logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Nutrólogo: tudo sobre a profissão

O médico especializado em alimentação. Especialidade é recente e vem ganhando espaço com aumento da obesidade, hipertensão e diabetes da população
nutrólogo

Sobre a profissão

O nutrólogo é o médico especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao comportamento alimentar ou alimentação inadequada. O nutrólogo avalia a carência de nutrientes no organismo e em que isso pode prejudicar o paciente e trata de enfermidades e distúrbios como infecções gastrointestinais (gastrite, refluxo e azia), doenças nutroneurometabólicas (obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus), entre outras doenças como câncer, anorexia nervosa, osteoporose, anemia etc.

Além disso, o nutrólogo identifica hábitos de vida e de alimentação que estejam prejudicando o quadro clínico do paciente e o orienta e esclarece quanto a esse comportamento.

O nutrólogo é o médico que faz o diagnóstico de como andam os hábitos alimentares de uma pessoa e considera o que falta e o que se encontra em excesso na alimentação. Ele vem se destacando no mercado de trabalho já que a população desenvolveu ao longo dos anos muitos problemas de saúde, como obesidade, hipertensão e diabetes.

Primeiramente, a diferença entre o nutrólogo e o nutricionista está na sua graduação. Enquanto o nutrólogo é formado em Medicina, o nutricionista concluiu sua formação acadêmica no curso de Nutrição. Consequentemente, as atuações dos profissionais são distintas. 


Por exemplo, o nutrólogo tem atuação direcionada ao tratamento, diagnóstico e cuidado com as doenças ligadas aos nutrientes e metabolismo de uma pessoa. Por outro lado, um nutricionista tem atuação mais próxima do passo a passo e ações com ênfase na educação alimentar.


Além disso, o nutrólogo pode fazer a prescrição de medicamentos ao seu paciente. De acordo com a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), instituição criada em 1973, um nutrólogo está apto para atuar em:

  • Clínica Nutrológica Ambulatorial
  • Clínica Nutrológica Hospitalar
  • Segurança e Política Alimentar
  • Saúde Pública
  • Educação Médica

O nutrólogo pode atuar em empresas públicas, privadas e do terceiro setor. Ele trabalha em hospitais, clínicas, centros de saúde, maternidade, ONGs, consultórios e institutos de ensino e pesquisa. O nutrólogo também pode se especializar em áreas como endocrinologia, gastroenterologia, nutrição, psicoterapia, fisiatria e terapia ocupacional e, também, em segmentos de público, como a medicina esportiva, educação física, pediatria e geriatria.

Por que ser um Nutrólogo?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Nutrólogo

    Como se tornar um Nutrólogo?

    Como todo médico, o profissional que deseja se tornar um nutrólogo deve concluir a graduação em Medicina em instituição de ensino aprovada pelo MEC e se especializar, por meio de residência médica e pós-graduação, na área de Nutrologia. Além disso, para exercer a profissão, o nutrólogo precisa estar devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina do estado onde atua.

    Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Medicina, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.