas e hormonais. Durante a consulta, o médico fará questionamentos sobre a rotina dos pacientes, sobre atividades físicas, alimentação e outras perguntas para visualizar possíveis desequilíbrios e necessidades de melhorias. Uma das ações mais conhecidas de um médico nutrólogo é o exame de bioimpedância. 

O exame de bioimpedância consiste em uma análise para avaliar a composição corporal do paciente. A avaliação consiste no levantamento de informações sobre a composição corporal. Os resultados auxiliam na compreensão e diagnóstico de fatores de risco nutricional, consequentemente, o processo avaliativo poderá atuar na prevenção de doenças.


De acordo com a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), a atuação clínica de um nutrólogo abrange as explicações ao paciente sobre:

  • doenças nutricionais envolvem desde condições mais simples, como anemia ferropriva e carência de vitamina A, até condições mais complexas como: obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus, vários tipos de câncer, anorexia nervosa, osteoporose, entre muitas outras;
  • quais são as substâncias benéficas e maléficas presentes nos alimentos, de modo que ele mesmo saiba fazer as suas escolhas alimentares para viver mais e melhor;
  • que a ingestão do nutriente não assegura o seu aproveitamento pelo organismo;
  • que a informação nutricional se torna fundamental para a diminuição de riscos de doenças e promoção da saúde e bem-estar;
  • que o seu comportamento alimentar – como a distribuição dos alimentos ao longo do dia e intervalos entre as refeições – assim como suas escolhas alimentares, influenciam os mecanismos regulatórios endógenos;

De acordo com o site Salários, um Médico Nutrólogo ganha em média R$6.924,73 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 19 horas semanais. Além disso, veja também a média salarial de um médico e outras 10 especialidades no site da Quero Bolsa. Os dados são referentes às contratações de 2021 e veiculados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). 

Por fim, o nutrólogo poderá trabalhar sozinho ou em conjunto, sendo esse segundo cenário mais comum ao profissional. Integrando uma equipe multidisciplinar, o profissional poderá desempenhar funções ao lado de nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, endocrinologistas, gastroenterologistas e demais profissionais da saúde. 

O profissional poderá atuar em hospitais, clínicas de saúde e ambulatórios. A atuação do nutrólogo poderá ser observada em programas de saúde pública, segurança e política alimentar e educação médica. Além disso, também existe a possibilidade do profissional atuar na indústria alimentícia para orientações de nutrientes na composição dos produtos.


De acordo com o estudo Demografia Médica no Brasil, realizado pela Universidade de São Paulo (USP) no ano de 2020, 1.771 nutrólogos eram registrados nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM) dos respectivos estados de atuação profissional. Ainda segundo o levantamento, 55,2% dos médicos nutrólogos são homens e 44,8% são mulheres.


Em relação aos estados do país, a maioria dos médicos nutrólogos estão no Sudeste: 58,5%, 18,2% Sul, 11,5% no Centro Oeste, 9% no Nordeste e 2,8% na Região Norte, de acordo com o estudo da USP.


Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um médico.


Se você quer tirar outras dúvidas sobre a profissão de nutrólogo ou sobre o curso de nutrologia, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta. A Comunidade é um ambiente para troca de conhecimento e você pode tirar suas dúvidas ou ajudar outros integrantes da comunidade.

Por que ser um Nutrólogo?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Nutrólogo?

    Para se tornar Nutrólogo, o profissional deve concluir o curso de Medicina e se especializar na área de Nutrologia

    O curso de Medicina é um bacharelado de seis anos (12 semestres), realizado na modalidade presencial e com atribuição de período de residência médica para a conclusão da graduação. Após a realização do curso, o profissional poderá seguir os estudos com uma especialização/pós-graduação que, em geral, apresenta duração de dois anos (quatro semestres) para o graduado. 

    O estudante do curso de Nutrologia poderá encontrar as seguintes disciplinas em sua formação: 

    • Bioimpedância
    • Bioquímica aplicada à clínica 
    • Inflamação subclínica e doenças crônicas 
    • Detoxificação 
    • Fitoterapia
    • Nutrologia Esportiva 
    • Suplementação ergogênica

    

    Veja também: As avaliações dos cursos de Medicina no Guia da Faculdade 2021 - Quero Educação | Estadão. Apenas sete instituições receberam nota máxima (5 estrelas) na edição de 2021. 


    Qual é a diferença entre um nutrólogo e um nutricionista?


    Os nutrólogos são profissionais formados em Medicina que possuem conhecimento do impacto dos nutrientes no organismo. Este profissional está habilitado ao diagnóstico e ao tratamento das doenças provenientes da má alimentação ou da falta de determinados nutrientes em seus pacientes.  


    Por outro lado, os nutricionistas são profissionais formados no curso de Nutrição e aptos à prescrição de dietas para atender às necessidades dos seus pacientes. Vale destacar que as dietas podem ser receitadas por questões de estética ou de saúde. Diferentemente do curso de Medicina, o bacharelado em Nutrição dura em média quatro anos (oito semestres) aos estudantes. 


    Para ter informações adicionais sobre os cursos de Medicina e Nutrição, acesse a Lista de Cursos da Quero Bolsa e confira as informações sobre: o curso, a carreira, salários, nota de corte e como ingressar.  



    Qual curso fazer para ser Nutrólogo?

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.